Defesas 2022

19 de Agosto - Rafaela Flávia de Freitas - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE: Um estudo sobre a  percepção de professoras que atuam no AEE nos municípios da Região dos Inconfidentes em Minas Gerais 

11 de Julho - Thalita Julma Tiburcio Paes - Professores de Universidades Públicas e suas experiências extensionistas com práticas teatrais com pessoas diagnosticadas como autistas e pessoas em situação de deficiência.

24 de Junho - Ingrid Teixeira Cunha - DE VOLTA À ESCOLA: Experiência de idosos no processo de escolarização tardia

22 de Junho - Joyce Loraine Lopes Cunha - QUERIDO CIENTISTA: A dialogia nas cartas de Einstein às crianças

23 de Junho - Débora Thyara Ferreira - Medicalização na escola: A(s) face(s) da infância medicalizada

19 de Maio - Marcella Tomelline Alves Gomes - ACOMPANHAMENTO ESCOLAR EM FAMÍLIAS POPULARES: estudo em bairro vulnerável de Ouro Branco-MG

06 de Maio - Gustavo Henrique Trajano de Lima - Relações intergovernamentais no contexto da reforma gerencial mineira: a política educacional no estado de Minas Gerais entre os anos de 2003-2014

05 de Maio - Mateus Versieux de Souza - Emendas parlamentares como fonte adicional de recursos educacionais: uma análise da sua representatividade em gastos com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, em estados nordestinos, de 2007 a 2017

29 de Abril - Anayra Yule Alcântara - Obras cinematográficas e educação: análise em abordagens de ensino com questões sociocientíficas

28 de Abril - Larissa Souza Moreira - “Sério, tia, que você é a tia do meu avô?” Relações avós e netos das camadas populares e processo de alfabetização

28 de Abril - Beatriz Toledo Rodrigues - Letramento digital e ensino remoto: um estudo sobre o uso das redes sociais na escola

25 de Abril - Waleska Medeiros de Souza - Práticas de leitura e letramento em sala de atendimento educacional especializado no ensino da criança com deficiência 

13 de Abril - Gustavo Adolf Fichter Filho - UMA ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS E CONTEXTOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: da formulação à implementação em cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas em duas Universidades Federais Mineiras

31 de Março - Jackeline da Silva Souza - Medicalização da infância na fase escolar: um debate à luz das categorias poder e resistência.

31 de Março - Filipe Cotta Barbosa - RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE: a importância da escola no campo.

30 de Março - Charles Luiz da Silva - VOZES ATIVAS: Socialização, Vivências e Resistência de Estudantes Negros do Ensino Médio em Uma Escola de Belo Horizonte - MG 

30 de Março - Cintia Marques de Queiroz Oliveira - A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EM OURO PRETO, MG: O que dizem as representações sociais e dados do Censo da Educação Básica.

29 de Março - Wander Luís Ferreira - A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES (AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A INCLUSÃO DE ALUNOS (AS) COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: O Currículo e a Formação nas Universidades Públicas de Minas Gerais

28 de Março - Leidelaine Sérgio Perucci - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL-TECNOLÓGICA: O ENSINO SUPERIOR NOS INSTITUTOS FEDERAIS

25 de Março - Guilherme Soares - SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: Debates sobre o discurso pedagógico e emergência do diálogo em ambiente escolar.

25 de Março - Karina Aparecida da Silva - Aprovação e indicadores educacionais: uma análise contextual das escolas públicas de ensino fundamental de Mariana

07 de Março - Aryane Isabel Silva de Azevedo - Qualidade da educação infantil: um modelo de análise dos planos municipais de educação

04 de Março - Edvane de Oliveira Baltazar - Educação Matemática: Concepções de Professores de Matemática de Ouro Preto e Mariana (MG) sobre a Educação Inclusiva

18 de Fevereiro - Daniel Bruno Oliveira Lopes - A Atuação Do Educador De Artes/Música Na Escola: Entre A Exigência Legal E A Atuação Real - Montes Claros 1960-1980

15 de Fevereiro - Thiago Caldeira da Silva - Produção de podcasts durante o ensino remoto emergencial (ERE) em 2021: uma pesquisa-ação numa abordagem etnográfica digital