Perfil do Egresso
O Programa, desde a sua criação em 2011, titulou dezenas de Mestres (as) em Educação com trabalhos de relevância para a pesquisa educacional na região e no país. O PPGE-UFOP, embora receba estudantes de outras localidades, atrai discentes graduados nas universidades mineiras das diversas regiões do país. O Programa procura enfatizar as pesquisas realizadas na Região dos Inconfidentes. estando, ao mesmo tempo, aberto a diferentes temas, objetos e metodologias. Cabe, aqui, esclarecer que a referência a essa região não está geograficamente dada pelo IBGE, mas refere-se a ela como dado político e histórico que representa a microrregião de Ouro Preto. As questões, os dilemas, os avanços e os desafios que a Educação no Estado e na região apresentam oferecem uma quantidade relevante de sujeitos e objetos da pesquisa sobre a Educação. nos âmbitos regional e nacional.
Ao longo de sua existência, o PPGE vem capacitando professores (as) para as instituições de Ensino Superior (analisando a licenciatura e as práticas educativas como modalidades centrais para tal capacitação); qualificando professores (as) da Educação Básica e especializando técnicos e pesquisadores para empresas públicas e privadas na Região dos Inconfidentes e em outras regiões do país.
Conforme apresentado nos gráficos abaixo, feitos a partir dos dados dos egressos até janeiro de 2018, o Programa tem atingido as metas propostas desde sua criação e reformuladas ao longo do último quadriênio. É importante observar que o percentual de egressos que atualmente fazem o doutorado ainda é pequeno (12%). Considerando o fato de haver apenas 4 cursos de Doutorado em Educação no estado de Minas Gerais, os dados indicam que há grande demanda reprimida e potencial para que se instaure um curso de Doutorado em Educação na Região dos Inconfidentes.