Em termos amplos, a auto avaliação é um "organizador qualificado". Organiza e coloca em escaninhos as informações coletadas sobre uma instituição, sobre as pessoas que transitam nela, sobre o conhecimento que produz e os efeitos (impactos) que este conhecimento traz para a sociedade. O processo de auto avaliação com informações organizadas favorece o entendimento de situações e relações, construção de sentidos e conhecimentos sobre sujeitos, estruturas e atividades que ocorrem em uma instituição educativa em um determinado tempo (LEITE, 2005; 2008).
A AA, em verbete da Enciclopédia de Pedagogia Universitária, se entende como “um processo de autoanálise realizado pela comunidade envolvida, destacando pontos fortes e pontos fracos de suas realizações com vistas à melhoria da qualidade do seu fazer institucional, com vistas à superação de fragilidades e dificuldades diagnosticadas” (LEITE, 2006, p. 466). Na educação superior, o processo autoavaliativo é definido e auto gerido pela comunidade acadêmica, que tem a titularidade da avaliação. O foco e os objetivos da AA são decididos pelos protagonistas. A reflexão sobre os resultados obtidos é central ao processo e leva em conta a correção de trajetórias e de futuros projetados. É uma forma de avaliação que exige tempo, recursos e dedicação.
A autoavaliação é um processo formativo por excelência. Em contextos de países, como o nosso, de restritas vivências democráticas, toda aprendizagem de cidadania será bem-vinda. Na prática, esta é a essência do processo. Não se trata de avaliar para apenas melhorar formalmente no quesito A ou B, se trata de praticar democracia avaliando; se trata de assegurar a qualidade do que nos diferencia e a diferença desta qualidade - a inserção social, a internacionalização, a produção científica, o respeito ao estudante em sua diversidade e à sua formação, face a um futuro incerto.
A Autoavaliação no PPGE
Tomando como base os pressupostos acima, o processo de AA dentro do PPGE tem como objetivo acompanhar o andamento do Programa ao longo do quadriênio, gerando relatórios consubstanciados com vistas a subsidiar a Coordenação e o Colegiado na identificação de problemas e proposição de soluções relevantes, capazes de resultar no aperfeiçoamento das ações do Programa. Esse processo de autoavaliação não é algo específico para os PPGs, mas também é aplicado às instâncias superiores dentro da UFOP. Como exemplo, a PROPLAD, juntamente com as pró-reitorias afins (PROGRAD, PROEX e PROPPI), em parceria com a CPA, tem buscado estratégias para abrir espaços para a avaliação dos indicadores institucionais, em particular os de desempenho acadêmico, visando melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade e o aproveitamento dos recursos disponíveis.
A autoavaliação do programa passou por duas fases no quadriênio de 2020-2024. Em um primeiro momento, foram montadas diferentes comissões de acompanhamento para a produção de relatórios específicos que auxiliaram a Coordenação a obter um diagnóstico geral sobre a situação do PPGE. Essa estratégia se mostrou bastante eficiente, auxiliando sobretudo na previsão dos resultados que seriam obtidos durante a avaliação de meio-termo. Dentre as fragilidades do Programa, esse diagnóstico apontou para a necessidade de melhoria da produção discente (egressos e matriculados) e, principalmente, da produção discente com o/a orientador/a. O resultado levou à implementação de uma Comissão de Assessoramento à Produção Intelectual e uma de Divulgação de Dossiês, com a intenção de estimular sobretudo a produção discente no PPGE.
A partir da publicação da Resolução Conpep/UFOP nº87/2024, foi instituída uma Comissão de autoavaliação por meio da Portaria PPGE/UFOP nº 11, de 19 de setembro de 2024, composta pelos seguintes membros:
1) Profa. Dra. Margareth Diniz – Presidente - Representante da Linha 2
2) Prof. Dr. Marcelo Loures dos Santos - Representante da Linha 1
3) Profa. Dra. Sheila Alves de Almeida - Representante da Linha 3
4) Lucas Braga Scaramussa - Representante técnico-administrativo
5) Camila Duarte Altivo - Representante discente
Para tanto, essa Comissão é responsábel por elaborar as estratégias e instrumentos para levar a cabo o processo de autoavaliação do Programa., tomando como base os documentos as determinações da CAPES, da PROPPI/UFOP e o Planejamento estratégico do PPGE 2021-2024. A partir de então, ela vem trabalhando na organização dos instrumentos e da metodologia a serem utilizados para a coleta de dados referente ao processo de AA. Assim, os questionários elaborados foram aplicados junto aos docentes, discentes e técnicos-administrativos do PPGE, sendo garantida a participação voluntária e o anonimato dos/as participantes.
Instrumentos utilizados para a Autoavaliação
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Autoavaliação dos docentes: https://forms.gle/
s3bPETvEE77URXFU6 -
Autoavaliação dos discentes: https://forms.gle/
MVRiFiDb3P7jWEE16 -
Autoavaliação dos técnicos: https://forms.gle/
hZc1EUBW9TcFA4Gq8