Ementa: Paulo Freire e a educação, desigualdades sociais e seus impactos na escolarização de jovens, adultos e idosos. Acesso à escola e/ou a impossibilidade de entrada e a permanência. Disciplina tem como objetivo fortalecer o intercâmbio com professores da América Latina e com estudantes de língua espanhola.
Carga horária: 30h
Bibliografia:
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 23. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1989.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de estudar. In: FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 23. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1989.
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. 2. ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 5. reimp. São Paulo: Unesp, 2000.
FREIRE, Paulo et al. Pedagogia da solidariedade: América Latina e educação popular. Indaiatuba, SP: Villa das Letras, 2009.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Centauro, 2001.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti; Lillian L. Martins. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo. Educação na cidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005. (Observação: A menção ao "Seminário de trabalho final. Avaliação da disciplina." não foi incluída na referência, pois não se trata de um título ou parte identificável de uma obra. Se for um documento específico, é necessário ajustar a referência para incluir os detalhes corretos.)
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade: e outros escritos. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.