Ementa: Estudo dos clássicos como fundamentos da Educação. Objetivo: Compreender o pensamento universal como pressuposto das teorias educacionais. Realizar estudo dirigido por períodos, buscando relacionar a proposta educacional aos diferentes momentos de sua história na literatura acadêmica pedagógica e ao conhecimento elaborado que formaram a tradição educacional no ocidente. Esta disciplina é destinada à leitura supervisionada e discussão dos principais textos clássicos sobre a educação da Antiguidade e da Modernidade. Tal estudo é imprescindível ao desempenho profissional de todos os especialistas em Educação, independentemente de sua linha ou especificidade de seu projeto de pesquisa.
Carga horária: 60h
Bibliografia básica:
ABELARDO, P. A história das minhas calamidades. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
ARISTÓTELES. Política. Tradução de Mario da Gama Kury. 2. ed. Brasília: Ed. UnB, 1982.
CALVINO, I. Por que ler os Clássicos. São Paulo: Cia das Letras, 1992.
COMÊNIO, A. Didática Magna. (1630) 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1983.
DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
ERASMO DE ROTERDÃ. De Pueris (dos meninos) a Civilidade Pueril. Manaus: Editora Escala, 2008.
FRANCA, L. O método pedagógico dos Jesuítas. O “Ratio Studiorum”. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1952.
HESÍODO. Os trabalhos e os dias. Tradução, introdução e comentários de Mary de Camargo Neves Lafer. São Paulo: Iluminarias, 1ª reimpressão, 1991.
KANT, I. Sobre a Pedagogia. 3. ed. São Leopoldo: Editora da Unimep, 2002.
LUTERO, M. Obras Selecionadas – Ética, fundamentos, oração, sexualidade, educação e economia. São Leopoldo: Sinodal, 1995. v. 5.
MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre Educação e Ensino. Coord. J. C. Lombardi. Campinas, SP: Navegando, 2011.
NIETZSCHE, F. Escritos sobre a Educação. Tradução, apresentação e notas de Noéli Correia de Melo Sobrinho. Rio de Janeiro: Editora PUC Rio, Edições Loyola, 2003.
PLATÃO. O Banquete, ou, Do Amor. Tradução de José Cavalcante de Souza. Rio de Janeiro: DIFEL, 2008.
PLATÃO. A República. Rio de Janeiro: Ed. DIFEL, 198. (Somente o Mito da Caverna – Livro VII).
RABELAIS, F. Gargântua e Pantagruel. Belo Horizonte: Itatiaia, 2003.
ROUSSEAU, J. J. O Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2014. (Coleção Paideia).
ROUSSEAU, J. J. Projeto para a educação do Senhor de Sainte-Marie. (Edição bilíngue). Porto Alegre: Editora Paraula, 1994.
SANTO AGOSTINHO. De Magistro. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1987.