Sobre o Doutorado

Objetivos do curso

O Programa de Pós-Graduação em Educação, curso Doutorado, em sintonia com os desafios da educação nacional, objetiva formar e preparar profissionais para a investigação sobre as temáticas e questões do campo educacional brasileiro e para a formação na docência nas instituições de Ensino Superior. Nessa direção, o PPGE/Doutorado tem como objetivo geral contribuir para a formação de pesquisadores/as que vinculem os conhecimentos e saberes à resolução dos problemas educacionais da região e do país, contribuindo para o seu desenvolvimento político e social. Interessa-nos a formação de pesquisadores/as que desenvolvam investigações que:

 

  1. Tenham como objeto as práticas de desenvolvimento docente, a partir de múltiplos saberes. Almejam-se pesquisadores/as atentos aos processos intersubjetivos de constituições dos diversos sujeitos presentes no cenário do trabalho docente e da formação profissional para a educação em tempos e espaços diferenciados;
  2. Compreendam as relações educacionais na perspectiva sócio histórica e cultural, considerando a formação dos sujeitos e a pratica docente em sua conexão com o contexto social;
  3. Desvelem os discursos produzidos pelas Políticas Educacionais, considerando os contextos históricos e contemporâneos da formação do pessoal docente, das Instituições formadoras, dos sujeitos educacionais dos diferentes campos que a Educação alcança - a gestão educacional e escolar, a avaliação os sistemas e as tecnologias em educação; 
  4. Possibilitem a construção dos sujeitos nas relações educacionais e a análise de ações e práticas educativas em diferentes instâncias e contextos, tendo como referência central a categoria “sujeito”, considerando a polissemia do conceito. Espera-se que os pesquisadores investiguem os modos de construção e de constituição dos sujeitos no campo educacional, considerando os vieses teóricos – desde as concepções epistemológicas até os modos como essas concepções incidem nas práticas educativas diversas, gerando desigualdades, segregações, inclusões.

 

Perfil de egresso do Doutorado

 

O Programa pretende formar pesquisadores/as cuja produção de conhecimentos na área de educação contribua para o incremento do campo na pesquisa/intervenção e, consequentemente, para a melhoria da formação e das práticas educacionais contemporâneas, considerando as dimensões da teoria, da pratica e do desenvolvimento profissional. Espera-se que os/as pesquisadores/as formados atuem na Educação Superior, na Educação Básica e na gestão educacional, sendo capazes de compreender a prática docente em estreita vinculação com a totalidade social, por meio da articulação entre ensino e pesquisa. Para isso, o Programa prevê a parceria entre as linhas e os grupos de pesquisa na perspectiva interdisciplinar, considerando o campo de atuação desse/a profissional e a especificidade do seu trabalho na promoção da constituição do Sujeito, da formação cultural e da emancipação humana.

 

Créditos para obtenção do Título de Doutor

 

O Doutorado em Educação do PPGE/UFOP, com área de concentração em Formação e Práticas Educacionais, tem duração de 48 meses e prazo mínimo de 24 meses, em casos excepcionais. O período de oferta de atividades acadêmicas abrange 36 meses letivos, incluindo o Seminário de Prática de Pesquisa no 5º e 6º semestres. Para sua conclusão, o aluno deve integralizar 42 créditos, assim distribuídos: 20 (vinte) de atividades acadêmicas de aprofundamento, 10 (dez) de atividades acadêmicas complementares e 12 (doze) de qualificação e defesa de tese. O exame de qualificação e defesa de tese doutoral integralizam créditos obrigatórios.

 

Quadro 1 - Atividades Acadêmicas Créditos Carga Horária

Atividades Acadêmicas de Aprofundamento                   

 20

300 horas

Atividades Acadêmicas Complementares do Curso         

10

150 horas

Exame de Qualificação Doutoral                                        

4

  60 horas

Defesa da Tese                                                                    

8

120 horas

Total de Créditos e Carga Horária do Curso

42

630 horas

 

 

As atividades acadêmicas complementares serão integradas com as disciplinas da Formação Especifica - disciplinas teóricas específicas das linhas de pesquisa do PPGE [Mestrado/Doutorado]; pelas disciplinas cursadas em outros Programas; pelos Seminários Temáticos e pelos Estudos Orientados. Para a conclusão do Curso de Doutorado, o aluno deve integralizar, no mínimo, 10 créditos de atividades complementares.

 

O Exame de Qualificação Doutoral visa averiguar a consistência teórico-metodológica do projeto de tese, bem como acompanhar o desenvolvimento do trabalho da investigação, devendo ser realizado numa única etapa.  Obrigatório, deve ocorrer na presença de uma Banca Examinadora composta de, no mínimo, 3 (três) docentes indicados pela Coordenação do Programa, incluindo o Orientador e dois professores, sendo um externo ao Programa. Serão atribuídos 4 créditos. Deve ocorrer preferencialmente até o final do 20º mês do Curso.

 

A Defesa da Tese é obrigatória e de caráter público, devendo ser realizada na presença de uma Banca Examinadora composta de 5 (cinco) membros e 2 (dois) suplentes, todos com título de Doutor, presidida pelo orientador, sendo, no mínimo, 2 (dois) membros externos ao PPGE/UFOP. A tese de doutorado consiste em um texto individual sobre tema especifico e bem delimitado, apresentando descrição do processo investigativo e de seus resultados com foco na área de concentração do Curso. Deve constituir-se como produção original, contribuindo para o alargamento do conhecimento no campo da educação. O doutorando deve evidenciar sua capacidade de investigação e sua habilidade em apresentar metodologicamente o assunto escolhido, conforme as contribuições resultantes do exame de qualificação. A defesa da tese equivale a 8 (oito) créditos.

Acesse o quadro de disciplinas do Doutorado.