PGE318 - Formação e Prática Pedagógica em Arte-Educação

Ementa: Linguagens artísticas, cultura e Educação. Aspectos históricos, políticos e legais sobre o ensino  de Arte na Educação. Correntes artísticas, métodos e metodologias de ensino de Arte. Produção e produto artístico. Criatividade e práticas pedagógicas. Ludicidade e Arte. TIC aplicadas ao processo pedagógico e artístico.

Carga horária: 60h/semestre

Conteúdo Programático: 

  • Conceitos de Arte e de Arte-educação.
  • A função da Arte na Educação
  • A importância da Arte no desenvolvimento humano
  • Aspectos históricos, políticos e legais sobre o ensino de Arte na Educação.
  • Linguagens artísticas na Educação Básica brasileira.
  • Correntes artísticas, métodos e metodologias de ensino de Arte.
  • Artes Visuais como ferramenta pedagógica.
  • O teatro na escola - texto e representação, contexto, materiais, modalidades de representação teatral: fantoches, máscaras, sombras, pantomimas.
  • Dança como expressão corporal.
  • Elementos básicos da música: som, melodia, harmonia e ritmo.
  • TIC aplicadas ao processo pedagógico e artístico.

Bibliografia básica:

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo, Perspectiva,1978.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo, 2003. 
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Luís: Hucitec, 2006.
FERRAZ, Maria Helena; FUSARI, Maria F. Metodologia do Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 1993.
FRANK, Lawrence K. Role of the Arts in Education. Studies in Art Education, v. 1, n. 2, p. 26-34, 1960.
HASELBACH, Barbara. Dança, improvisação e movimento. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S.A., 1989.
JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. São Paulo: Editora Scipione, 2006.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Editora Perspectiva, 1984.

ROEGE, Gayle B.; KIM, Kyung Hee. Why we need Arts Education. Empirical Studies of the Arts, v. 31, n. 2, 121-130, 2013.

Bibliografia Complementar:

BARROS, Ana Déborah Pereira; QUADROS JR., João Fortunato Soares. Urrou! Urrou! O Bumba-meu-boi na Escola. São Luís: EDUFMA, 2019.
GUARNIERI, Augusto Pérez. África en el aula: una propuesta de educación musical. La Plata (Argentina): Universidad Nacional de La Plata, 2007.
HERRERA, Lucía; QUADROS JR., João F. S.; LORENZO, Oswaldo. Music preferences and personality in Brazilians. Frontiers in Psychology, v. 9, p. 1488, 2018.
LIGNELLI, César. Sons em cena: parâmetros do som. Brasília: Dulcina Editora, 2014.
PUNZALAN, Jovita F. The impact of visual arts in students’ academic performance. International Journal of Education and Research, v. 6, n. 7, p. 121-130, jul. 2018.
QUADROS JR., João F. S. A influência da música na manutenção do bem-estar. In: PÁSCOA, Márcio; CAREGNATO, Caroline. Música, linguagem e (re)conhecimento. Manaus: Editora UEA, 2020. p. 53-67.
QUADROS JR., João F. S. Música brasileira. São Luís: UEMANET, 2019. 80p.
QUADROS JR., João F. S. (Org.). Discussões epistemológicas: as Ciências Humanas sob a ótica interdisciplinar. São Luís: EDUFMA, 2016.
SANTANA, Arão Paranaguá. Teatro e formação de professores. São Luís: EDUFMA, 2000.
STANKIEWICZ, Mary Ann; AMBURGY, Patricia M.; BOLIN, Paul E. Questioning the past: contexts, functions, and stakeholders in 19th-Century Art Education. In: Elliot W. EISNER; Michael D. DAY. Handbook of research and policy in Art Education. Londres: Routledge, 2004. p. 33-54.
WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. A inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica. Curitiba: Editora Prismas, 2014.