PGE404 - TÓPICOS ESPECIAIS IV - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CONTEXTOS DE DESIGUALDADES SOCIAIS E EDUCACIONAIS: DIÁLOGOS FREIREANOS ENTRE BRASIL E MÉXICO

Ementa: Históricos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e no México mediados pelo pensamento freireano. Apropriação sociocultural da cultura escrita em contextos de desigualdades sociais e educacionais. Formação docente para a educação de jovens, adultos e idosos das camadas populares. Os princípios e os fundamentos da educação de jovens e adultos. Tendências atuais no currículo da EJA.

Carga horária: 60h

Bibliografia Básica:

BICCAS, M.; VOVIO, C. L. Pessoas jovens e adultas como sujeitos de aprendizagem. In: Módulo 7: Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: UNIFESP, 2016, p. 41-79 (Tema 3). Disponível em: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39190

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975. 150 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra S/A, 1984.

HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. História da Educação Brasileira: Leituras. São Paulo: Thompson, 2003.

VASCONCELOS, M. L. M. C; BRITO, R. H. P. Conceitos de educação em Paulo Freire. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

KOHAN, Walter. Paulo Freire, mais que nunca: uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.

Bibliografia Complementar:

LOPES, Eliane Marta Teixeira. Perspectivas históricas da educação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2009.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. 79 p. (Coleção Educação e Mudança, v. 1).

ARROYO, M. G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.