Ementa: Estudos sociais da infância. Infância como construção social. Infâncias e Educação Infantil
Carga horária: 30h
Bibliografia:
ABRAMOWICZ, Anete; OLIVEIRA, Fabiana. As relações étnico-raciais e a sociologia da infância no Brasil: alguns aportes. In: BENTO, Maria Aparecida S. Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT, 2012. p. 47-64.
ALANEN, Leena; LESSA, Juliana S. Apresentação: “Teorizando a infância”. In: Revista Zero-a-Seis, v. 19, n. 35, jan.-jun. 2017, p. 3-10.
ARENHART, Deise; SILVA, Maurício R. da. Entre a favela e o castelo: infância, desigualdades sociais e escolares. In: Cadernos Ceru, v. 25, n. 1, 2014, p. 59-82.
CORSARO, William. O estudo sociológico da infância. In: CORSARO, William. Sociologia da Infância. Tradução de Lia Gabriele Regius Reis. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 13-72.
COUTINHO, Angela S.; CARDOSO, Cintia. A educação e o cuidado dos bebês na pandemia: uma análise a partir das relações geracionais, raciais e de gênero. In: Revista Zero a Seis, v. 23, n. Especial, 2021. Dossiê Especial: Educação infantil em tempos de Pandemia, p. 175-194. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79001. Acesso em: 24 fev. 2021.
COUTINHO, Angela Scalabrin. Os novos estudos sociais da infância e a pesquisa com crianças bem pequenas. In: Educativa, Goiânia, v. 19, n. 1, set./dez. 2016, p. 762-773.
CHRISTENSEN, P.; JAMES, A. (org.). Investigação com crianças: Perspectivas e práticas. Porto: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, 2005.
GARLEN, Julie C. Interrogating innocence: “Childhood” as exclusionary social practice. In: Childhood, 2019, v. 26, n. 1, p. 54-67.
MARTINS, José de Souza. Introdução. In: MARTINS, José de Souza (org.). O massacre dos inocentes. 2. ed. São Paulo: Ed. Hucitec, 1993, p. 9-20.
MONTANDON, Cleopâtre. As práticas educativas parentais e a experiência das crianças. Educação & Sociedade, Campinas, São Paulo, v. 26, n. 91, p. 485-508, maio/ago. 2005.
NASCIMENTO, M. L. B. Sociologia da infância e educação infantil: algumas considerações sobre a aproximação entre essas duas áreas na pesquisa sobre a pequena infância. Horizontes, v. 27, n. 2, jul./dez. 2009, p. 31-36.
PINTO, Manuel. A infância como construção social. In: PINTO, M. & SARMENTO, M. J. (coords). As Crianças: Contextos e Identidades. Braga: Universidade do Minho / Centro de Estudos da Criança, 1997. p. 33-73.
PRADO, Patrícia D. Relações de idade e geração na Educação infantil: ou porque é bem mais melhor a gente ser grande. In: Pro-posições, v. 24, n. 1 (70), jan./abr. 2013, p. 139-157.
PROUT, A.; JAMES, A. Introduction and A New Paradigma for the Sociology of Childhood? Provenance, promise and problems. 2. ed. In: JAMES, Allison; PROUT, Alan. Constructing and Reconstructing Childhood. London and New York: Routledge, 2010. p. 1-33.
PROUT, A. Reconsiderando a nova sociologia da infância. Cadernos de Pesquisa, n. 141, set./dez. 2010, p. 729-750.
PUNCH, Samantha; TISDALL, Kay M. Exploring children and young people's relationships across Majority and Minority Worlds. In: Children’s Geographies, v. 10, n. 3, ago. 2012, p. 241-248.
QVORTRUP, Jens. A infância enquanto categoria estrutural. In: Educação e Pesquisa, v. 36, n. 2, 2010, p. 631-644.
QVORTRUP, Jens. Nove teses sobre a infância. In: Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 1 (64), jan./abr. 2011, p. 199-211.
ROSEMBERG, Fúlvia. Criança pequena e desigualdade social no Brasil. In: FREITAS, Marcos Cezar de. Desigualdade social e diversidade cultural na infância e na juventude. São Paulo: Cortez, 2006.
SARMENTO, Manuel. Uma agenda crítica para os estudos da criança. In: Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, jan./abr. 2015, p. 31-49.
TRINIDAD, Cristina Teodoro. Identificação étnico-racial na voz de crianças em espaços de educação infantil. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2011.
WYNESS, Michael. Children’s participations and intergenerational dialogue: bringing adults back into the analysis. In: Childhood, out. 2012, p. 1-14.
FERNANDES, Florestan. As trocinhas do Bom Retiro. Contribuições ao estudo folclórico e sociológico da cultura e dos grupos infantis. In: Pro-posições, v. 15, n. 43, jan./abr. 2004 [1947], p. 229-250.