PGE501 - SEMINÁRIOS TEMÁTICOS I - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS COMPARADOS

Ementa: Debater sobre as origens dos Estudos comparados, as correntes e as metodologias da educação comparada em perspectiva histórica. Discutir as razões pelas quais os estudos comparados se configuram como um campo de estudos de progressiva importância no contexto internacional e sua definição como um campo do conhecimento. Destacar a relevância que o campo tem para a educação na atualidade. Compreender a metodologia comparada como um instrumento analítico dos sistemas educativos e da pesquisa educacional. Estimular discussões e reflexões sobre a relevância dos Estudos comparados nas investigações em História da Educação.

Carga horária: 30h

Bibliografia: 

ALTBACH, Phillip G. Tendencias en la Educación Comparada. Revista de Educación, Madrid, Espanha, nº 293, set./dez. 1990, p. 295-309.

BARROSO, João. Les nouveaux modes de régulation des politiques éducatives en Europe: de la régulation du système de régulations. In: DUTERQ, Y. (Org.). Les régulations des politiques d’éducation. Rennes: Press Universitaires de Rennes, 2005, p. 151-171.

BELLO DE SOUZA, D.; MARTINEZ, S. A. (Org.). Educação Comparada: rotas do além-mar. São Paulo: Xamã, 2009.

BROADFOOT, P. Comparative education for the 21st century: retrospective and prospect. Comparative Education, London, v. 36, n. 3, 2000.

BURKE, Peter. História e teoria social. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

CANÁRIO, Rui. A Escola e a Abordagem Comparada: Novas realidades e novos olhares. Sísifo. Revista de Ciência da Educação, n. 1, set./dez. 2006, p. 27-36. Disponível em: http://sisifo.fnce.ul.pt. Acesso em: março de 2008.

COWEN, R.; KAZAMIAS, A.; UNTERHALTER, E. Educação comparada: panorama internacional e perspectivas. v. 1, Brasília: UNESCO/CAPES, 2012.

CROSSLEY, Michael. Comparative and International Education: Contemporary Challenges, Reconceptualization and New Directions for the Field. Current Issues in Comparative Education, Teachers College, Columbia University, v. 4, n. 2, 2002. Disponível em: http://www.tc.columbia.edu/cice/Archives/4.2/42crossley.pdf.

FERNIG, L. The global approach to comparative education. International Review of Education, Hamburg, v. 5, n. 3, p. 310-319, 1959.

FRANCO, Maria Ciavatta. Quando nós somos o outro: Questões teórico-metodológicas sobre os estudos comparados. Revista Educação & Sociedade, São Paulo: Cortez, Campinas, ano XXI, n. 72, p. 197-230, ago. 2000.

HOLMES, B. L’éducation comparée et son évolution. Perspectives, Paris, v. 5, n. 3, p. 355-381, 1985.

HOLMES, B. L. Models in comparative education. Comparé, Londres, v. 11, n. 2, p. 155-161, 1981.

LAMARRA, Norberto Fernández; MOLLIS, Marcela; RUBIO, Sofía Dono. La Educación Comparada en América Latina: Situación y desafios para su consolidación académica. Revista Española de Educación Comparada, n. 11, p. 161-187, 2005. Disponível em: http://www.sc.ehu.es/sfwseec/reec11.htm.

LANG, Peter; SCHRIEWER, Jürgen. Comparative social science: Characteristic problems and changing problem solutions. Comparative Education, v. 42, n. 3, p. 299-336, 2006.

LOURENÇO FILHO, Manoel B. Educação Comparada. 3. ed. Brasília: INEP/MEC, 2004.

NÓVOA, A. Modèles d’analyse en éducation comparée: le champ et le carte Histoire et Comparaison (essais sur l’éducation). Lisboa: Educa, 1998.

NÓVOA, A. Vers un comparatisme critique. Regards sur l’éducation. Lisboa: Educa, 2005.

NÓVOA, António. Histoire & comparaison. Lisboa: Educa, 1998.

NÓVOA, António; SCHRIEWER, Jürgen (Org.). A difusão mundial da escola. Lisboa: Educa, 2000.

NÓVOA, António; YARIV-MASHAL, Tali. Comparative research in education: A mode of governance or a historical journey. Comparative Education, v. 39, n. 4, p. 423-438, 2003.

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido. Vol. V: A prisioneira. Lisboa: Edição Livros do Brasil, s.d.

SAVIANI, Demerval. História Comparada da Educação. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 10, out. 2001, p. 5-16.

SCHRIEWER, Jürgen. Sistema Mundial e Inter-relacionamento de Redes: a Internacionalização da Educação e o Papel da Pesquisa Comparativa. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 76, n. 182/183, p. 241-302, jan./ago. 1995.

SCHRIEWER, Jürgen. Comparative education methodology in transition: Towards a science of complexity. In: SCHRIEWER, Jürgen (Org.). Discourse formation in comparative education. Frankfurt, 2000, p. 3-52.

VELLOSO, Agustín; PEDRÓ, Francesco. Manual de Educación Comparada. Vol. II: Teorias, Investigaciones, Perspectivas. Barcelona: PPU, 1993.