A presente pesquisa teve como proposta analisar aspectos da formação inicial de professores de Educação Física, utilizando como ponto de partida as representações de docentes do componente que atuam na Rede Municipal de Educação Básica das cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, municípios da região pertencente à Grande São Paulo conhecida como Grande ABC, ou ABC paulista, e egressos das Instituições de Ensino Superior ali situadas. A escolha da região se deu em função da diversidade das instituições ali presentes que oferecem o curso. O estudo objetivou compreender a elaboração das significações docentes construídas nos cursos de formação inicial de professores de Educação Física acerca da escola pública e da docência. Foram gravadas em áudio entrevistas semi-estruturadas com docentes egressos dos cursos das diferentes IES pertencentes à região, e que atuem como docentes de escolas das redes públicas municipais. Pudemos, ao longo da pesquisa, verificar de que forma os currículos de diferentes instituições de uma mesma região compreendem a escola pública e a docência do componente Educação Física na formação inicial. Embora o território de formação e de atuação seja o mesmo, os docentes identificam um grande distanciamento entre os conhecimentos priorizados no curso de origem e aqueles requisitados pelo cotidiano escolar. Chamam a atenção para as ausências de temáticas relevantes para atuação na escola contemporânea e denunciam o privilégio concedido a saberes por eles entendidos como secundários ou até mesmo vistos como desnecessários na prática pedagógica. As análises realizadas a partir do material coletado procuraram compreender quais discursos são legitimados e quais estão interditados nos currículos a que os sujeitos da pesquisa foram submetidos. As considerações objetivaram trazer um deslocamento para discutir alternativas de mudanças e de reinterpretação do currículo de formação de professores de Educação Física, estabelecendo assim sentidos que caminhem ao encontro de perspectivas sintonizadas com o cotidiano escolar, suas necessidades e sua realidade.
Essa pesquisa investigou o trabalho com a Educação das Relações ÉtnicoRaciais/ERER no currículo e na formação inicial de professores do curso de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora, especialmente após o período da promulgação da Lei 10.639 de 2003, e da criação das DCN’s ERER no ano de 2004. A partir de uma abordagem qualitativa, o percurso metodológico dessa pesquisa teve como estratégias de investigação e produção de dados a pesquisa bibliográfica; o estado do conhecimento; a análise de documentos; a realização de entrevistas semiestruturadas; e a aplicação de questionário. Para a pesquisa documental, foram acessados e analisados o Projeto Político Pedagógico da licenciatura, os planos de ensino das disciplinas obrigatórias para a licenciatura, o Projeto Pedagógico Institucional das licenciaturas da UFJF, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a fim de compreender como a temática das relações étnico-raciais se apresenta nesses arquivos. Para a realização das entrevistas – nas quais buscamos fomentar discussões referentes à formação docente, currículo e ERER – os sujeitos selecionados foram os/as docentes que apresentam algum indício com o trabalho dessa temática no plano de ensino de suas disciplinas, sendo entrevistados cinco docentes no total. Já o questionário foi enviado a discentes matriculados no 8º período em diante, com vistas a identificar seus conhecimentos acerca da ERER, e investigar se esses saberes são provenientes de experiências formativas do ambiente da FAEFID. Apenas três discentes responderam o questionário. Constatamos, sob o viés do currículo escrito, que a licenciatura da FAEFID não oferece uma disciplina obrigatória sobre a temática, e que, de modo geral, esses documentos não asseguram um diálogo efetivo com a temática das relações étnico-raciais, como propõe as DCNs ERER. Quanto às condutas práticas, identificamos poucas propostas de trabalho com a temática, e percebemos que elas ocorrerem a partir de iniciativas individuais, não havendo indícios de enfrentamento e construções coletivas, o que afeta diretamente a inserção da ERER no currículo de formação inicial desse curso. Como indícios positivos, os/as docentes apontaram o incômodo diante da ausência de ações e/ou do trabalho limitado que vem sendo realizado em suas disciplinas e no contexto geral da FAEFID, e demonstraram-se otimistas frente à reformulação curricular que vem sendo elaborada. Manifestaram-se também sensibilizados com a temática, e favoráveis à sua circulação nos debates da FAEFID e nas reuniões destinadas à construção desse novo currículo.
A presente pesquisa buscou verificar se e como o componente curricular Educação Física está presente nos cursos de formação inicial em Pedagogia. Para tanto, foram analisados os PPCs de 41 Universidades Federais. A escolha recaiu sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Federais que oferecem o curso em sua modalidade presencial. Foram desconsideradas as IES que não se organizam enquanto Universidade, ou seja faculdades, institutos, entre outros, bem como as Universidades Públicas Federais que não oferecem o curso de pedagogia. Também foram excluídas as Universidades que, apesar de ofertar o curso presencialmente, não disponibilizam os PPCs em seus sites oficiais. A coleta de dados ocorreu no período entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020, por meio do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior na plataforma e-MEC do Ministério da Educação do Brasil. A análise propiciou a compreensão que existe uma polissemia discursiva em relação ao componente nos cursos verificados. As questões levantadas neste trabalho evidenciam a problemática da divisão da Educação Física e seu reflexo nos cursos de pedagogia das Universidades Federais do Brasil.
Este artigo tem como foco central os saberes matemáticos entrelaçados nas práticas corporais nos diferentes contextos do dia a dia da comunidade Parkatêjê, localizada na Amazônia Oriental, no sudeste paraense. Neste estudo, buscam-se refletir sobre os sentidos da expansão capitalista na região Amazônica pós-1970, na concretização de novos conhecimentos matemáticos desenvolvidos no contexto cultural dessa comunidade; e identificar os saberes matemáticos indígenas tecidos ao longo do tempo, através de suas vivências e memórias. Para tanto, esta pesquisa de abordagem qualitativa utiliza-se os seguintes instrumentos metodológicos para a produção e análise dos dados da investigação: observação participante, entrevistas, narrativas orais e relatos dos mais velhos da comunidade Parkatêjê. É um estudo que tem como eixo de análise a cultura e a educação, com base em práticas matemáticas experimentadas no cotidiano desta sociedade, desenvolvidas na Escola Indígena Estadual “Peptykre Parkatêjê”, com a participação de estudantes indígenas de turmas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Percebe-se nas narrativas orais e nos relatos dos “velhos” e das “velhas” da comunidade Parkatêjê, variados conceitos, conteúdos e procedimentos matemáticos, como noções de espaço, medidas de tempo, medidas de capacidade, força, números, geometria, dentre outros. Os achados da pesquisa salientam a importância da valorização dos saberes indígenas nas práticas matemáticas vivenciadas na Educação Escolar Indígena, intensificando a interculturalidade dos diferentes saberes da comunidade Parkatêjê.
A pesquisa teve como objetivo analisar como se construíram as relações pedagógicas entre professores orientadores (POs) e licenciandos no período de desenvolvimento do estágio curricular supervisionado (ECS) em um curso de Licenciatura em Educação Física (EF). Os dados apresentados fazem parte de uma pesquisa que acompanhou o ECS da Licenciatura em EF por dois anos em uma instituição de ensino superior da Zona da Mata Mineira. Baseado na abordagem qualitativa interpretativa, realizou-se um estudo de caso, usando entrevistas e observação sistemática como técnicas de coleta de dados. Constatou-se que os POs empreendem esforços para realizar o acolhimento dos licenciandos, contudo, devido ao limite de tempo, as experiências ficaram reduzidas ao planejamento de algumas aulas e suas intervenções, não havendo uma reflexão sobre as ações didáticas realizadas. Consideramos, portanto, que as construções pedagógicas, no decorrer do ECS, estão condicionadas a diferentes fatores, limitando suas potencialidades na formação docente.
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados do estado da arte da tríade conteúdo-forma-destinatário do planejamento na Educação Física escolar, sendo extrato de uma tese de doutoramento. Metodologicamente, foram examinadas 27 publicações no Portal de Periódicos da CAPES e na SciELO. Os resultados evidenciaram a abordagem de diversos conteúdos, destacando a aptidão física, promoção da saúde, esportes e cultura corporal. Sobre a forma, observamos princípios da periodização do treinamento, da centralidade do movimento, do planejamento participativo, além de métodos das próprias redes de ensino. Acerca da formação humana, percebemos como finalidades o desenvolvimento da qualidade de vida, de atletas de rendimento, de habilidades e competências ligadas às aprendizagens flexíveis, de sujeitos críticos e autônomos de modo integral e inclusão de alunos com deficiência. Concluímos que o planejamento é essencial a tomada de consciência das ações e operações docentes capazes de promover a apropriação do conhecimento na Educação Física escolar.
O avanço da Educação a Distância com o suporte do Ambiente Virtual de Aprendizagem, a exemplo da Plataforma Moodle, vem impulsionando constantemente a oferta de novos cursos e o atendimento a formação de qualidade a pessoas que distam geograficamente das universidades em grande parte do território brasileiro. Diante de tal contexto, nesta investigação tem-se o propósito de apresentar as experiências vivenciadas de ensino e de aprendizagem nas disciplinas de Pesquisa e Prática Pedagógica ofertadas em um curso de Licenciatura na modalidade de Educação a Distância pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto/CEAD/UFOP. Para tal, pretende-se relatar as ações desenvolvidas e suas perspectivas contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem de futuros professores de Geografia. Ademais, a busca por novos caminhos e práticas para a construção do conhecimento, a exemplo do que vem ocorrendo em termos da modalidade a distância, vem impulsionado novas pesquisas, sobretudo, na área de formação de professores, em busca de outras possibilidades em torno de novo design que possa contribuir de forma mais efetiva para a prática dos docentes em face a novas demandas que emergem na contemporaneidade.
Este artigo tem como tema o Turismo Virtual nos processos de mediação pedagógica e apresenta como questão principal: o Turismo Virtual em museus pode potencializar a construção de projetos interdisciplinares por futuros professores, para mediar a produção de conhecimento histórico acerca das informações de mundo? Com a sociedade cada vez mais conectada, há uma busca constante por experiências que promovam a imersão em novas práticas, permeadas pela cultura. Nessa perspectiva, constitui-se objetivo geral da investigação analisar as contribuições da inserção do Turismo Virtual em museus nos processos de mediação pedagógica, a fim de verificar suas potencialidades na construção de projetos interdisciplinares por futuros professores. Para o desenvolvimento da pesquisa, além de discussões sobre interdisciplinaridade e tecnologias digitais, exploramos, também, o campo do Turismo e, dentro dele, os museus como espaços de construção do conhecimento. Foi adotada a abordagem qualitativa e multirreferencial. Para a coleta de dados optou-se pela pesquisa bibliográfica e pela pesquisa de campo. Os resultados apontam o Turismo Virtual em museus como uma alternativa didático-pedagógica para a interdisciplinaridade, a formação e o fazer docente.
Recentemente, tem-se intensificado o diálogo entre diferentes campos do saber, principalmente, com vistas a melhor contribuir tanto para o processo de ensino quanto de aprendizagem em diferentes áreas de conhecimento. Nesse sentido, por meio dos ensinamentos de Geografia, tem-se buscado contribuir para que os educandos possam promover a leitura crítica acerca das informações de mundo. Para tal, a Geografia tem encontrado na Literatura o apoio para a realização desta leitura. Tal premissa, tem-se atrelado ao fato de existirem variados caminhos que podem revelar importantes perspectivas quando se pensa a relação entre o saber literário e o saber geográfico. Diante do exposto, buscou-se refletir sobre alguns dos aspectos que corroboram com a integração da Geografia e da Literatura, além de uma proposta didática que envolva essas duas disciplinas. Em relação ao percurso metodológico, realizou-se uma revisão de literatura sobre a temática investigativa em questão e a busca por obras literárias recentes, como sugestão e base para as atividades. Tornou-se mais evidente que conhecer diferentes abordagens, pode possibilitar uma construção de conhecimento de forma mais efetiva e, por a Literatura oferecer inúmeros caminhos, pode-se também facilitar ao aluno estabelecer relações, refletir sobre elas e compreender o mundo em que vive.
No contexto atual da história de evolução da humanidade, tem-se tornado crescente o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) pela sociedade tanto nas relações cotidianas quanto nas relações de trabalho. Neste novo contexto, tem-se tornado constante o uso de plataformas digitais. Dentre elas, a plataforma youtube tem despertado o interesse das pessoas de diferentes faixas etárias, principalmente, estudantes da educação básica. Diante do exposto, buscou-se por meio desta pesquisa analisar as contribuições dos vídeos do youtube para o processo de ensino e de aprendizagem de conteúdos abordados com estudantes do 9° ano do ensino fundamental e do 1° ano do ensino médio, de escolas públicas localizadas no interior do estado de Minas Gerais. Para tal, nesta investigação de cunho eminentemente qualitativo, os dados foram coletados a partir de um questionário aplicado aos estudantes, os quais sustentaram nossas análises e reflexões a luz do referencial teórico que versa sobre a temática desta pesquisa. Evidenciou-se que os alunos consideram a plataforma youtube como um recurso fundamental em seu processo educativo e que os professores utilizam tal recurso enquanto algo inovador e que pode potencializar o processo de ensino. Ademais, evidenciou-se, principalmente, a importância da mediação pedagógica, pois, dependendo das práticas pedagógicas implementadas, as videoaulas podem reafirmar práticas que pouco podem contribuir em tais processos.
Atualmente, a sociedade tem presenciado inúmeras transformações e mudanças atreladas ao avanço tecnológico. No campo educacional, os diferentes contextos têm evidenciado reflexos e desdobramentos sobre a práxis pedagógica. Diante do exposto, buscou-se por meio desta pesquisa apresentar o conhecimento produzido acerca dos princípios básicos do Moodle. Assim, o objetivo principal consistiu em refletir sobre os quatro conceitos principais do Moodle, (Construtivismo, Construtivismo Social, Construcionismo, Comportamento Conectado e Separado) na utilização dos módulos de recursos e atividades do Moodle e como a prática dos atores (alunos, tutores, professores, designers instrucionais) pode ser baseada ou não por esses conceitos. Para tal, procedeu-se uma pesquisa para o levantamento de dados e informações em teses e dissertações junto a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), por meio de descritores em consonância com os preceitos desta investigação. Como aportes teóricos para promovermos nossas reflexões, nos embasamos de Jean Piaget como base teórica do Construtivismo, Lev Vygotsky como base teórica do Construtivismo Social, Seymour Papert como base teórica do Construcionismo, Dougiamas e Taylor como base teórica do Comportamento Conectado e Separado. Evidenciou-se por meio desta pesquisa que o Moodle tanto pode oferecer recursos quanto pode estimular a educação com base construtivista, construcionista e construtivista social, porém docentes e tutores, para promover o processo de mediação pedagógica, precisam contemplar uma dinâmica de articulação que seja capaz de (re)dimensionar ações e práticas continuamente em face das novas demandas para melhor consubstanciar as atividades propostas e a prática de estudos dos discentes.
Recentemente, o avanço tecnológico tem impulsionado inúmeros reflexos sobre a sociedade de um modo geral, principalmente, no campo educacional no qual tem-se evidenciado intensos desdobramentos de tais influências em relação ao processo de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento. Nesse sentido, o objetivo principal consistiu em analisar como o Trabalho de Campo Virtual pode se tornar uma metodologia eficaz para o processo de ensino e de aprendizagem. Para tal, buscou-se constituir uma parceria colaborativa com professores que atuam nos anos iniciais em uma escola pública, localizada na cidade de Ipatinga-MG. Evidenciou-se, por meio desta pesquisa que, o Trabalho de Campo Virtual pode proporcionar inúmeras contribuições para o processo de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimentos acerca dos fatos e fenômenos geográficos. Ademais, demonstrou-se também que a parceria colaborativa pode contribuir para o crescimento e aprimoramento profissional docente, sendo que o maior desafio é manter a parceria durante todo o projeto, pois, muitas vezes, os docentes por diferentes motivos, não têm a oportunidade de frequentar cursos de formação continuada.
Este artigo tem a finalidade de analisar como a valorização da cultura popular pode ser uma possibilidade para auxiliar na redução das iniquidades educacionais. Além disso, visa identificar as principais iniquidades educacionais da realidade brasileira, apresentar as concepções do conceito de cultura popular, bem como os desafios e a importância de valorização da cultura popular para a formação política, crítica e integral do discente. Para tal, configura-se como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com análise interpretativa, descritiva e crítica acerca dos principais escritos sobre a temática em estudo. Foram analisados artigos científicos e livros de autores como: Abib (2015), Arroyo (2014), Bourdieu (1998), Carneiro, Araújo e Santos (2023), Freire (1967), Santaella (2003), Thin (2006), entre outros. Acredita-se que a valorização dos saberes populares pelo currículo escolar aliada às políticas públicas de educação, a sólida formação inicial de professores e a busca constante por formação continuada, poderá possibilitar a formação política, ética e cidadã dos estudantes. Com isso, as trajetórias escolares poderão se tornar mais regulares, ocorrendo dessa forma, a diminuição das taxas de reprovação, da distorção série-idade e do abandono escolar, isto é, a redução das iniquidades educacionais.
A utilização das TDICs, na prática docente, aliada ao uso de metodologias inovadoras, pode proporcionar o desenvolvimento do indivíduo para além da dimensão intelectual, incluindo, também, os aspectos físico, social e cultural. Mediante a importância do exposto, principalmente no que se refere a educação contemporânea, esta pesquisa visa analisar como o uso das TDICs pelos docentes em sala de aula podem contribuir com a formação integral do sujeito. A metodologia adotada nesta investigação é a abordagem qualitativa, de revisão bibliográfica, com caráter descritivo e interpretativo dos dados coletados. Foram analisados artigos e livros de autores como: Duarte e Scheid (2016), Giraffa e Santos (2023), Kenski (2012), Lévy (2010), Nascimento (2009), Silva (2024), Weffort, Andrade e Costa (2019). Os resultados da análise apontam que existem inúmeras possibilidades para o uso das tecnologias na perspectiva da formação integral do sujeito. Entre elas o ensino personalizado, o ensino híbrido, o surgimento de novas metodologias ativas, aprendizagem colaborativa e o professor passa ser o animador da inteligência coletiva. Diante disso, pode-se desenvolver integralmente o estudante tendo em vista uma formação humana e uma educação emancipadora.