Ementa: Aspectos teóricos e conceituais sobre diversidade, diferença e desigualdade; diferenças e desigualdades nos processos educativos; processos históricos de construção das desigualdades sociais e educacionais no Brasil.
Carga horária: 60h
Bibliografia básica:
BARBOSA, Maria Lígia. Introdução. In: BARBOSA, Maria Lígia. Desigualdade e desempenho: uma introdução à sociologia da escola brasileira. Belo Horizonte: Argumentum, 2009.
BATISTA, Antonio A. G.; CARVALHO-SILVA, Hamilton H. de. Família, escola, território vulnerável. São Paulo: CENPEC, 2013.
BOURDIEU, Pierre; CHAMPAGNE, Patrick. Os excluídos do interior. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Orgs.). Escritos de educação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1998c. p. 217-228.
CARVALHO, Marília P. de. Sucesso e fracasso escolar: uma questão de gênero. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 185-193, jun. 2003.
COUTRIM, Rosa; SATTO, Maria A. (Orgs.). Conversas sobre inclusão: uma experiência de diálogo com professoras e professores. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2016. v. 1. 188 p.
DOMINGUES, Petrônio. A nova abolição. São Paulo: Ed. Selo Negro, 2008.
FONSECA, Marcus V. A história da educação dos negros no Brasil. Niterói: EdUFF, 2017.
FONSECA, Marcus. Escola e status racial em Cachoeira do Campo/MG no século XIX. Cadernos de Pesquisa, v. 45, 2015.
FONSECA, Marcus. A educação como expressão do urbano na cidade de Mariana na primeira metade do século XIX. História da Educação, v. 20, p. 193-212, 2016.
GOMES, Flávio S. et al. Rascunhos cativos: Educação, escolas e ensino no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. 7 Letras, 2017.
GOMES, Nilma; JESUS, Rodrigo E. Práticas pedagógicas de trabalho com as relações raciais. Brasília: MEC, 2012.
HERNGER, Rosana. Um balanço de 10 anos de políticas de ação afirmativa no Brasil. Tomo (UFS), v. 1, p. 13-29, 2014.
NEY, Marlon G.; SOUZA, Paulo M. de; PONCIANO, Niraldo J. Desigualdade de acesso à educação e evasão escolar entre ricos e pobres no Brasil rural e urbano. InterSciencePlace, v. 1, n. 13, p. 33-55, 2010.
SCHUELER, Alessandra. Trajetórias cruzadas e ação docente em luta por educação: André Rebouças, José do Patrocínio e Manuel Quirino. In: FONSECA, Marcus V. A história da educação dos negros no Brasil. Niterói: EdUFF, 2017.
SILVA, Adriana. A escola do professor Pretextato dos Passos e Silva: questões a respeito das práticas de escolarização no mundo escravista. In: FONSECA, Marcus V. A história da educação dos negros no Brasil. Niterói: EdUFF, 2017.
SILVA, Tomaz T. Identidade e diferença: impertinências. Educação e Sociedade, São Paulo, n. 79, p. 65-66, 2002.
SOUZA, Jessé. Para compreender a desigualdade brasileira. Teoria e Cultura (UFJF), v. 1, n. 2, p. 83-100, jul.-dez. 2006.