Ementa: Abordagens teóricas e empíricas das pesquisas em Educação das Relações Étnico- Raciais voltadas para as infâncias, a partir da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Grupos de pesquisas, publicações em periódicos e principais pesquisadores(as). O objetivo principal desta disciplina é refletir como a pesquisa e a formação de professores (as) para a educação infantil estão reverberando e assumindo a perspectiva de uma educação antirracista por meio de seus conteúdos e de suas práticas.
Carga horária: 30h
Bibliografia básica:
AMARAL, Arleandra Cristina Talin do. Educação Infantil e identidade étnico-racial. Curitiba: Appris, 2018.
AZEVEDO, Daniela. Hierarquia nas relações étnico-raciais: cenários da educação infantil. São Paulo: Dialética, 2023.
CARDOSO, Cintia. Branquitude na educação infantil. Curitiba: Appris, 2021.
EURICO, Márcia Campos. Racismo na infância. São Paulo: Cortez, 2020.
GOMES, Nilma Lino; ARAÚJO, Marlene de (org.). Infâncias negras: vivências e lutas por uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2023.
Bibliografia complementar:
ALVES, Nancy Nonato de Lima; BARBOSA, Ivone Garcia; RIBEIRO, Núbia Souza Barbosa. Educação para as relações étnico-raciais na educação infantil em documentos nacionais. Revista Contemporânea de Educação, vol. 11, n. 22, ago./dez. 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/2969/3956
BORGES, Juliana Moreira; MALETTA, Ana Paula Braz. Ajude-me a fazer parte: por uma prática pedagógica antirracista na educação infantil. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 25, n. 47, p. 133-156, jan./jun. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/90592/53007
BOLZAN, Érica; MELLO, André da Silva. S. Educação das relações étnico-raciais na educação infantil: as artes de fazer docente. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 8, e15785, 2023. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/15785/21265
CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; SANTOS, Raquel Amorim dos. O estado da arte sobre crianças negras em produções da ANPED (2007-2019). Revista da ABPN, v. 12, n. 33, 2020. p. 85–109. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1004/869
DAMIÃO, Flávia. Intelectuais negras na academia e crianças negras: produção de conhecimento como assuntos de vida! Revista da ABPN, v. 12, n. 33, jun/ago. 2020, p. 20-43. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1001/867
LIMA, José Milton de; MOREIRA, Tony Aparecido; LIMA, Márcia Regina Canhoto de. A sociologia da infância e a educação infantil: outro olhar para as crianças e suas culturas. Revista Contrapontos, v. 14, n. 1, jan./abr. 2014, p. 95-109. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/5034
SANTANA, Crisley de Souza Almeida; NOGUEIRA, Ione da Silva Cunha. Concepções e práticas pedagógicas de professoras de educação infantil diante da educação para as relações étnico-raciais. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 25, n. 47, p. 157-181, jan./jun. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/90728/53008
SANTIAGO, Flávio. Políticas educacionais e relações étnico-raciais: contribuições do parecer CNE/CP 3/2004 para a educação infantil no Brasil. Revista Online de Política e Gestão Educacional, v. 14, p. 25–44, 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9340/6192
SANTOS, Sarita Faustino dos; MARCHIOR, Alexandre Freitas; MELLO, André da Silva. As relações étnico-raciais no contexto da educação infantil: uma análise do Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadoras/es negras/os – COPENE. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 25, n. 47, p. 342-374, jan./jun. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/89507/53016
SANTOS, Joedson Brito; VIEIRA, Emília Peixoto; SILVA, Tarcia Regina da. As políticas curriculares BNCC e BNC-formação no contexto da educação infantil: reflexos para a educação das relações étnico-raciais. Debates em Educação, Maceió, v. 14, N. Especial, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12677/9652
VEIGA, Aline Aparecida Souza de Carvalho; SILVA, Marta Regina Paulo da. Relações raciais e a creche: um ensaio sobre a formação da identidade negra e a prática educativa. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 25, n. 47, p. 41-63, jan./jun. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/90785/53003