PGE2 - SEMINÁRIOS TEMÁTICOS IX - FORMAÇÃO DE PROFESSORES COLÔMBIA - BRASIL: SÉCULO XX HISTÓRIA COMPARADA

Ementa: Expor e analisar as teorias da História comparada em educação. Analisar os estudos comparados sob a formação dos professores feitos em Colômbia e Brasil como referente pela política pública educativa. Discutir as razões pelas quais a formação dos professores mudou no final do século XX na Colômbia e Brasil. Destacar a relevância que a história comparada tem para a educação na atualidade. Compreender como construir a metodologia comparada como um instrumento analítico dos sistemas educativos e da pesquisa educacional.

Carga horária: 30h

Bibliografia: 

ALTBACH, Phillip G. Tendencias en la Educación Comparada. Revista de Educación, Madrid, España, n. 293, set./dez. 1990, p. 295-309. Disponível em: https://www.educacionyfp.gob.es/dam/jcr:299e8b8a-1967-495c-ae45-5219167f39f6/re2931300479-pdf.pdf.

BARROS, J. D’Assunção. História Comparada. Petrópolis: Vozes, 2014.

BARROS, J. D. História Comparada - da contribuição de Marc Bloch à constituição de um moderno campo historiográfico. História Social, Campinas, v. 13, p. 7-21, 2001. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/rhs/article/view/207.

BELLO DE SOUZA, D.; MARTINEZ, S.A. (org.). Educação Comparada: rotas do além-mar. São Paulo: Xamã, 2009.

BROADFOOT, P. Comparative education for the 21st century: retrospective and prospect. Comparative Education, London, v. 36, n. 3, 2000. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Patricia-Broadfoot-2/publication/248993308_Comparative_Education_for_the_21st_Century_Retrospect_and_prospect/links/55fed62708aec948c4f70246/Comparative-Education-for-the-21st-Century-Retrospect-and-prospect.pdf.

CANÁRIO, Rui. A Escola e a Abordagem Comparada. Novas realidades e novos olhares. Sísifo. Revista de Ciência da Educação, Lisboa, n. 1, set./dez. 2006, p. 27-36. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/37.

COWEN, R.; KAZAMIAS, A.; UNTERHALTER, E. Educação comparada: panorama internacional e perspectivas., v. 1. Brasília: UNESCO/CAPES, 2012.

CROSSLEY, Michael. Comparative and International Education: Contemporary Challenges, Reconceptualization and New Directions for the Field. Current Issues in Comparative Education, Teachers College, Columbia University, v. 4, n. 2, 2002. Disponível em: http://www.tc.columbia.edu/cice/Archives/4.2/42crossley.pdf.

FRANCO, Maria Ciavatta. Quando nós somos o outro: Questões teórico-metodológicas sobre os estudos comparados. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 72, p. 197-230, ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/xGMSnNdj7LYCdPrgFNp7C5Q/?lang=pt&format=pdf.

HOLMES, B. L´éducation comparée et son evolution. Perspectives, Paris, v. XV, n. 3, p. 355-381, 1985.

JARDILINO, J. R. L. Formação de professores na América: notas sobre história comparada da educação no século XX. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 2, n. 2, p. 54-67, 15 maio 2010. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/13.

LANG, Peter; SCHRIEWER, Jürgen. Comparative social science: Characteristic problems and changing problem solutions. Comparative Education, v. 42, n. 3, p. 299-336, 2006.

LIMA-JARDILINO, J. R. Houve Uma Escola normal superior na américa latina? o caso Brasil e Colômbia. Revista Historia De La Educación Colombiana, v. 11, n. 11, p. 95-108, 2008. Recuperado de: https://revistas.udenar.edu.co/index.php/rhec/article/view/1033.

LOURENÇO FILHO, Manoel B. Educação Comparada. 3. ed. Brasília: INEP/MEC, 2004. Disponível em: https://www.sbec.fe.unicamp.br/pf-sbec/publicacoes/livros/lourencoeducacaocomparada.pdf.

MEDINA, Mendófilo. Para una historia comparada de Colombia y Venezuela 1830-2004. Anuario de Historia Regional y de las Fronteras, v. 10, n. 1, set. 2005, p. 41-51.

NÓVOA, A. Modèles d´analyse em éducation comparée: le champ et le carte. Histoire et Comparaison (ensayos sobre educación). Lisboa: Educa, 1998.

NÓVOA, A. Vers un comparatisme critique. Regards sur l´éducation. Lisboa: Educa, 2005.

NÓVOA, António. Histoire & comparaison. Lisboa: Educa, 1998.

SAVIANI, Demerval. História Comparada da Educação. Revista História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 5, n. 10, p. 5-16. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30500.

SCHRIEWER, Jürgen. Sistema Mundial e Inter-relacionamento de Redes: a Internacionalização da Educação e o Papel da Pesquisa Comparativa. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 76, n. 182/183, p. 241-302, jan./ago. 1995. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3669.

APARECIDA DOS REIS, Danielle. A universitarização dos cursos de formação inicial de professores da educação básica: Limites e possibilidades para a profissionalização docente. Cadernos CIMEAC, v. 7, n. 2, p. 82-102, 2017. DOI: 10.18554/cimeac.v7i2.2060.

APARECIDA SANTANA MARCONDES, Martha. Educação comparada: perspectivas teóricas e investigações. EccoS Revista Científica, v. 7, n. 1, p. 139-163, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/715/71570107.pdf.

BOURDONCLE, Raymond. Normalisation, academisation, universitarisation, partenariat: de la diversité des voies vers l’université. Revista da Facultade de Educação, v. 23, n. 1/2, p. 29-48, 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/rfe.v23i1-2.59590.

DIAS PEREIRA, Renato José. Política de formação de professores no Brasil (2000-2010): Um estudo sobre o contexto de influência na formulação de políticas nos documentos da comissão permanente de educação da câmara federal. [Tese de mestrado]. Universidade Federal de Ouro Preto, 2021.

HERSZKOWICZ-FRANKFURT, Sandra. A formação de professores a partir da Lei 5692/71: Ecos da crítica acadêmica. São Paulo, s.f. Disponível em: https://es.scribd.com/document/340196769/A-Formacao-de-Professores-a-Partir-Da-Lei-5692.

JAMIL CURY, Carlos Roberto; MARIA IGNEZ SAAD BEDRAN TAMBINI, Maria Umbelina Caiafa Salgado e SANDRA AZZI. A Profissionalização do ensino na Lei no. 5692/71. Brasília, 1982. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002257.pdf.

MANCEBO, María Esther. Navegando entre la tradición normalista y la universitaria: la institucionalidad de la formação docente inicial em Uruguay (2005-2019). Cuadernos de Investigación Educativa, v. 10, n. 1, p. 85-104, 2019. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S1688-93042019000100085&script=sci_abstract.

QUEIRÓS ALVES, Vanessa. Formação de professores a partir da Lei No 5692/71 no estado do Paraná. Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. IV Seminário Internacional de Representações sociais, subjetividades e educação – SIRSSE. VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente, 2017. p. 10308-10321.

RÁTIVA VELANDIA, Marlén. La formación de maestros en la Escuela Normal Superior de Cartagena de Indias de 2002 a 2010. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 11, n. 22, p. 111-124, 2019. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/285/221.

Añorga Morales, Julia; Valcárcel Izquierdo, Norberto y De Toro González, Aida. La educación comparada. Método esencial de la educación avanzada. Varona, n. 43, p. 14-16, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3606/360635563004.pdf.

CABALLERO, Angela; MANSO, Jesús; MATARRANZ, María; VALLE, Javier. Investigación en Educación Comparada: Pistas para investigadores noveles. Revista Latinoamericana de Educación Comparada, ano 7, n. 9, p. 39-56, 2016. Disponível em: https://www.saece.com.ar/relec/revistas/9/art3.pdf.

CORDEIRO, Jaime. A educação comparada e a didática. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 20, n. 2, p. 143-154, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/319925119_A_educacao_comparada_e_a_didatica.

FELDMAN, Daniel; ATORRESI, Ana; MEKLER, Víctor. Planes y programas para mejorar el aprendizaje y reducir el fracaso en la educación básica en América Latina. Revista Latinoamericana de Educación Comparada, ano 4, n. 4, p. 12-24, 2013. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6503070.

WHITE, Doug. Enfoques dentro de la educación compar