PGE503 - SEMINÁRIOS TEMÁTICOS III - PEDAGOGIAS DECOLONIAIS: PRESSUPOSTOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Ementa:  Conceitos Básicos: Colonialidade e Decolonialidade. Modelos Pedagógicos Tradicionais e seus Pressupostos Teóricos. Perspectivas para uma Pedagogia Reflexiva, Crítica e Emancipatória. Políticas de Formação dos Professores para a Educação Básica.

Carga horária: 30h

Bibliografia: 

BALLESTRINI, Luciana. América Latina e o Giro Decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 11, Brasília, maio/ago. 2013, p. 89-117.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. O que é uma Educação Decolonial? Disponível em: https://www.academia.edu/23089659/O_QUE_%C3%89_UMA_EDUCA%C3%87%C3%83O_DECOLONIAL. Acesso em: 18 dez. 2020.

PENNA, Camila. Paulo Freire no Pensamento Decolonial: um olhar pedagógico sobre a teoria póscolonial latino-americana. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, v. 8, n. 2, Brasília: UNB, 2013, p. 164-180.

RANGHETTI, Diva Spezia. Políticas de formação inicial dos professores no Brasil: dos Jesuítas às Diretrizes da Pedagogia. Revista @mbienteeducação, [S.l.], v. 1, n. 1, mar. 2018. ISSN 1982-8632. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/566/534. Acesso em: 18 mar. 2021.

TAVARES, Manuel; GOMES, Sandra R. Multiculturalismo, Interculturalismo e decolonialidade: prolegômenos a uma pedagogia decolonial. Revista Dialogia, n. 29, São Paulo: UNINOVE, 2018.

Bibliografia complementar:

MIGNOLO, W. La opción decolonial: desprendimiento y apertura: un manifiesto y un caso. Tabula Rasa, n. 8, p. 243-282.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad y modernidad-racionalidad. Perú Indígena, 1992, p. 11-20.

SANTOS, Boaventura de S. Epistemologia do Sul. Coimbra: Edições Almedin, 2010.