PGE506 - SEMINÁRIOS TEMÁTICOS VI - PRÁTICAS EDUCATIVAS, SITUAÇÕES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Ementa: Perspectivas metodológicas e práticas educacionais. Processos de ensinar e de aprender. Saberes e fazeres pedagógicos

Carga horária: 30h

Bibliografia: 

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr. 2002.

CUNHA, M. I. Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 97, p. 87-101, set.-dez. 2016.

FRANCO, M. A. R. S. A Pedagogia da pesquisa-ação. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 12, 2004, Curitiba. Anais. Curitiba: Endipe, 2004.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro; LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento. Revista Educação em Foco, Belo Horizonte, ano 14, n. 17, p. 55-78, jul. 2011.

FRANCO, M. A. R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, p. 534-551, 2016. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de Sá; ANDRÉ, M. E. D. A.; ALMEIDA, P. C. A. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GAULTHIER, C. O ensino explícito, aspectos teóricos e práticos. Fortaleza, XVII ENDIPE, 2014, Livro 4.

LUCARELLI, E. Asesoría pedagógica y cambio en la Universidad. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, v. 12, n. 1, 2008.

PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro; FUSARI, José Cerchi. Didática multidimensional: da prática coletiva à construção de princípios articuladores. Fortaleza, XVII ENDIPE, 2014, Livro 4, p. 1-17.

Bibliografia Complementar:

FINO, C. N. Inovação e invariante (cultural). Actas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares. Braga: Universidade do Minho, 2006.

FINO, C. N. Inovação Pedagógica e Ortodoxia curricular. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 9, n. 18, p. 13-22, jan./abr. 2016.

HUBERMAN, A. M. Como realizam as mudanças em educação: subsídios para o estudo da inovação. (Martins J. trad.). São Paulo: Cultrix, 1973.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación, v. 350, p. 203-221, set.-dez. 2009.