Defesas 2025

01 de abril Flávia Christiane do Nascimento Regis - A relação entre a álgebra da formação na licenciatura e o conhecimento algébrico requerido na prática docente escolar: distanciamento ou proximidade?

31 de março - Talita Toschi Machado - HEGEMONIA EMPRESARIAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: Um estudo crítico sobre o Instituto Positivo na implementação dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação

28 de março - Letícia de Cássia Rodrigues Araújo - Dependência epistêmica, confiança epistêmia e vises ideológicos: A prática social da ciência na análise do discurso sobre desinformação científica por estudantes do 6o ano do ensino fundamental

27 de março - Kamila Brito Borges Maia - Representações de professores em obras literárias da década de 1930: um olhar sobre São Bernardo e Cazuza

21 de março - Thayná Carvalho Silva - PRÁTICAS EDUCATIVAS DE AVÓS DE CAMADAS POPULARES E ENVOLVIMENTO NA ESCOLARIZAÇÃO DOS NETOS: Perspectivas familiares e escolares

17 de março - Mário Gomes Ferreira - Cotidiano e arranjos institucionais do Seminário Nossa Senhora da Boa Morte:discurso instituído e sobrevivência ao controle do Regime de Padroado (1749 – 1796)

19 de março - Theresa Coelho Prímola Cezário Santos - A argumentação em uma turma do 2º ano do ensino fundamental na discussão da Questão Sociocientífica "Consumismo"

19 de março - Érica Coelho Espeschit - Contribuições da Pedagogia Griô e da Pedagogia da Alternância para a formação de educadoras populares da Escola Família Agrícola Paulo Freire (Acaiaca, MG)

12 de março - Suelen Cristina Faustino dos Santos - ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MARIANA (MG): UM ESTUDO DA OFERTA MUNICIPAL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL

10 de março - Luan Henrique Alves - A conscientização sociopolítica para o desenvolvimento do ativismo de estudantes do 7º ano do ensino fundamental na abordagem de Questões Sociocientíficas

06 de março - Rômulo Batista da Silva - Criação de um Plugin Gamificado para a Ferramenta Web Google Classroom 

26 de fevereiro - Fabrício de Paula Santos O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: DA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO

02 de fevereiro - Igor Henrique da Costa - Masculinidade e (cis)heteronormatividade na formação e atuação docente em Educação Física: o ensino da dança na escola

22 de janeiro - Stela Maris Mendes Siqueira - Ensinar geografia para crianças: contribuições das aulas de campo virtual