Defesas 2023

05 de Maio - Betânia Sena Fonseca - Jovens e idosos estudando juntos: Relações intergeracionais em salas de aula da educação de jovens e adultos

04 de Maio - Paloma Oliveira de Jesus Lima - Processos de tensão do/no exercício profissional de pedagogos (as) em museus: um estudo de caso

16 de Maio - Edgar de Barros Santos - Narrativas de professores LGBTQIA+ em aliança.

29 de Abril - Daniela Rodrigues Dias - Multiletramentos e usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino Remoto Emergencial

28 de Abril Raphael Ribeiro Machado - O Mensario do Jornal do Commercio e o seu projeto cultural e educativo

27 de Abril - Rodrigo Pereira - OS ESTUDOS E A VIDA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: Vivências de jovens do Ensino Médio de uma escola pública de Mariana– MG

27 de Abril - Micaela Rodrigues dos Santos - Educação e instrução para o “bello Sexo” nos anúncios do Jornal do Commercio (RJ) (1827-1844)

19 de Abril - Fabiane Cristina Gonçalves Martins - Diálogos entre universidade e gestão municipal: o caso da Mesa Permanente de Educação de Jovens e Adultos no território dos Inconfidentes (MG)

05 de Abril - Joelma Beatriz De Oliveira Alvarenga - EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS REFUGIADAS: Decolonialidade, Inclusão e Interculturalidade –estudo de caso em uma Escola Municipal de Belo Horizonte – MG

05 de Abril - Catarina Dallapicula - VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA DOCÊNCIA: moral, hierarquia e poder na universidade pública.

04 de Abril - Claydes Regina Ricardo Araújo - Aldravia: Possibilidades e limites na formação de conceitos

04 de Abril - Lucas Eduardo Souza Assunção Lopes - Pode um corpo transviado lecionar?

03 de Abril - Leandro Andrade Henriques - Narrativa De Uma Trans Universitária: Experiências De Acesso e Permanência Na Universidade Federal De Ouro Preto

03 de Abril - Tatiane Kelly Pinto De Carvalho - Trajetórias Escolares “Improváveis”: a longevidade escolar de universitários de camadas populares criados ou cuidados por seus avós

30 de Março - João Felipe Viana de Araújo - Atividades de leitura coletiva com crianças: A representação de conceitos e fenômenos presentes em uma obra de divulgação científica

30 de março - Alax Wyllian dos Reis Santos - Sapatões, gays, bichas e bichas pretas: processos de assujeitamento e reconhecimento em contextos educacionais

31 de Março - Karine Votikoske Roncete - Avaliação das habilidades de Leitura da BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental

29 de Março -  Morgana Dreon - Convivência escolar e formação de professores: uma análise da Resolução n. 2, de 1° de julho de 2015

28 de Março - Ana Vitória Miranda Pacífico - A música como ferramenta no ensino da História: análise dialógica dos processos heterodiscursivos nos enunciados dos estudantes

28 de Março - Ludimila Maria da Silva Reis - TRANSIÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A perspectiva de gestores, professores e alunos

27 de Março - Amanda Abrahão de Souza - Inclusão de Sujeitos Autistas: concepções e embaraços na Educação Pública

27 de Março - Rosângela Milagres Patrono - Conhecimentos Matemáticos Para O Ensino De Frações Mobilizados Em Uma Prática Docente Com Professores Dos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

24 de Março - Renata Cristina de Souza Carvalho - Perspectivas De Inovação Nos Projetos Políticos Pedagógicos E Currículos Voltados Ao Ensino De Ciências Nos Cursos De Pedagogia: Um Estudo Envolvendo Universidades Federais Do Estado De Minas Gerais

17 de Março - Andressa Maris Rezende Oliveri - Análise dos contextos de implementação e os efeitos das políticas educacionais: um estudo sobre os programas de formação de professores na Região dos Inconfidentes-MG

16 de Março - Rodrigo Horta de Sousa - Estudo Dirigido no ensino de História e o desenvolvimento de conceitos científicos na educação escolar: Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica