Qualificações 2024

18 de dezembro - Anmaly Natália Miguel Monteiro Gilbert - Conto e reconto: a contação de história como ferramenta para divulgação científica

20 de novembro - Breno Henrique Matias - As Concepções de Formação de Professor no Curso de Pedagogia no Estado de Minas Gerais

02 de outubro - Adrielle Santanna - As obras de Primitivo Moacyr na Coleção Brasiliana: a passagem da imprensa para o livro no contexto editorial brasileiro da década de 1930

30 de setembro - Talita Toschi Machado - FORMULAÇÕES EMPRESARIAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA: Um estudo sobre o Instituto Positivo na implementação dos Arranjos de Desenvolvimento em Educação 

11 de setembro - Marcelo Felício Martins Pinto - A Coleção História Geral da África (UNESCO) pela perspectiva da Historiografia da Educação

09 de setembro - Elaine Cristina Rosa - Estar na escola: o que dizem os alunos autistas

06 de setembro - Alcione Januária Teixeira da Silveira - Sentidos da escola em famílias de camadas populares no interior de MinasGerais: repensando as infâncias

30 de agosto - Theresa Coelho Prímola Cezário Santos - O enquadramento da argumentação em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental na discussão da Questão Sociocientífica "Consumismo" 

30 de agosto - Ana Paula Batista de Oliveira - DESAFIOS E APRENDIZAGENS NA RELAÇÃO ENTRE OS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO IFMG E SUAS AVÓS DURANTE E APÓS A PANDEMIA DE COVID-19.

30 de agosto - Érica Coelho Espeschit - Contribuições da pedagogia griô e da pedagogia da alternância para a formação de educadoras populares da Escola Família Agrícola Paulo Freire

30 de agosto - Jorge Lucas Almeida Prado - Análise de Escolas Públicas do Campo de Mariana - MG: Estudo sobre o Papel da Formação de Professores na Oferta Escolar. 

29 de agosto - Thamara Dalila Souza de Oliveira - Entrei, e agora? Um estudo sobre as estratégias adotadas por estudantes de camadas populares para a permanência e conclusão de cursos técnicos integrados em uma instituição pública federal

27 de agosto - Igor Henrique da Costa - MASCULINIDADE E CISHETERONORMATIVIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA DO BRASIL: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO DA DANÇA

26 de agosto - Luiz Otávio Correa - AUDIOGRAFIAS E ENSINO DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A PRODUÇÃO DE ARQUIVOS SONOROS NO DESENVOLVIMENTO DE CONCEPÇÕES CRÍTICAS DE MUNDO, ATRAVÉS DO CONHECIMENTO DA HISTÓRIA.

22 de agosto - Thayná de Carvalho Silva - ENTRE LAÇOS: AFETIVIDADE E TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS NA RELAÇÃO AVÓS DE CAMADAS POPULARES, NETOS E ESCOLA

21 de agosto - Marina França Brandão - JOVELINO LANZA - MEDIAÇÃO CULTURAL EM SETE LAGOAS (MG) ATRAVÉS DA IMPRENSA

20 de agosto - Luan Manoel Thomé - Tríade de poder e a escolarização em Cláudio - MG (1915 - 1933)

29 de julho - Lucimar de Cássia Fonseca Silva - "ME ACEITA DO JEITO QUE EU SOU": jovens e adultos com diversidade funcional cognitiva e o uso da linguagem

26 de julho - Suelen Cristina Faustino dos Santos - ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DA OFERTA MUNICIPAL DE MARIANA (MG)

26 de julho - Bárbara Alice Piedade dos Santos - A construção social de normas, valores e atitudes por uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Ciências sobre a QSC Consumismo

15 de julho - Kamila Brito Borges Maia - REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES EM OBRAS LITERÁRIAS DA DÉCADA DE 1930: UM OLHAR SOBRE SÃO BERNARDO E CAZUZA

08 de julho - Milene Felisberto - "Agora somos nós que temos que correr atrás dos nossos sonhos, né? E ter orgulho de nós mesmo": juventudes na Educação de Jovens e Adultos

26 de junho - Gabriella Leone Fernandes Veloso - A reflexão crítica como recurso para o desenvolvimento da identidade docente de professores de ciência 

24 de junho - Jordânia Jardele de Araújo Xavier - Práticas de ensino e o lugar do público da Educação Especial durante a pandemia de Covid-19: Percepções de professoras

07 de junho - Vinícius Figueiredo Costa - Antípodas em (des)encontros: história narrativo-comparada de experiências em EJA nas universidades latino-americanas (Brasil-Chile-Cuba-México)

04 de junho - Lismara Cristina Soares - Da educação de jovens e adultos ao ensino superior: o que dizem as pesquisas

23 de maio - Nayara Macedo de Lima Jardim - O desenvolvimento profissional docente em instituições federais: o ser, o estar e caminhar docente na Educação Infantil

05 de abril Lucinéa de Souza Pereira - Mães trabalhadoras da UFOP: Como trabalhar, estudar e exercer a maternidade?

05 de abril - Lucimar Aparecida de Jesus - Trajetórias de estudantes com deficiência na educação de jovens e adultos: caminhos não lineares 

04 de abril - Rubens Gonzaga Modesto - Educadores Além do Gênero: história de professores transmasculinos 

21 de março -Nathália Fagundes do Rosário - Contextos e Trajetórias da Implementação da Lei de Cotas e osEfeitos Derivados da Comissão de Heteroidentificação: Uma Análise a Partir daExperiência da Universidade Federal De Ouro Preto

05 de março - Elton César dos Santos - Influência da religiosidade na construção do Habitus escolar 

19 de janeiro - Tommy Flávio Cardoso Wanick Loureiro de Sousa - Juventudes do Campo: interseções entre Projetos de Vida, Trajetórias e Educação Agroecológica na Zona da Mata Mineira

18 de janeiro - Keila Tamiris Silva de Assis - Educação para as relações étnico-raciais nos cursos de licenciatura em artes das universidades federais mineiras