Defesas 2023

01 de dezembroAlessandra Bernardes Faria Campos - Sementes da esperança: militâncias-educadoras de mulheres do campo e a produção de territorialidades de vida e resistências na Zona da Mata mineira

13 de setembro - Maria Tereza da Silva Pena - Contextos e a trajetória de implementação do programa nacional de formação emadministração pública na universidade federal de ouro preto: a experiência do curso de administração pública

08 de setembro - Victor Augusto de Deus Barbosa - A trajetória educacional, cultural e política de Leolinda de Figueiredo Daltro

30 de agosto - Ana Carolina Santos Silva - Educação Infantil e Antirracismo a Partir de Uma Autoetnografia Feminista Negra e Dialogada

14 de agosto - Maria do Carmo da Silva Gomes de Oliveira e Sousa - “Professora, me ensina a aprender?”: sujeitos da Educação de Jovens e Adultos entre o ensinar e o aprender

04 de agosto - João Paulo Rodrigues Pereira - O SEMINÁRIO NOSSA SENHORA DA BOA MORTE (1844-1875): ELEMENTOS DA CULTURA ESCOLAR DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL MINEIRA

04 de agosto - Tatiana Costa Ramos - CARACTERIZAÇÃO DAS PRÁTICAS EPISTÊMICAS QUE EMERGEM DA DISCUSSÃO DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA EM UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA

03 de julho - Jacqueline Kelly Almeida Cunha - Trajetórias institucionais entrelaçadas: uma análise da política de assistência estudantil na Universidade Federal de Ouro Preto

29 de junho - Tatiane Felipe Lopes - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A PANDEMIA DA COVID 19: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

16 de junho - Cléa Braga Alves - O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: Escutando professoras

16 de maio - Adriana Bárbara dos Santos Azevedo - Práticas educativas e estratégias de escolarização de mães professoras nos processos de alfabetização dos filhos

31 de maio - Douglas de Araújo Bernardes - Sob o accidente da côr: a trajetória do padre José Antônio Marinho entre a sala de aula e os espaços políticos

30 de maio - Nilzilene Imaculada Lucindo - LUGAR DE PEDAGOGO NÃO É SOMENTE NA ESCOLA: trajetórias formativas e profissionais de pedagogos que atuam em espaços de educação não escolar no estado de Minas Gerais

05 de maio - Betânia Sena Fonseca - Jovens e idosos estudando juntos: Relações intergeracionais em salas de aula da educação de jovens e adultos

04 de maio - Paloma Oliveira de Jesus Lima - Processos de tensão do/no exercício profissional de pedagogos (as) em museus: um estudo de caso

16 de maio - Edgar de Barros Santos - Narrativas de professores LGBTQIA+ em aliança.

29 de abril - Daniela Rodrigues Dias - Multiletramentos e usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino Remoto Emergencial

28 de abril Raphael Ribeiro Machado - O Mensario do Jornal do Commercio e o seu projeto cultural e educativo

27 de abril - Rodrigo Pereira - OS ESTUDOS E A VIDA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: Vivências de jovens do Ensino Médio de uma escola pública de Mariana– MG

27 de abril - Micaela Rodrigues dos Santos - Educação e instrução para o “bello Sexo” nos anúncios do Jornal do Commercio (RJ) (1827-1844)

26 de abril - Fabiane Cristina Gonçalves Martins - Diálogos entre universidade e gestão municipal: o caso da Mesa Permanente de Educação de Jovens e Adultos no território dos Inconfidentes (MG)

18 de abril - Ricardo Alisson Carvalho Silva - Formação Inicial de Professores: Elementos para uma Pedagogia Decolonial

05 de abril - Joelma Beatriz De Oliveira Alvarenga - EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS REFUGIADAS: Decolonialidade, Inclusão e Interculturalidade –estudo de caso em uma Escola Municipal de Belo Horizonte – MG

05 de abril - Catarina Dallapicula - VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA DOCÊNCIA: moral, hierarquia e poder na universidade pública.

04 de abril - Claydes Regina Ricardo Araújo - Aldravia: Possibilidades e limites na formação de conceitos

04 de abril - Lucas Eduardo Souza Assunção Lopes - Pode um corpo transviado lecionar?

03 de abril - Leandro Andrade Henriques - Narrativa De Uma Trans Universitária: Experiências De Acesso e Permanência Na Universidade Federal De Ouro Preto

03 de abril - Tatiane Kelly Pinto De Carvalho - Trajetórias Escolares “Improváveis”: a longevidade escolar de universitários de camadas populares criados ou cuidados por seus avós

30 de março - João Felipe Viana de Araújo - Atividades de leitura coletiva com crianças: A representação de conceitos e fenômenos presentes em uma obra de divulgação científica

30 de março - Alax Wyllian dos Reis Santos - Sapatões, gays, bichas e bichas pretas: processos de assujeitamento e reconhecimento em contextos educacionais

31 de março - Karine Votikoske Roncete - Avaliação das habilidades de Leitura da BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental

29 de março -  Morgana Dreon - Convivência escolar e formação de professores: uma análise da Resolução n. 2, de 1° de julho de 2015

28 de março - Ana Vitória Miranda Pacífico - A música como ferramenta no ensino da História: análise dialógica dos processos heterodiscursivos nos enunciados dos estudantes

28 de março - Ludimila Maria da Silva Reis - TRANSIÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A perspectiva de gestores, professores e alunos

27 de março - Amanda Abrahão de Souza - Inclusão de Sujeitos Autistas: concepções e embaraços na Educação Pública

27 de março - Rosângela Milagres Patrono - Conhecimentos Matemáticos Para O Ensino De Frações Mobilizados Em Uma Prática Docente Com Professores Dos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

24 de março - Renata Cristina de Souza Carvalho - Perspectivas De Inovação Nos Projetos Políticos Pedagógicos E Currículos Voltados Ao Ensino De Ciências Nos Cursos De Pedagogia: Um Estudo Envolvendo Universidades Federais Do Estado De Minas Gerais

17 de março - Andressa Maris Rezende Oliveri - Análise dos contextos de implementação e os efeitos das políticas educacionais: um estudo sobre os programas de formação de professores na Região dos Inconfidentes-MG

16 de março - Rodrigo Horta de Sousa - Estudo Dirigido no ensino de História e o desenvolvimento de conceitos científicos na educação escolar: Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica