Defesas 2024

28 de outubro - Nádia Terezinha Leocádio Campos - ENTRE O DIZÍVEL E O OCULTO: PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES E AS ORIENTAÇÕES DA BNCC PARA O ENSINO DE MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

21 de outubro - Wesley Santos de Matos - PESQUISA-AÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS DECOLONIAIS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA NO INTERIOR DA BAHIA.

19 de setembro - Rosilane Kátia de Oliveira - FAMÍLIAS DE CAMADAS MÉDIAS E A ESCOLA: práticas educativas familiares emdiferentes grupos ocupacionais

29 de agosto - Wederson de Souza Gomes - Os jovens e adultos na Educação Especial: ações práticas pedagógicas inclusivas na EJA da APAE de Ouro Preto

28 de agosto - Regina Dias Duarte - Panorama da educação nas unidades prisionais de Minas Gerais: os direitos, limites e possibilidades da Educação Profissional e Tecnológica

31 de julho - Lismara Cristina Soares - O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE OS SUJEITOS DA EJA NO ENSINO SUPERIOR

30 de julho - Lucimar Aparecida de Jesus - TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CAMINHOS NÃO LINEARES

30 de julho - Maria Luísa Patrocínio Souza - Mulheres na Educação de Jovens e Adultos: um estudo do "dever" ao direito

07 de agosto - Renatha de Carvalho Maia - METODOLOGIA KINESIS DE DANÇA: Uma prática de improvisação em diálogo com a psicanálise e a educação

28 de junho - Gustavo Henrique Julio Ciriaco - Da comunidade à sala de aula: Formas de apropriação do sistema de escrita alfabética na alfabetização de alunos

27 de junho - Vanessa de Oliveira Rosi - Trajetória e contextos de implementação da Política de Cotas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

27 de junho - Nathália Fagundes do Rosário - CONTEXTOS E TRAJETÓRIAS DA IMPLEMENTAÇÃO DAS COMISSÕES DE HETEROIDENTIFICAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

19 de junho - Keila Tamires Silva de Assis - Educação para as relações étnico-raciais nos cursos de licenciatura em artes das universidades federais mineiras

31 de maio - Luciane Cristina de Souza Marques - As Artes Visuais como Instrumento de Inclusão de estudantes com deficiência na FAOP - Minas Gerais

28 de maio - Yasmin Maria Marzano Andrade - Concepções de ensino, aprendizagem, currículo e avaliação de estudantes do ensino superior: uma análise por meio de desenhos

21 de maio - Jianne Ines Fialho Coelho - IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA: Desvendando impactos a partir da trajetória da experiência de Minas Gerais

09 de maio - Ellen Maira de Alcântara Laudares - CONTEXTOS DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: A experiência da Universidade Federal de Ouro Preto

3o de abril - Vanessa Peixoto de Carvalho Alves - POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFOP: UMA ANÁLISE À LUZ DO CICLO DE POLÍTICAS

30 de abril - Gabriela Pereira da Cunha Lima - Experiências que nos tocam e nos acontecem na escola: efeitos da subjetivação sobre os educadores, mantenedores e egressos de uma cooperativa educacional

29 de abril - Solange Maria Mol - Avaliação de habilidades de Matemática da BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental

12 de abril - Ludmilla Santos de Barros Camilotto - Branquitude e Negritude em Cena: Efeitos na Constituição da Subjetividade de Crianças a Partir de Identificações com Personagens de Cinema

03 de abril - Malía Marques Portuense Ambrósio - Educação Indígena ao Ar Livre: Um estudo de caso do Museu Worikg

02 de abril - Cristiane Patrícia Rocha Gomes - REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGIA DAS PROFESSORAS QUE ATUAM NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS - SRM: Desvelando a experiência de formação atreladas ao uso de tecnologias

27 de marçoDostoiewsky Americano do Brasil - Instituição escolar e educação feminina católica: Colégio Normal Nazareth no Vale do Jequitinhonha (1926 a 1931)

27 de março - Francieli Carneiro Mendes - A utilização das TDICs no processo de ensino e de aprendizagem no EnsinoFundamental I – Anos Iniciais: Práticas e desafios

27 de março - Natália Adriana Couy Pinto - Ensino de Arte na Educação de Jovens e Adultos: caminhos e possibilidades

27 de março Andresa Pâmela de Souza - INFLUÊNCIA DOS AVÓS CUIDADORES NA LONGEVIDADE ESCOLAR DEJOVENS UNIVERSITÁRIOS DE CAMADAS POPULARES

27 de março - Thais Mara Anastácio Oliveira - A experiência docente como um recurso para a construção de saberes para ensinar com Questões sociocientíficas

26 de março - Elodia Honse Lebourg - ATRAVESSANDO LABIRINTOS: Processos de socialização de jovens atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, Mariana - MG

26 de março - Ana Maria Mendes Sampaio - A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE NA REGIÃO DOS INCONFIDENTES/MG SOB A PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES

25 de março -  Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes - "EU TIVE DE ME REINVENTAR": Narrativas docentes sobre a relação professor-aluno no Ensino Remoto Emergencial

25 de março - Ellen Ravaglia Lomeu - CONHECIMENTOS SOBRE FRAÇÕES, PRÓPRIOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR, MOBILIZADOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MURIAÉ (MG) EM UMA AÇÃO FORMATIVA

22 de marçoRicardo Ferreira Vale - EDUCAÇÃO ESCOLAR NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA PONTINHA(MG): ENTRE HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE DOCENTES 

23 de fevereiro - Juliana Ladeira Duarte - Jovens estudantes nas camadas médias e seus projetos de futuro