Ementa: O campo da educação: identidade e suas interfaces teóricas e metodológicas. A pesquisa na pós-graduação: temas históricos, transversais e emergenciais- teorias e metodologias. Temas e Pesquisa em Educação.
Carga horária: 60h
Bibliografia:
BITTAR, Marisa et al. (orgs.). Pesquisa em educação no Brasil: balanços e perspectivas. São Carlos: EduFSCar, 2012.
BRANDÃO, Zaia. (org.). A crise dos paradigmas e a educação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
WORTMANN, Maria Lúcia; VORRABER COSTA, Marisa; HESSEL SILVEIRA, Rosa. Sobre a emergência e a expansão dos Estudos Culturais em educação no Brasil. Educação, v. 38, n. 1, p. 32-48, jan.-abr. 2015.
GAMBOA, Sílvio Sánchez. Pesquisa em educação. Chapecó: Argos, 2007.
GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Ed. Plano, 2002.
GATTI, Bernadete Angelina. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 65-82, jul. 2001.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, p. 1-18, maio/ago. 2004.
NÓVOA, António. Em busca da liberdade nas universidades: para que serve a pesquisa em educação? Educação e Pesquisa, v. 41, n. 1, p. 1-15, jan./mar. 2015.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 7, n. 1, 2015.
ROCHA, Gilmar; TOSTA, Sandra Pereira. Caminhos da pesquisa: estudos em Linguagem, Antropologia e Educação. Curitiba: CRV, 2012.
SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria P. (Orgs.). Epistemologias do sul. Lisboa: Almedina; CES, 2009.