Ementa: Educação e socialização. Educação nos processos de estratificação social. Educação e reprodução social. Educação e transformação social. Relação escola e sociedade nos diferentes meios sociais. Estudos socioculturais na escola e em outros espaços educativos. Contexto organizacional da escola. Temas contemporâneos em Sociologia da Educação.
Carga horária: 60h
Bibliografia:
BARBOSA, M. L.; RANDALL, L. Desigualdades sociais e a formação de expectativas familiares e de professores. Caderno CRH, v. 17, n. 41, 2004. Disponível em: http://www.cadernocrh.ufba.br/viewarticle.php?id=22&layout=abstract.
BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (org.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 39-64.
BOURDIEU, P. Os excluídos do interior. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (org.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 243-256.
BOURDIEU, P. Os três estados do capital. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (org.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 79-88.
DALE, R. A sociologia da educação e o Estado após a globalização. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, out./nov. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000400003.
ÉRNICA, M.; BATISTA, A. A. G. A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 146, 2012, p. 640-666. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n146/16.pdf.
LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. Porto Alegre: Ática, 2007.
LAREAU, A. A desigualdade invisível: o papel da classe social na criação dos filhos em famílias negras e brancas. Educ. rev., Belo Horizonte, n. 46, p. 13-82, dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000200002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 fev. 2016.
NOGUEIRA, M. A.; NOGUEIRA, C. M. M. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: Limites e Contribuições. Educação e Sociedade, n. 78, p. 105-138, abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a03v2378.pdf.
THIN, D. Para uma análise das relações entre famílias populares e escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, p. 109-126, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n32/a02v11n32.pdf.