Defesas 2020

29 de maioDenise Suzane Oliveira Cláudio - Como sabemos o que sabemos? E por que acreditamos nisso?: análise de um modelo de ensino sobre ciência a partir das práticas científicas e epistêmicas escolares

28 de maio Lauren Angela Maria Nogueira Barbosa - Descrição e medida da competência leitora no Ensino Fundamental

28 de maioDaniela Vale de Oliveira - Monoparentalidade feminina e socialização dos filhos: um estudo com famílias em situação de vulnerabilidade social

27 de maioJanaína Oliveira Gonçalves - As diferentes linguagens e a aquisição do sistema de escrita: um olhar sobre a prática de professoras alfabetizadoras

26 de maio - Adriana de Medeiros Oliveira  - Cooperação federativa e desigualdades educacionais: uma análise do Proinfância no estado de Minas Gerais

22 de maioEliane das Graças Pereira Ferreira - Direito à educação na etapa creche: dimensões de qualidade em municípios mineiros

19 de maio - Ariane Dianes dos Santos Silva - Organizações sociais na educação básica: mapeamento e caracterização de marcos legais em estados do Nordeste

07 de maioJoão Vieira Júnior - Darwin em quadrinhos: uma análise de obras que divulgam a vida e a obra do cientista

30 de abril Viviane Aparecida Salvador Faustino - Avaliação e monitoramento da qualidade da educação infantil em planos municipais de capitais brasileiras

29 de abril - Lília Pereira Soares - "EU QUERO EDUCAÇÃO QUE TENHA IMPORTÂNCIA NA NOSSA VIDA”: trajetórias escolares, percepções, sentidos da escolarização e sonhos possíveis dos estudantes da EJA no município de Conselheiro Lafaiete-MG.

29 de abril - Luciana Monteiro de Campos - Programa Educação Integral e Integrada: a implementação da política de educação integral do Estado de Minas Gerais a partir da percepção dos profissionais da escola

24 de abrilDaiana Mendes de Oliveira Rossi - A política de avaliação da pós-graduação: uma análise da implementação a partir das percepções, práticas e estratégias dos implementadores na UFOP

09 de abril - Marilene do Carmo Silva - A formação continuada dos professores da educação básica na perspectiva das pedagogas e da Secretaria Municipal de Educação de Ouro Branco/MG

06 de abril - Felipe Datti Dias - A Lei nº10.639/2003 em Mariana/MG: uma análise a partir da gestão municipal na educação

03 de abril - Isabela Perucci Esteves Fagundes - Heteroidentificação racial para concursos públicos de professores/as na Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

02 de abril - Juliana do Carmo Mendonça Cota - Professores dos anos iniciais do ensino fundamental no início da docência: a construção da identidade profissional

01 de abril - Adelina Malvina Barbosa Nunes - A branquitude e o ensino superior: reflexos e desafios na docência

31 de março - Milena de Souza de Oliveira - Permanências e mudanças nos registros dos domicílios com crianças na escola nas listas nominativas de 1831 e 1840

30 de março Fernanda Karine  Moura Silva Sales - A relação entre a formação e a prática docente: o que dizem os coordenadores de área do PIBID/UFOP

27 de marçoLenon Cardoso Franco - Vídeos do YouTube: aproximações e distanciamentos em relação ao processo de ensino, de aprendizagem e produção do conhecimento

27 de março - Paloma Angel - Vestindo a camisa da escola: um estudo sobre o bom desempenho de uma instituição pública de educação básica

26 de março - Mônica da Silva Rosa - O café, a escola e a família: o trabalho na vida de jovens estudantes no interior de Minas Gerais

25 de marçoLuan Henrique Alves - As contribuições do curso Mídias na Educação para o redimensionamento da prática pedagógica dos professores da educação básica

24 de março - Marcelo Dias de Santana - O ensino do sistema de escrita alfabética para surdos: questões metodológicas

28 de fevereiro - Karen Dayanne Nunes - Falando aos trabalhadores brasileiros: a didática do ministro Marcondes Filho