PGE502 - SEMINÁRIOS TEMÁTICOS II - IMPRENSA: FONTE E OBJETO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Ementa: Neste seminário trataremos do uso da imprensa impressa como fonte e objeto para a história da educação. Inicialmente vamos conhecer alguns aspectos históricos da imprensa impressa no Brasil, a partir da instalação da Imprensa Régia, em 1808, até a formação da grande imprensa, por volta dos anos de 1920 e 1930. Por imprensa impressa estamos nos referindo a jornais e revistas, especialmente. Num segundo momento vamos abordar aspectos teóricos e metodológicos acerca da imprensa como fonte e objeto, terminando o seminário com causos de pesquisa.

Carga horária: 30h

Bibliografia: 

BAHIA, Juarez. Jornal, História, e técnica. 4. ed. São Paulo: Ática, 1990.

BARBOSA, Marialva. História Cultural da Imprensa (1900-2000). Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

BARBOSA, Marialva. História da Comunicação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2013.

BICCAS, Maurilane. O impresso como estratégia de formação: Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940). Belo Horizonte: Argumentum, 2008.

CAPELATO, Maria Helena Rolim; PRADO, Maria Ligia. O Bravo Matutino: Imprensa e Ideologia no jornal “O Estado de S. Paulo”. São Paulo: Alfa-Ômega, 1980, p. 19.

CARVALHO, C.H.; ARAÚJO, J.C.; NETO, W.G. Discutindo a história da educação; a imprensa enquanto objeto de análise histórica (Uberlândia-MG, 1930-1950). In: ARAÚJO, José Carlos & GATTI JUNIOR, Décio (Orgs.). Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

CATANI, D. B.; BASTOS, M. H. (Orgs.). Educação em Revista: a imprensa periódica e a História da Educação. São Paulo: Escrituras, 1997.

CATANI, Denice Bárbara. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacionalEducação e Filosofia, v. 10, n. 20, p. 115-130, 2008. Recuperado de: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/928.

CRUZ, Heloísa Faria; PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. Na oficina do historiador: conversas sobre História e ImprensaProjeto História, São Paulo, n. 35, p. 253-270, dez. 2007. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/2221/1322.

LUCA, Tania de. O 1º Congresso de Escritores e o arquivo Astrojildo PereiraCadernos CEDEM, v. 1, n. 1, p. 101-110, 2008.

LUCA, Tania Regina de. A grande imprensa na primeira metade do século XX. In: MARTINS, Ana Luíza; LUCA, Tania de (Orgs.). História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.

LUCA, Tania Regina de. Coerção e persuasão no Estado NovoRevista Brasileira de História, São Paulo, ano 1, n. 5, p. 23-31, 2007.

LUCA, Tania Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2006, p. 111-153.

LUSTOSA, Isabel. O nascimento da imprensa brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania R. de. Introdução: pelos caminhos da imprensa no Brasil. In: História da imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2018.

MARTINS, Ana Luíza. Da Fantasia à História: folheando páginas revisteirasRevista História, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 59-79, 2003.

MARTINS, Ana Luíza. Revistas em Revista: imprensa e práticas culturais em tempos de República (São Paulo, 1890-1920). São Paulo: Edusp/Fapesp/Imprensa Oficial, 2001.

SCHELBAUER, Analete; ARAÚJO, José Carlos (Orgs.). História da educação pela imprensa. Campinas-SP: Editora Alínea, 2007.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da Imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.

VENÂNCIO FILHO, Francisco. Fontes para a história da educação no BrasilRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 5, 1945, p. 369-374.

VIDAL, Diana Gonçalves; CAMARGO, Marilena Jorge Guedes. A imprensa periódica especializada e a pesquisa histórica. Brasília, 2005.

VIDAL, Valdevania Freitas dos Santos. O uso dos impressos: como fonte e objeto de investigação para a história da educação. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, Aracaju, 2008.

VIEIRA, Carlos Eduardo. Jornal diário como fonte e como tema para a pesquisa em História da Educação: um estudo da relação entre imprensa, intelectuais e modernidade nos anos de 1920. In: OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de (Org.). Cinco estudos em História e Historiografia da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak. A imprensa periódica na pesquisa em história da educação: um estado de conhecimentoRevista HISTEDBR On-Line, v. 18, n. 2, p. 385-400, 2018. https://doi.org/10.20396/rho.v18i2.8652374.