PGE103 - Estado e política educacional brasileira

Ementa: Análise de matrizes utilizadas para a formulação de políticas educacionais, os condicionantes para a implementação e avaliação num contexto de globalização econômica, reestruturação produtiva, redução do emprego global e crise do Estado de Bem-Estar Social. Análise das formas que as políticas educacionais assumem nesse contexto para responder a novas demandas, tomando-se como chave de leitura o redimensionamento da polaridade centralização-descentralização e a centralidade adquirida pelas políticas de financiamento e avaliação educacionais. Análise da governança educacional, comunidades de políticas e a sociologia da ação pública, na perspectiva educacional. Ênfase em metodologias de análise disponíveis na bibliografia nacional e internacional sobre o tema.

Carga horária: 60h

Bibliografia básica: 

ADRIÃO, T.; PERONI, V. (Orgs.). O público e o privado na educação: interfaces entre Estado e sociedade. São Paulo: Xamã, 2005.

AFONSO, Almerindo Janela. Estado, globalização e políticas educacionais: elementos para uma investigação. Revista Brasileira de Educação. ANPED. Autores Associados, Campinas, n. 22, p. 35-46, jan./abr. 2003.

ARRETCHE, Marta (Org.). Trajetórias das desigualdades no Brasil: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Editora UNESP, 2015. Conclusões.

AZANHA, José Mário P. "O abstracionismo pedagógico". In: Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: EDUSP, 2012.

AZEVEDO, Janete Maria Lins. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 2004.

BIERLEIN, L. Controversial issues in educational policy. Newbury Park (CA): Sage, 1993.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: UnB, 2004.

CARNOY, Martin. Estado e teoria política. Campinas: Editora Papirus, 1988.

CUNHA, C. Educação e autoritarismo no Estado Novo. São Paulo: Cortez, 1981.

CURY, Carlos R. J. Estado e políticas de financiamento em educação. Educação e Sociedade. Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 831-855, 2007.

DOURADO, Fernandes; PARO, Vitor Henrique. Políticas públicas e educação básica. São Paulo: Xamã, 2001.

DRAIBE, Sônia M. As políticas sociais e o neoliberalismo: reflexões suscitadas pelas experiências latino-americanas. Revista USP, n. 17, 1993. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/issue/view/1938. Acesso em: 06 ago. 2018.

FRIEDMAN, Milton. "O papel do governo na educação". In: Capitalismo e liberdade. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

LASCOUMES, P.; LE GALÈS, P. Sociologia da ação pública. Maceió: EDUFAL, 2012.

OFFE, Claus. "Dominação de classe e sistema político: sobre a seletividade das instituições políticas". In: Problemas estruturais do estado capitalista. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

TRIPODI, Maria do Rosário Figueiredo. A instituição da agenda contratual na educação mineira: arquitetura de uma reforma. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, 2014.