Ementa: A formação docente do professor de Matemática: breve histórico. Matemática escolar e Matemática acadêmica. Shulman e o conhecimento pedagógico do conteúdo. Modelos relativos aos conhecimentos matemáticos próprios da docência.
Carga horária: 60h
Bibliografia:
BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, Washington, US, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.
BEDNARZ, N.; PROULX, J. Teachers' mathematics as mathematics-at-work. Research in Mathematics Education, v. 19, n. 1, p. 42-65, 2017.
DAVIS, B.; RENERT, M. The math teachers know: profound understanding of emergent mathematics. New York: Routledge, 2014.
GOMES, Maria Laura Magalhães. Os 80 Anos do Primeiro Curso de Matemática Brasileiro: sentidos possíveis de uma comemoração acerca da formação de professores no Brasil. Bolema, [online], vol. 30, n. 55, pp. 424-438, 2016. https://doi.org/10.1590/1980-4415v30n55a06.
MOREIRA, P.C. 3+1 e suas (In)Variantes: Reflexões sobre as possibilidades de uma nova estrutura curricular na Licenciatura em Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 26, n. 44, p. 1137-1150, dez. 2012.
MOREIRA, P.C.; FERREIRA, A.C. O Lugar da Matemática na Licenciatura em Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 47, p. 981-1006, dez. 2013.
ROWLAND, Tim. The Knowledge Quartet: the genesis and application of a framework for analysing mathematics teaching and deepening teachers' mathematics knowledge. SISYPHUS, vol. 1, n. 3, p. 15-43, 2013.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, US, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, US, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SILVA, C. M. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e a formação de professores de Matemática. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 23. Anais... Caxambu: ANPEd, 2000.
Bibliografia complementar:
BEDNARZ, N.; PROULX, J. Knowing and using mathematics in teaching: conceptual and epistemological clarifications. For the Learning of Mathematics, v. 29, n. 3, p. 11-17, 2009.
DAVIS, B.; SIMMT, E. Mathematics-for-teaching: an ongoing investigation of the mathematics that teachers (need to) know. Educational Studies in Mathematics, v. 61, n. 3, p. 293-319, 2006.
DINIZ-PEREIRA, J. E. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
FERREIRA, M.C.C.; MOREIRA, P.C.; SOARES, E.F. Da prática do matemático para a prática do professor: mudando o referencial da formação matemática do licenciando. Zetetiké, v. 5, n. 7, p. 25-36, Campinas, 1997.