PGE504 - SEMINÁRIOS TEMÁTICOS IV - IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Ementa: Políticas públicas e o “problema” da implementação. Modelos de análise aplicados à implementação de políticas públicas. Desafios de implementação de políticas públicas e as conexões com as políticas educacionais. A abordagem dos arranjos político-institucionais. Articulação e coordenação intra e intergovernamental: interações entre atores governamentais e não governamentais em políticas públicas e na política educacional. Coordenação intersetorial. Redes de Políticas Públicas e suas relações com a política educacional. Os profissionais da educação como agentes implementadores no nível local. A escola como lócus da implementação de políticas educacionais e sociais no território.

Carga horária: 30h

Bibliografia: 

ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, Faperj, 2009.

CAPELLA, Ana. Perspectivas Teóricas sobre o Processo de Formulação de Políticas Públicas. BIB, São Paulo, n. 61, p. 25-52, 1º semestre de 2006.

CAPELLA, Ana. Análise de políticas públicas: da técnica às ideias. Idéias – Rev. Inst. Filos. Ciênc. Hum. UNICAMP, v. 6, n. 2, p. 13-34, jul./dez. 2015.

CARVALHO, José M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

CASTRO, Cláudio de M. Ensino Privado ou Público: eis a (falsa) questão. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 1, n. 1, 1993.

COSTA, Valeriano. Políticas Públicas no Brasil: uma agenda de pesquisas. Ideias – Rev. Inst. Filos. Ciênc. Hum. UNICAMP, v. 6, n. 2, jul./dez. 2015.

COUTINHO, Carlos N. O Estado Brasileiro: gênese, crise, alternativas. In: LIMA, J.; NEVES, L. Fundamentos da Educação escolar no Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2006.

DUBOIS, V. Políticas no guichê, políticas do guichê. In: R.R.C. PIRES (Org.), Implementando desigualdades: Reprodução de desigualdades na implementação de políticas públicas. IPEA, 2019.

HILL, Michael; HUPE, Peter. Implementation Theory: The Top down/Bottom-up Debate. Capítulo 3, in Implementing Public Policy: Governance in Theory and in Practice. Sage Publications, 2002.

HUPE, Peter; HILL, Michael. Street-Level Bureaucracy and Public Accountability. Public Administration, v. 85, n. 2, p. 279–299, 2007.

LIPSKY, M. Street-Level bureaucracy. ENAP, 2019.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas públicas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.

MATLAND, R. Synthesizing the Implementation Literature: The Ambiguity-Conflict Model of Policy Implementation. Journal of Public Administration Research and Theory, v. 5, n. 2, p. 145-174, 1995.

MEYERS, Marcia; VORSANGER, Susan. Burocratas de nível de rua e a implementação de políticas públicas. In: PETERS, G. & PIERRE, J. Administração Pública Contemporânea. São Paulo: Editora UNESP, 2013.

MIRANDA, Estela. As contribuições de Michael Apple e Stephen Ball para a pesquisa sobre políticas educacionais como campo teórico. Disponível em: http://www.jornadasrelepe.com.br/img_editor/Texto%20completo%20Estela.pdf.

OLIVEIRA, B. R. A implementação do Programa Bolsa Família sob a perspectiva da condicionalidade educacional: uma análise a partir dos agentes públicos de base. Revista do Serviço Público, v. 65, n. 4, p. 517-544, 2014.

OLIVEIRA, B. R. A implementação de políticas educacionais no nível micro: uma análise a partir dos profissionais da escola no contexto da prática. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Politica Educativa, v. 4, p. 1-17, 2019.

OLIVEIRA, B. R.; DAROIT, D. Public Policy Networks and the Implementation of the Bolsa-Família Program: An Analysis Based on the Monitoring of School Attendance. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 28, 2020.

OLIVEIRA, B., & PENA, M. T. S. Avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no contexto da Nova Gestão Pública: Uma análise do programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto sob a perspectiva dos agentes de base em educação. Education Policy Analysis Archives, v. 26, n. 133, 2020. https://doi.org/10.14507/epaa.26.3697.

OLIVEIRA, B.R; PEIXOTO, M.C. Trazendo à tona aspectos invisíveis no processo de implementação de políticas públicas: uma análise a partir do Programa Oportunidades. In: PIRES, R. R. C. Implementando desigualdades: reprodução de desigualdades na implementação de políticas públicas. Rio de Janeiro: Ipea, 2019.

OLIVEIRA, Vanessa Elias; ABRUCIO, Fernando Luiz. Burocracia de médio escalão e diretores de escola: Um novo olhar sobre o conceito. In: PIRES, R.; LOTTA, G.; OLIVEIRA, V. (Eds.) Burocracia e politicas públicas no Brasil: interseções analíticas. Brasília: IPEA/ENAP, 2018.

PIRES, Roberto Rocha C. Sociologia do guichê e implementação de políticas públicas. BIB, São Paulo, n. 81, 1º semestre de 2016 (publicada em agosto de 2017), p. 5-24.

PIRES, Roberto. Intersetorialidade, arranjos institucionais e instrumentos da ação pública. Cadernos de Estudos Desenvolvimento Social em Debate, n. 26, MDS/SAGI, p. 67-80, 2016.

SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, v. 8, n. 16, p. 20-45, jul./dez. 2006.

WINTER, Soren. Perspectivas de implementação: status e reconsideração. In: PETERS, G. & PIERRE, J. Administração Pública Contemporânea. São Paulo: Editora UNESP, 2013.

Bibliografia complementar:

BALL, Stephen. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, jul./dez. 2001.

FREY, K. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, n. 21, jun. 2000.

LOTTA, G. Teoria e análises sobre implantação de políticas públicas no Brasil. Brasília: Enap, 2019.

MAYNARD-MOODY, S.; MUSHENO, M. Cops, Teachers, Counselors: Narratives of Street-Level Judgment. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2003.

MELLO, J. (Org.). Implementação de políticas e atuação de gestores públicos: experiências recentes das políticas de redução das desigualdades. Brasília: Ipea, 2020.

PIRES, R.; LOTTA, G.; OLIVEIRA, V. (Eds.). Burocracia e politicas públicas no Brasil: interseções analíticas. Brasília: IPEA/ENAP, 2018.

PRESSMAN, J.; WILDAVSKY, A. Implementation: How Great Expectations in Washington Are Dashed in Oakland; Or, Why It's Amazing that Federal Programs Work at All, This Being a Saga ... Morals on a Foundation. University of California Press, 3ª ed., 1984.