Ementa: As políticas públicas na perspectiva como da ação pública. As relações entre Estado, Política e Educação. Reforma do Estado e Políticas de governo para a área da educação. Políticas públicas para a Educação no Brasil. O federalismo brasileiro e as relações com a educação e suas políticas. A implementação das políticas educacionais e as instituições escolares nos territórios. Efeitos sociais da implementação e desigualdades. Formação de professores e a gestão da escola. Avaliação das políticas educacionais.
Carga horária: 60h
Bibliografia:
ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, Faperj, 2009.
BALL, Stephen. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 126, p. 539-564, set./dez. 2005.
BERTOLIN, Julio C. Os quase-mercados na educação superior: dos improváveis mercados perfeitamente competitivos à imprescindível regulação do Estado. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 237-248, mai./ago. 2011.
CAPELLA, Ana. Perspectivas Teóricas sobre o Processo de Formulação de Políticas Públicas. BIB, São Paulo, n. 61, pp. 25-52, 1o semestre de 2006.
CAPELLA, Ana. Análise de políticas públicas: da técnica às ideias. Idéias – Rev. Inst. Filos. Ciênc. Hum. UNICAMP, v. 6, n. 2, p. 13-34, jul./dez. 2015.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
CASTRO, Cláudio de M. Ensino Privado ou Público: eis a (falsa) questão. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 1, n. 1, 1993.
COUTINHO, Carlos Nelson. O Estado Brasileiro: gênese, crise, alternativas. In: LIMA, J.; NEVES, L. Fundamentos da Educação escolar no Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2006.
ESTRELA, Maria Teresa; FREIRE, Isabel (Coords.). Revista Sísifo de ciências da educação. A Formação de Professores. Unidade de I&D de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, n. 8, Jan/Fev/Mar/Abr., 2009.
FICHTER FILHO, G. A.; OLIVEIRA, B. R.; COELHO, J. I. F. A trajetória das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação docente no Brasil: uma análise dos textos oficiais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 940-956, mar. 2021. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14930.
FREITAS, Luis Carlos. Qualidade negociada: avaliação e contraregulação na escola pública. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 92, p. 911-933, Especial - Out. 2005.
GATTI, Bernardete. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 50, p. 51-67, out./dez. 2013. Editora UFPR.
GATTI, Bernardete. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.
GISI, Maria Lourdes; EYNG, Ana Maria. As políticas educacionais e a identidade profissional dos professores de educação básica. Revista HISTEDBR, Campinas, n. 31, p. 113-126, set. 2008.
KRAWCZYK, Nora. A gestão escolar: Um campo minado... Análise das propostas de 11 municípios brasileiros. Educação & Sociedade, ano XX, n. 67, ago. 1999.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas públicas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.
MIRANDA, Estela. As contribuições de Michael Apple e Stephen Ball para a pesquisa sobre políticas educacionais como campo teórico. Disponível em: http://www.jornadasrelepe.com.br/img_editor/Texto%20completo%20Estela.pdf.
MEYERS, Marcia.; VORSANGER, Susan. Burocratas de nível de rua e a implementação de políticas públicas. In: PETERS, G.; PIERRE, J. Administração Pública Contemporânea. São Paulo: Editora UNESP, 2013.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Educação e planejamento: A escola como núcleo da gestão. In: PARO, Vitor Henrique. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2011.
OLIVEIRA, B. R.; DAROIT, D. Public policy networks and the implementation of the Bolsa-Família Program: an analysis based on the monitoring of school attendance. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 28, p. 120, 2020.
OLIVEIRA, B. R. A implementação de políticas educacionais no nível micro: uma análise a partir dos profissionais da escola no contexto da prática. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Politica Educativa, v. 4, p. 1-17, 2019.
OLIVEIRA, B. R.; PEIXOTO, M. C. L. Educação, Pobreza e Programas de Transferência de Renda: a implementação do Programa Oportunidades no México. Archivos analíticos de políticas educativas / education policy analysis archives, v. 27, p. 1-29, 2019.
OLIVEIRA, B. R.; PEIXOTO, M. C. L. Burocracia de rua e políticas públicas: analisando a implementação de políticas educacionais sob a perspectiva das escolas e professores. Educação em Revista [online], 2021, v. 37, p. e219212. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698219212. Epub 19 Abr 2021. ISBN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698219212.
PAULANI, Leda. O Projeto Liberal para a Sociedade Brasileira: sua dinâmica e seus impasses. In: LIMA, J.; NEVES, L. Fundamentos da Educação escolar no Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012. Capítulo I.
RUA, Maria das Graças. Análise de Políticas Públicas: conceitos básicos. Mimeo.
SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, n. 16, p. 20-45, jul./dez. 2006.
WINTER, Soren. Perspectivas de implementação: status e reconsideração. In: PETERS, G.; PIERRE, J. Administração Pública Contemporânea. São Paulo: Editora UNESP, 2013.
Bibliografia Complementar:
BALL, Stephen. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, pp. 99-116, jul./dez. 2001.
CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.
FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. 4. ed. São Paulo: Editora Moraes, 1980.
FREY, Klaus. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, n. 21, jun. 2000.
LIBANEO, José Carlos et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Políticas de avaliação da educação e quase mercado no Brasil. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 84, p. 873-895, set. 2003.
SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao Plano Nacional de Educação: Por uma política educacional. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.