PROCEDIMENTOS PARA A ENTREGA DA VERSÃO FINAL DA DISSERTAÇÃO/TESE E SOLICITAÇÃO DO DIPLOMA
Atualizado em 29 de janeiro de 2024.
Após a defesa de sua dissertação/tese, você deverá seguir os procedimentos abaixopara a obtenção do diploma de Mestre/Doutor em Educação. Com a nova Portaria PROPP nº23/2019, a solicitação de diploma acontecerá exclusivamente via sistema Minha UFOP. Atenção: não será necessário entregar nenhum papel impresso à Secretaria. Todososdocumentos poderão ser entregues por meio digital (sistema Minha UFOP e e-mail).
PASSO 1: ELABORAÇÃO E ENTREGA DA VERSÃO FINAL DIGITAL DA DISSERTAÇÃO/TESE
1º. Finalizada a defesa, você terá o prazo de 3 (três) meses para efetuar as correçõessugeridas pelos membros da banca (prazo determinado pela Resolução CEPE nº 8.039/2020, item 11.10).
2º. Imediatamente após a defesa, inicie as correções do seu trabalho. Após concluí-las, encaminhe seu trabalho ao/à professor/a orientador/a para análise. Estando as correções dentro das exigências, o professor/a orientador/a solicitará à Secretariaaemissão da Folha de Aprovação. A Folha será encaminhada ao/à discente pela Secretaria ou pelo/a orientador/a.
3º. Em seguida, via Minha UFOP, providencie sua Ficha Catalográfica: MinhaUFOP>Biblioteca Digital > SIOF. A Ficha Catalográfica deve ser inserida após a folhaderosto e seguida da Folha de Aprovação. Para maiores informações ou dúvidas sobre o processo de emissão a Ficha, entre em contato com a biblioteca através do (31) 3557-9414/ (31) 3557-9415 ou do ficha.sisbin@ufop.edu.br.
4º. Imediatamente após as correções e a inserção da Folha de Aprovação e da Ficha Catalográfica, disponibilize, por e-mail, à Secretaria, com cópia para o/a orientador/a:
- Versão digital, COMPLETA, da dissertação/tese em PDF, contendo resumo, palavras-chave, abstract, keywords, Folha de Aprovação e Ficha Catalográfica;
- No e-mail, informe o projeto de pesquisa ao qual está vinculada sua dissertação/tese.
5º. Após entrega da versão final digital, a Secretaria emitirá o Termo de Concessão de Grau que será inserido no sistema Minha UFOP pelo/a aluno/a para a solicitação do diploma;
6º. Após finalizados os ajustes, você deverá enviar ao Repositório da UFOP através do e-mail: repositorio@ufop.edu.br:
i) a versão digital completa de sua dissertação/tese;
ii), Cópia digitalizada em PDF do Termo de Autorização para Publicação contendo assinatura manuscrita. Aquele/a que não puder imprimir e escanear o documento poderá enviar o termo sem assinatura, devendo preencher o local e a data e enviar o arquivo em formato PDF). Endereço do Termo: https://www.repositorio.ufop.br/image/termo_autorizacao_autor.docx
Assim que o Repositório receber os documentos e conferi-los, será emitida a declaraçãode entrega do Termo de Autorização e o Nada Consta (esse último está condicionado à não existência de pendências por parte do/a discente junto ao Sistema de Bibliotecas). A declaração de Nada Consta e de entrega do Termo de Autorização serão enviadas ao e-mail do/a discente e serão inseridas, posteriormente, na Minha UFOP para a solicitação do diploma.
Observações: A Ficha Catalográfica e a Folha de Aprovação não devem ser adicionadas ao trabalho como formato imagem (a Folha de Aprovação, que contém assinatura eletrônica, deve apresentar seus links ativos). Utilize algum programa para inserir os arquivos PDFs da Ficha e da Folha de Aprovação no arquivo PDF da dissertação/tese. Além da ferramenta “juntar PDF”, você pode usar outras como “organizar PDF”, “dividir PDF” etc. Entre em contato com o Repositório (31 3559-1507 - repositorio@ufop.br) ou como SISBIN (31 3559-1501 - sisbin@ufop.edu.br) para maiores informações ou dúvidas.
PASSO 2: SOLICITAÇÃO DO DIPLOMA NO SISTEMA MINHA UFOP
1º. Acesse o sistema Minha UFOP, campo Pesquisa e Pós-Graduação.
2º. Em seguida, acesse o campo Protocolização de Requerimento Pós-Graduação e Selecione Requerimento - Emissão de Diploma.
3º. Confira seus dados pessoais. Caso haja divergência, entre emcontato com a Secretaria.
4º. Insira, nos campos específicos, os documentos solicitados:
- Termo de Concessão de Grau; Histórico Escolar;
- Diploma do grau acadêmico anterior (frente de verso). Deve ser o mesmo apresentado no ato matrícula;
- Carteira de identidade (não é aceita a CNH);
- Passaporte ou Carteira de Registro Nacional Migratório (se estrangeiro);
- Certidão de Quitação Eleitoral emitida pelo TSE;
- Cópia do comprovante de entrega do Termo de Autorização para publicação eletrônica na biblioteca digital de teses e dissertações da UFOP no SISBIN (Repositório);
- Nada Consta do SISBIN.
É importante acompanhar o andamento da solicitação pelo sistema Minha UFOP, pois pode ser necessária a apresentação de outros documentos ou a alteração de algum dado. Tal notificação de pendência será sempre encaminhada via sistema. Para dúvidas sobre esse procedimento, sugerimos a leitura da Portaria PROPP nº23/2019, disponível no site do PPGE.
A Pró-Reitoria terá até 90 dias, após a abertura do processo, para a expedição do documento. Mantenha seu e-mail atualizado, pois no próximo ano precisaremos fazer contato com você para incluirmos alguns dados no relatório anual da CAPES.
Exemplos de arquivos: