Objetivos do curso
O Programa de Pós-Graduação em Educação, curso Doutorado, em sintonia com os desafios da educação nacional, objetiva formar e preparar profissionais para a investigação sobre as temáticas e questões do campo educacional brasileiro e para a formação na docência nas instituições de Ensino Superior. Nessa direção, o PPGE/Doutorado tem como objetivo geral contribuir para a formação de pesquisadores/as que vinculem os conhecimentos e saberes à resolução dos problemas educacionais da região e do país, contribuindo para o seu desenvolvimento político e social. Interessa-nos a formação de pesquisadores/as que desenvolvam investigações que:
- Tenham como objeto as práticas de desenvolvimento docente, a partir de múltiplos saberes. Almejam-se pesquisadores/as atentos aos processos intersubjetivos de constituições dos diversos sujeitos presentes no cenário do trabalho docente e da formação profissional para a educação em tempos e espaços diferenciados;
- Compreendam as relações educacionais na perspectiva sócio histórica e cultural, considerando a formação dos sujeitos e a pratica docente em sua conexão com o contexto social;
- Desvelem os discursos produzidos pelas Políticas Educacionais, considerando os contextos históricos e contemporâneos da formação do pessoal docente, das Instituições formadoras, dos sujeitos educacionais dos diferentes campos que a Educação alcança - a gestão educacional e escolar, a avaliação os sistemas e as tecnologias em educação;
- Possibilitem a construção dos sujeitos nas relações educacionais e a análise de ações e práticas educativas em diferentes instâncias e contextos, tendo como referência central a categoria “sujeito”, considerando a polissemia do conceito. Espera-se que os pesquisadores investiguem os modos de construção e de constituição dos sujeitos no campo educacional, considerando os vieses teóricos – desde as concepções epistemológicas até os modos como essas concepções incidem nas práticas educativas diversas, gerando desigualdades, segregações, inclusões.
Perfil de egresso do Doutorado
O Programa pretende formar pesquisadores/as cuja produção de conhecimentos na área de educação contribua para o incremento do campo na pesquisa/intervenção e, consequentemente, para a melhoria da formação e das práticas educacionais contemporâneas, considerando as dimensões da teoria, da pratica e do desenvolvimento profissional. Espera-se que os/as pesquisadores/as formados atuem na Educação Superior, na Educação Básica e na gestão educacional, sendo capazes de compreender a prática docente em estreita vinculação com a totalidade social, por meio da articulação entre ensino e pesquisa. Para isso, o Programa prevê a parceria entre as linhas e os grupos de pesquisa na perspectiva interdisciplinar, considerando o campo de atuação desse/a profissional e a especificidade do seu trabalho na promoção da constituição do Sujeito, da formação cultural e da emancipação humana.
Créditos para obtenção do Título de Doutor
O Doutorado em Educação do PPGE/UFOP, com área de concentração em Formação e Práticas Educacionais, tem duração de 48 meses e prazo mínimo de 24 meses, em casos excepcionais. O período de oferta de atividades acadêmicas abrange 36 meses letivos, incluindo o Seminário de Prática de Pesquisa no 5º e 6º semestres. Para sua conclusão, o aluno deve integralizar 42 créditos, assim distribuídos: 20 (vinte) de atividades acadêmicas de aprofundamento, 10 (dez) de atividades acadêmicas complementares e 12 (doze) de qualificação e defesa de tese. O exame de qualificação e defesa de tese doutoral integralizam créditos obrigatórios.
Quadro 1 - Atividades Acadêmicas Créditos Carga Horária
Disciplinas obrigatórias |
16 |
240 horas |
Disciplinas eletivas |
16 |
240 horas |
Exame de Qualificação |
2 |
30 horas |
Defesa da Tese |
2 |
30 horas |
Total de Créditos e Carga Horária do Curso |
36 |
540 horas |
As atividades acadêmicas complementares serão integradas com as disciplinas da Formação Especifica - disciplinas teóricas específicas das linhas de pesquisa do PPGE [Mestrado/Doutorado]; pelas disciplinas cursadas em outros Programas; pelos Seminários Temáticos e pelos Estudos Orientados. Para a conclusão do Curso de Doutorado, o aluno deve integralizar, no mínimo, 10 créditos de atividades complementares.
O Exame de Qualificação Doutoral visa averiguar a consistência teórico-metodológica do projeto de tese, bem como acompanhar o desenvolvimento do trabalho da investigação, devendo ser realizado numa única etapa. Obrigatório, deve ocorrer na presença de uma Banca Examinadora composta de, no mínimo, 3 (três) docentes indicados pela Coordenação do Programa, incluindo o Orientador e dois professores, sendo um externo ao Programa. Serão atribuídos 4 créditos. Deve ocorrer preferencialmente até o final do 20º mês do Curso.
A Defesa da Tese é obrigatória e de caráter público, devendo ser realizada na presença de uma Banca Examinadora composta de 5 (cinco) membros e 2 (dois) suplentes, todos com título de Doutor, presidida pelo orientador, sendo, no mínimo, 2 (dois) membros externos ao PPGE/UFOP. A tese de doutorado consiste em um texto individual sobre tema especifico e bem delimitado, apresentando descrição do processo investigativo e de seus resultados com foco na área de concentração do Curso. Deve constituir-se como produção original, contribuindo para o alargamento do conhecimento no campo da educação. O doutorando deve evidenciar sua capacidade de investigação e sua habilidade em apresentar metodologicamente o assunto escolhido, conforme as contribuições resultantes do exame de qualificação. A defesa da tese equivale a 8 (oito) créditos.