Ementa: Como bebês e crianças pequenas constroem e transformam o significado das coisas e das próprias relações sociais? O objetivo desta disciplina é discutir a educação literária e o acesso à cultura literária às crianças de berçário, creche e pré escola. Explorar os gestos embrionários de leitura a partir de suas quatro dimensões: modal, espaço-temporal, objetal e relacional. Que espaços mediam a leitura na educação infantil? Quais as diferenças entre contar e dizer histórias? Tais reflexões exigem práticas e conhecimento sobre o processo de formação do leitor literário na educação infantil.
Carga horária: 30h
Bibliografia:
BAJARD, Élie. Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2014a.
BAJARD, Élie. Da escuta de textos à leitura. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014b.
BAJARD, Élie. Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2014c.
BAPTISTA, Mônica Correia. A linguagem escrita e o direito à educação na primeira infância. Brasília: Ministério da Educação, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6673-linguagemescritaeodireitoaeducacao&Itemid=30192. Acesso em: 10 mai. 2017.
BAPTISTA, Mônica Correia et al. (orgs). Literatura na educação infantil: acervos, espaços e mediações. Brasília: MEC, 2015.
GIRARDELLO, Gilka; SILVA, Valéria Santos da. O mel do acalanto e o trovão do espanto: a voz no contar histórias. In: GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira (orgs.). Literatura e educação infantil: para ler, contar e encantar. Campinas: Mercado de Letras, 2016. (Série Literatura, Leitura e Educação Infantil, volume 2).
GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. A criança, o livro e a literatura: a identidade leitora em constituição na infância. 2016. Tese (Livre Docência em Leitura e Escrita) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2016.
SOUZA, R. J. Ler e ensinar: gestos de leitura na educação infantil. Presidente Prudente: Educação Literária Editora, 2019.
SOUZA, R. J.; MODESTO-SILVA, K. A. A.; MOTOYAMA, J. F. M. Ler e ensinar: contar e dizer histórias. Presidente Prudente: Educação Literária Editora, 2020.