PGE230 - Discursos e linguagens em sala de aula

Ementa: Estudo dos discursos e das interações discursivas em salas de aula e suas relações com os processos de ensino e aprendizagem. Linguagens e suas representações multimodais. Sequências didáticas sob a perspectiva das interações e representações. Situações explicativas e argumentativas na produção de conhecimento

Carga horária: 60h

Bibliografia: 

CAZDEN, C. B. Classroom Discourse and Student Learning. In: Classroom discourse: The language of teaching and learning. Netherlands: Heinemann Educational Books, 2001.

MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. H. Analysing discourse in the science classroom. In: LEACH, J.; MILLAR, R.; OSBORNE, J. (Eds.). Improving Science Education: the contribution of research. Milton Keynes: Open University Press, 2000.

MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva na sala de aula de ciências: Uma ferramenta sociocultural para planejar e analisar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 7, n. 3, p. 283-306, 2002.

ESPINOZA, A.; CASAMAJOR, A.; PITTON, E. Las situaciones de lectura en contexto. In: Enseñar a leer textos de ciencias. Buenos Aires: Paidós, p. 127-172, 2009.

CANDELA, A. Asimetrías de poder. Ciencia en el aula. Los alumnos entre la argumentación y el consenso. Mexico: Paidós, 1999.