Ementa: O princípio ético da alteridade e as determinações legais do Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288 de 20 de julho de 2010). O problema do outro e do mesmo nas abordagens filosóficas de Emmanuel Lévinas, Paul Ricoeur, Judith Butler. O racismo religioso diante das comunidades religiosas de matrizes africanas e o currículo escolar da educação básica e da formação em educação superior.
Carga horária: 60h/semestre
Bibliografia básica:
BRASIL. Estatuto da Igualdade Racial. Lei 12.288, de 20 de julho de 2010. Brasília: Presidência da República/SEPPIR, 2011.
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Tradução de Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
LEVINÁS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Tradução de Pergentino Setafano Pivatto (coord.). Petrópolis-RJ: Vozes, 2010.
RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro. Tradução de Lucy Moreira Cesar. Campinas: Papirus, 1991.
SANTOS, Erisvaldo Pereira dos. Alteridade e diversidade no currículo escolar: a propósito das relações étnico-raciais no currículo de pedagogia e de formação de professores. In: BACKES, José Licínio; PAVAN, Ruth (Org.). Relações étnico-raciais, gênero e desigualdade na educação básica. Campinas-SP: Papirus, 2016. p. 125-148.
SANTOS, Erisvaldo Pereira dos. Formação de professores e religiões de matrizes africanas: um diálogo necessário. 2. ed. Belo Horizonte: Nandyala, 2015.