PGE314 - Introdução à pesquisa em educação

Ementa: O campo da educação: identidade e suas interfaces teóricas e metodológicas. A pesquisa na pós-graduação: temas históricos, transversais e emergenciais- teorias e metodologias. Temas e Pesquisa em Educação.

Carga horária: 60h 

Bibliografia: 

BITTAR, Marisa et al. (orgs.). Pesquisa em educação no Brasil: balanços e perspectivas. São Carlos: EduFSCar, 2012.

BRANDÃO, Zaia. (org.). A crise dos paradigmas e a educação. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

WORTMANN, Maria Lúcia; VORRABER COSTA, Marisa; HESSEL SILVEIRA, Rosa. Sobre a emergência e a expansão dos Estudos Culturais em educação no Brasil. Educação, v. 38, n. 1, p. 32-48, jan.-abr. 2015.

GAMBOA, Sílvio Sánchez. Pesquisa em educação. Chapecó: Argos, 2007.

GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Ed. Plano, 2002.

GATTI, Bernadete Angelina. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 65-82, jul. 2001.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, p. 1-18, maio/ago. 2004.

NÓVOA, António. Em busca da liberdade nas universidades: para que serve a pesquisa em educação? Educação e Pesquisa, v. 41, n. 1, p. 1-15, jan./mar. 2015.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 7, n. 1, 2015.

ROCHA, Gilmar; TOSTA, Sandra Pereira. Caminhos da pesquisa: estudos em Linguagem, Antropologia e Educação. Curitiba: CRV, 2012.

SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria P. (Orgs.). Epistemologias do sul. Lisboa: Almedina; CES, 2009.