Ementa: Diferentes contextos sociais da tecnologia. As relações entre os ambientes sociais, as tecnologias e a educação. Transformações tecnológicas associadas aos diversos aspectos da educação e da cultura. Apropriação, produção e transformação da tecnologia no campo da educação em um mundo cibercultural. Ambientes Virtuais e suas implicações e desdobramentos para o processo de ensino e de aprendizagem.
Carga horária: 60h/semestre
Conteúdo programático:
- Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação;
- Transformações na educação contemporânea;
- Apropriação, produção e transformação da tecnologia no campo da educação em um mundo cibercultural;
- Tecnologia e formação de professores;
- Tecnologias e ensino presencial e a distância;
- As inter-relações: tecnologias, sociedade e cultura.
Bibliografia básica:
AMBRÓS, Zeli Isabel. As novas tecnologias estão gerando novas pedagogias? Estudo de percepções de pesquisadores da área de Tecnologias na Educação acerca do surgimento de uma nova escola. Tese de Doutorado em Educação/UNB. 2022.
BECKER, Bianca. Infância, tecnologia e ludicidade: a visão das crianças sobre as apropriações criativas das tecnologias digitais e o estabelecimentos de uma cultura lúdica contemporânea.Tese de Doutorado em Piscologia/UFBA. 2017. 288 f.
CARLOTA, Boto. Cultura digital e educação. 1a Ed. Editora Contexto, 2023.
CASTRO, Sirlene Rodrigues Ferreira. Plágio e pesquisa na internet: do conteúdo dos livros didáticos à percepção dos estudantes do ensino médio público. Tese de Doutorado/PPGE/UNB. 2023.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34 1999. 260 p.
PAULO, Jacks Richard de; ARAUJO, Stela Mares Mendes Siqueira; FERREIRA, Wellington Rodrigo; ALVES, Luan Henrique. Diálogo sobre a elaboração/construção de materiais didáticos táteis para inclusão de alunos cegos. ESPACIOS, v. 41, n. 37, p. 89, 2020.
SANTOS, Gilberto Lacerda. Educação, Tecnologias e Inovação Pedagógica: em busca do Interativismo Colaborativo. REVISTA FAEEBA, v. 30, p. 226-240, 2021.
SILVA, Rosangela Trabuco Malvestio da. PICCOLI. Denise Fujihara. O professor, a mediação e as tecnologias da informação e da comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. 2018.
SOUZA, Flávio Marcelo Gabriel de. PAULO, Jacks Richard. Gamificação na educação: Aproximações, estratégias e potencialidades. Revista ESPACIOS, v. 39, n. 40, 2018.
VALENTE, JOSÉ ARMANDO. A Espiral da Espiral de Aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. Tese (Livre Docência)/UNICAMP. 2005.
VERCELLI. Ligia de Carvalho Abões. Aulas remotas em tempos de covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação. Revista @mbienteeducação. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v. 13, n. 2, p. 47-60 Mai/Ago 2020.
Bibliografia Complementar:
DAMASCENO, Handherson Leyltton Costa. NEVES, Barbara Coelho. TECNOLOGIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO: Um Projeto com Tablets na Escola Pública. Revista Contexto & Educação. Editora Unijuí -36, n. 113. Jan./Abr. 2021.
FERREIRA, Maria Luiza. Percepção de ciência e tecnologia de futuros professores das séries iniciais do ensino fundamental: um estudo descritivo. Dissertação de Mestrado em Educação/PPGE/UFSC. 2022.
FONSECA, Renata Gadoni Porto. O lugar da autonomia no processo de aprendizagem na educação a distância: análise de um curso de pedagogia. Dissertação de Mestrado em Educação Tecnológica/CEFET -MG. 2022.
GATTI, Francielle Nogueira. Educação básica e inteligência artificial: perspectivas, contribuições e desafios. Dissertação de Mestrado em Educação/PUCSP. 2019.
LIMA, Érico Vinicius Monnerat. Curta a minha vida: Curta a minha vida: juventudes em protagonismo na produção audiovisual de documentários no ambiente educacional. Dissertação (Mestrado em Educação - Universidade de Brasília. 2021.
PEIXOTO, Régis Nepomuceno. O uso de tecnologias assistivas no processo de inclusão escolar: os professores e a escola. Dissertação de Mestrado/UFSC. 2018. 97 f.
RIBEIRO, A. E. Linguagem, Tecnologia e Educação. São Paulo, Peirópolis, 2017, 320p.
TADEU, Tânia. Práticas pedagógicas nos laboratórios de educação digital: um olhar do currículo de tecnologias e das aprendizagens. Dissertação de Mestrado em Educação/PPGE/UFSC. 2023.