Ementa: Concepções de Educação Ambiental: referenciais e princípios balizadores; Legislação em vigor e os desafios para sua implementação; Danos Ambientais, mecanismos de reparação e o papel do Estado e da Educação; Contribuições da educação em contextos minerados. Formação de Professores para a abordagem do tema em sala de aula, na escola e nos contextos municipais e regionais.
Carga horária: 60h
Bibliografia:
ALIER, Joan Martínez. O Ecologismo dos Pobres. 2a ed. São Paulo: Contexto, 2012.
ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; SANTOS, Marcelo Loures. Desafios e Possibilidades da Educação Escolar no Processo de Reconstrução das Áreas Campesinas Atingidas pelo Rompimento da Barragem de Fundão. Belo Horizonte: Utópica, 2024.
BRASIL. Lei no 9795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9795.htm.
BRASIL. Resolução no 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, 2012. Ministério do Meio Ambiente. Ministério da Educação e Cultura. Disponível em: http://www.planalto.gov.br.
DIAS, A.P.; STAUFFER, A.B.; MOURA, L.H.; VARGAS, M.C. (Orgs.). Dicionário de Agroecologia e Educação. Rio de Janeiro/São Paulo: Expressão Popular, 2021.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
FREITAS, N. T. A. Educação Ambiental, Consumo e Resíduos Sólidos no contexto da Educação Infantil: um diálogo necessário com os professores. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, 2018.
GOMIDE, C.S.; COELHO, T.P.; TROCATE, C.; MILANEZ, B.; WANDERLEY, J.M. (Orgs.). Dicionário Crítico da Mineração. Marabá: Iguana, 2018.
HUNZICKER, Adriane. O Rompimento da Barragem de Fundão: Repercussões nos saberes e práticas das professoras da escola de Bento Rodrigues. Belo Horizonte: FaE/UFMG, 2019. (Dissertação de Mestrado).
HUNZICKER, Adriane. Educação no Contexto Minerário: como pensam, sentem e agem os professores em relação à escola de Bento Rodrigues no contexto do rompimento da barragem de Fundão. Belo Horizonte: FaE/UFMG, 2023. (Tese de Doutorado).
PEBRID. Educação e Mineração no Projeto Pedagógico da Escola: do rompimento à revitalização na Bacia do Rio Doce (Módulo 1). mimeo, Mariana, 2024. (Material Didático).
PEBRID. Educação e Mineração no Projeto Pedagógico da Escola: do rompimento à revitalização na Bacia do Rio Doce (Módulo 2). mimeo, Mariana, 2024. (Material Didático).
Bibliografia Complementar:
CABRAL, Caio de M.; HERNANDÉZ, David G.; SANCHEZ, Isabel V. Diálogos e Convergências entre a Agroecologia e a Cultura Popular Camponesa para a transição Agroecológica Brasileira. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 14, n. 2, p. 97-107, 2020.
LEFF, E. Agroecologia e Saber Ambiental. Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 36-51, 2002.
LOWY, Michael. Ecologia e Socialismo. São Paulo: Cortez, 2005.
PRADO, Francisco Gutierrez Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária. São Paulo: Cortez e Instituto Paulo Freire, 2000.
PLOEG, J.D. Sete Teses sobre a Agricultura Camponesa. Disponível em: https://mst.org.br/download/sete-teses-sobre-a-agricultura-camponesa/.
RAYMUNDO, M.H.A.; BIASOLI, S.; BRANCO, E.V.; SORRENTINO, M. Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas de Educação Ambiental no Brasil: Transição para Sociedades Sustentáveis. Piracicaba: MH-Ambiente Natural, 2019.