PGE205 - Educação, direitos humanas e intolerâncias na escolas

Ementa: A educação como suporte cognitivo para a formação de atitudes éticas de respeito às diversidades de ordem religiosa e cultural. Compreensão do problema da intolerância na perspectiva filosófica, a partir das abordagens de Emanuel Levinas de John Rawls. Os direitos humanos no contexto do estado laico.

Carga horária: 60h

Bibliografia: 

ANATRELLA, T. A diferença interditada: sexualidade, educação e violência. Trad. Maria Estela Gonçalves e Adail Ubirajara Sobral. São Paulo Loyola, 2001.

DERRIDA, J. Adeus a Emmanuel Lévinas. Trad. Fábio Landa. São Paulo: Perspectiva, 2004.

LEVINAS, E. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Trad. Pergentino Stefano. Petrópolis: Vozes, 2005.

LEVINAS, E. O humanismo do outro homem. Trad. Pergentino Stefano. Petrópolis: Vozes, 1993.

PINHEIRO, D. A. R. Direito, Estado e religião: A Constituinte de 1987/1988 e a (re) construção da identidade religiosa do sujeito constitucional brasileiro. Belo Horizonte: Argumentum, 2008.

RAWLS, J. Uma teoria da justiça. Trad. Almire Pisetta e Lenita Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

ROULAND, No. (org.). /Direito das minorias e dos povos autóctones. Trad. Ane Lize Spaltemberg. Brasília: UNB, 2004.

SIDEKUM, A. (org.). Alteridade e multiculturalismo. Ijuí: Unijuí, 2007.

SUSIN, L. C. O homem messiânico: uma introdução ao pensamento de Emmanuel Levinas. Petrópolis: Editora Vozes, 1984.

TODOROV. T. Nós e os outros: a reflexão francesa sobre a diversidade humana. Trad. Sérgio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Zahar, 1993