PGE320 - Psicánalise e educação

Ementa: Conceitos básicos da teoria Psicanalítica. Contribuições da Psicanálise para a Educação: o campo resistência/transferência. As relações entre professor/a e aluno/a e as condições para aprendizagem. Questões contemporâneas da educação na visão da Psicanálise. A pesquisa psicanalítica e seus desdobramentos. Processo e produto na relação com a produção do conhecimento e o saber.

Carga horária: 60h

Bibliografia Básica:

BRANDÃO, Eduardo Ponte. Psicanálise e direito: as subversões do sujeito no campo jurídico. Rio de Janeiro: Nau, 2019.

COUTINHO, Luciana. O Adolescente e a educação no contemporâneo: o que a psicanálise tem a dizer. Cadernos de Psicanálise - CPRJ, Rio de Janeiro, v. 37, n. 33, p. 155-174, jul./dez. 2015.

DINIZ, Margareth; FERRAZ, Cláudia Itaborahy. Nem tão contemporânea assim: A mulher professora e seus tropeços diante da diferença. São Paulo: Editora Paco, 2015.

DINIZ, Margareth. Avanços e desafios na inclusão. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2014.

DOR, Joel. Introdução à Leitura de Lacan. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

FERREIRA, Carla; VORCARO, Ângela. Da escola, Do Escolar, Da Inclusão. Revista FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 29, n. 60, p. 54-66, out./dez. 2020.

LACAN, Jacques. A instância da letra no inconsciente. In: LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

MILLOT, Catherine. É possível uma pedagogia analítica? In: Freud antipedagogo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.

ROSA, Miriam Debieux et al. (Org.). Ciência, Pesquisa, Representação e Realidade em Psicanálise. São Paulo: EDUc, Casa do Psicólogo, 2000.

SPINK, Mary Jane. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: Aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Editora Cortez, 1999.

VOLTOLINI, Rinaldo; GURSKI, Rose (Orgs.). Retratos da pesquisa em Psicanálise e educação. São Paulo: Editora Contra Corrente, 2020.

Bibliografia Complementar:

AKERMAN, Jacques. De objeto a sujeito: a criança entre o desvio e a diferença. Revista de Psiquiatria e Psicanálise com Crianças e Adolescentes, FHEMIG, Belo Horizonte, jan./jun. 1995.

AKERMAN, Jacques. Estratégias de segregação na infância e adolescência: problemas e impasses do encaminhamento para tratamento em instituições de saúde mental. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) — Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, 1998.

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

CIRINO, Oscar. Cronologia ou lógica, Desenvolvimento ou Estrutura. Revista de Psiquiatria e Psicanálise com Crianças e Adolescentes, FHEMIG, Belo Horizonte, jan./jun. 1995.

CIRINO, Oscar. O descaminho daquele que conhece: Da psiquiatria infantil à clínica da criança. Fascículos FHEMIG, n. 7, Belo Horizonte, 1992.

CORDIÉ, Anny. Os atrasados não existem: Psicanálise de crianças com fracasso escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.

FERREIRA, Tânia. A escrita da clínica: Psicanálise com crianças. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

FREUD, S. Conferências introdutórias sobre a Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1976. (Obras Psicológicas Completas de S. Freud, v. XV, XVI).

FENDRIK, Silvia. Clínica de crianças: A aventura da filiação. In: Educa-se uma criança? Porto Alegre: Associação Psicanalítica de Porto Alegre, Artes e Ofícios Editora Ltda, 1994.

MIRANDA, Margarete Parreira. Professora Mulher. In: Adolescência na escola: Soltar a corda e segurar a ponta. Belo Horizonte: Formato, 2001.

SANTIAGO, Ana Lydia. A inibição intelectual na Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

VOLTOLINI, Rinaldo. Educação e Psicanálise. São Paulo: Zahar, 2016.

VOLTOLINI, Rinaldo et al. Psicanálise e formação de professores: Antiformação docente. São Paulo: Zagoni Editora, 2018.

FREUD, S. O mal-estar na civilização. Rio de Janeiro: Imago, 1976. (Obras Psicológicas Completas de S. Freud, v. XXI).

FREUD, S. Bate-se numa criança. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1976. (Obras Psicológicas Completas de S. Freud, v. XVII).

FREUD, S. Cinco lições de Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1976. (Obras Psicológicas Completas de S. Freud, v. XI).

FREUD, S. Romances familiares. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1976. (Obras Psicológicas Completas de S. Freud, v. IX).

FREUD, S. Sobre as teorias sexuais das crianças. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1976. (Obras Psicológicas Completas de S. Freud, v. XIX).

LACAN, Jacques. Abertura de Seminário, 10 de novembro de 1978, Sainte-Anne. In: OGILVIE, Bertrand. Lacan: A formação do conceito de sujeito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.

LAJONQUIÈRE, Leandro de. Freud, a Educação e as ilusões (psico) pedagógicas. In: Psicanálise e educação: uma transmissão possível. Porto Alegre: Associação Psicanalítica de Porto Alegre, 1995.

LAJONQUIÈRE, Leandro de. De Piaget a Freud: A (psico) Pedagogia entre o conhecimento e o saber. Petrópolis: Vozes, 1996.

LOPES, Eliane Marta Teixeira (Org.). A psicanálise escuta a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.