Publicações

2024
Simões, N. F., and Ana Cristina Ferreira. “Tornando-me uma professora de Matemática de surdos: uma investigação sobre a própria prática.” Revista do NUPEM 16 (2024): 1-20. Publisher's Version Abstract

O artigo apresenta uma pesquisa que aborda as reflexões de uma professora de Matemática a respeito de sua própria prática enquanto busca transformá-la em uma prática pedagógica inclusiva. Paralelamente, observa-se a constituição de uma identidade docente como professora de Matemática de surdos. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, realizou-se no contexto de uma escola bilíngue voltada para surdos. Fundamentada na literatura sobre Educação Matemática Inclusiva, envolveu a produção de um diário de campo da pesquisadora, subsidiado por observações e gravações em vídeo de aulas ministradas em uma classe do oitavo ano do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciam a potência das reflexões sistemáticas sobre a própria prática como catalizadoras do desenvolvimento profissional e da constituição de uma identidade profissional associada ao ensino de surdos.

Silva, E. P. C., L. G. Franco, and Paula C. Mendonça. “Inquiry-based Science Teaching and Socioscientific Issues in the Classroom: Connections Based on the Analysis of Epistemic Practices..” Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências 24 (2024): 1-28. Publisher's Version Abstract

This paper analyzes continuities and changes in the constructing epistemic practices in two different instructional contexts: inquiry-based science teaching (IBST) and socioscientific issues (SSI). Based on Ethnography in Education, we followed students in an 8th-grade elementary school classroom for over a year in science lessons. We selected an event to analyze epistemic practices in discursive interactions. Considering other events over the year, the analysis of this event indicates reciprocal relationships between the IBST and SSI approaches. Inquiry-based activities fostered conscious and justified positioning by students in socio-scientific discussions. Socioscientific activities, in turn, catalysed the construction of more complex epistemic practices. Therefore, we defend the pedagogical advantages of articulations between IBST and SSI activities to support science education aims in the 21st century.

Neste editorial apresentamos as perspectivas de ciência aberta adotada pelo periódico dando destaque para as práticas de dados abertos e dados compartilhados. A disponibilização de dados de pesquisa pode aprimorar a transparência, a colaboração, a reprodutibilidade, a replicação, o reuso e o enriquecimento da produção científica no campo da Educação em Ciências. Por isso, neste editorial, trazemos novas perspectivas à temática com base em nossos aprendizados ao longo de 2023 na implementação de uma editoria de dados, a qual detalhamos o trabalho em um fluxograma. Além disso, abordamos algumas das possíveis implicações do compartilhamento ético de dados na área e relatamos alguns dos frutos das interações entre nossa equipe editorial, pessoas autoras e a comunidade acadêmica envolvida nas discussões sobre ciência aberta e sintetizamos os caminhos que temos trilhado nessa seara.

Neste editorial resgatamos a história da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências evidenciando acontecimentos chave que marcaram a trajetória do periódico como importante veículo de comunicação científica da área de Educação em Ciências. Esse resgate é uma homenagem a todas as pessoas editoras que passaram por nossa revista e deram efetivas contribuições à pesquisa no campo da Educação em Ciências. Diante de uma série de desafios, alguns presentes desde o nascimento da revista e outros novos, também é uma forma de situar nosso periódico diante das tendências e demandas editoriais vigentes, delineando perspectivas e vislumbrando novos horizontes para a Ensaio.

Rocha, Igor H. C., and João F. Soares-Quadros Jr.Curricularização na licenciatura em música e a contribuição do Projeto Cem.” In Harmonia em som: Jornada da Música, 1:109-118. Formiga (MG): Uniesmero, 2024. Publisher's Version Abstract
A formação docente no Brasil tem passado por diferentes reformulações nas últimas décadas, considerando a dinâmica social, cultural e política que permeiam o ensino em todos os níveis, em especial em nível superior. Assim, este artigo, realizado a partir de revisão de literatura, propõe discutir a curricularização no processo de formação de professores da Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e as contribuições do Projeto CEM - Curso de Extensão em Música para a implantação da creditação curricular. Para isto, a pesquisa propõe em sua discussão teórica compreender quais são as contribuições da curricularização na formação de professores de música para a atuação docente; destacar a recente mudança do Projetos Pedagógico de Curso de Licenciatura (PPC) que obriga a creditação curricular a partir de Atividades Integradas de Extensão – AIEx, considerando neste contexto de implantação a relevância dos currículos prescritos, não-prescritos e ocultos. A Creditação Curricular da Extensão pode ser definida como uma integração sistemática de atividades extensionistas dentro do Projeto Pedagógico de Curso de graduação, no Brasil é uma exigência legal e obedece ao disposto do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. Nesta perspectiva de formação curricular o projeto CEM, que atua diretamente com o ensino de instrumento violão, piano e canto para a comunidade em geral, atende às demandas relativas à curricularização, mesmo não estando os critérios de avaliação e inserção ainda totalmente estabelecidos e regulamentados pela Universidade Estadual de Montes Claros. No Entanto há de se considerar os avanços apresentados pela reformulação do PPC. 
de Almeida, Fernanda Sampaio, Marcos Vogel, and João F. Soares-Quadros Jr.Representação social e música: um estudo sobre o projeto Escola de Música "Tocando em Frente".” Revista da ABEM 32 (2024): e32211. Publisher's Version Abstract
A presente pesquisa teve como objetivo identificar a estrutura das representações sociais sobre música de um grupo de estudantes do projeto social Escola de Música “Tocando em Frente”, realizado na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (Espírito Santo-ES). Considerando a participação da música na sociedade e os referenciais sobre a importância da educação musical em contextos de projetos sociais (Almeida, 2005; Arroyo, 1999; Joly; Joly 2011; Kleber, 2006; Santos, 2005; Wille, 2005), a presente pesquisa qualificou o conceito de potencial educativo considerando três fatores, denominados tríade formativa: 1) A música como cerne da formação dentro das vivências sociais; 2) O modelo de educação não-formal promovendo os espaços para compartilhamento; 3) Os objetivos sociais que se relacionam com as necessidades sociais dos sujeitos. Caracterizada como um estudo qualitativo de caráter descritivo, este trabalho traz como referencial teórico-metodológico a abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais (Abric, 2001; Moscovici, 2009; Rateau et al., 2012). A coleta de dados foi realizada utilizando-se um questionário semiestruturado de livre associação de palavras. O tratamento dos dados foi feito com o auxílio de ferramentas computacionais de acesso livre (IRaMuTeQ e Evocation). Os resultados indicam que os termos que apresentaram maior significância da representação dos participantes foram “amor”, “aprendizado” e “persistência”. A discussão dos termos foi relacionada com a construção teórica sobre o potencial educativo do projeto. Como conclusão, percebeu-se a importância da música na formação dos participantes, havendo ainda a necessidade de promover novas reflexões acerca da atuação desses projetos sociomusicais enquanto agentes promotores de transformação social.
2023
Correa, R. A., and Ana Cristina Ferreira. “The mathematical teacher education of indigenous teachers in Brazil in the last decades of the 20th century: memoirs of a teacher educator.” Caminho da educação matemática em revista 13 (2023): 210-232. Publisher's Version Abstract

This article presents a historical study based on Oral History as a research methodology and on situated learning theory. The data analyzed are the memories of a teacher educator who trained indigenous teachers during the last decades of the 20th century. Based on the reality of indigenous education of some ethnic groups in Brazil, mathematics educators who teach teachers elaborated different proposals from the ones in use. The data were produced from interviews, authorial texts, and recollections of the teacher about her pedagogical actions in training courses for indigenous teachers. The results revealed an intense dialogue between indigenous and non-indigenous knowledge and pedagogical proposals for schools. Those elaborated proposals value the ethnic, cultural, and social diversity of each ethnic group, no longer guided by a Eurocentric and elitist understanding of mathematics but based on knowing the existence of different mathematics typical of different cultures and social groups.

Mendonça, Paula C., L. G. Franco, L. Massi, and G. R. Coelho. “Experiências da revista Ensaio pesquisa em educação em ciências com avaliação por pares aberta.” Ensaio 25 (2023): 1-9. Publisher's Version
Vargas, I. B., B. D. Silveira, J. A. Oliveira, N. Mozzer, and Paula C. Mendonça. “Como abordar o tema consumo de animais na Educação em Ciências?.” Revista Eletrônica de Educação 17 (2023): 1-17. Publisher's Version Abstract

Considerando que a abordagem de questões sociocientíficas no ensino possibilita a mobilização de diversos conteúdos como contribuições para a resolução de problemas complexos, ressaltamos a importância da inserção explícita de conteúdos da dimensão atitudinal, relativos à ética e à moral, por meio dessa abordagem. Isso se justifica pela atenção que precisa ser dada às ações e às considerações de valor dos seres humanos em seus posicionamentos sobre essas questões. Nesse sentido, abordamos uma questão socioambiental controversa, relacionada ao consumo de animais, e fornecemos subsídios para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes frente à problemática. Os efeitos da produção de carne, das ações dos seres humanos e do valor atribuído aos animais, muitas vezes em prol do suposto benefício e bem-estar humano, são tratados na sequência didática proposta. O intuito principal deste trabalho é evidenciar, por meio de um recorte dessa sequência, o potencial da dimensão atitudinal nas questões sociocientíficas de promover a reflexão sobre valores éticos e morais, o pensamento crítico e a formação integral dos estudantes, com ênfase sobre um caso particular. Com base em uma discussão desse recorte, sustentada pela literatura do campo, argumentamos que propostas desse tipo podem contribuir para o trabalho pedagógico de professores ao lidarem com a dimensão atitudinal em sala de aula, para uma tomada de decisão mais consciente e socialmente responsável e, portanto, para o letramento científico dos estudantes.

Jr., João F. Soares-Quadros, Lucas G. Sá, and Carmen M. R. Torres. “Musical preferences of teenagers and adults: evidence from a Spanish-Speaking sample.” Musicae Scientiae 27, no. 1 (2023): 233-246. Publisher's Version Abstract
Music consumption is widely recognized as an important facet of everyday life, and the use of algorithms by online streaming services to suggest songs has aroused a growing scientific interest in how musical preferences are structured. However, existing studies have failed to include Latin genres of music. Therefore, the aim of this study was to develop and validate a measure to assess the musical preferences of Spanish-speaking teenagers and adults. To do this, two independent studies were developed (N1 = 312 Spanish teenagers; N2 = 345 Spanish-speaking adults) using an instrument based on a theoretical structure consisting of 20 musical genres, which reflects the MUSIC model. The results indicated the exclusion of reggaetón for both groups, and confirmed the proposed theory of five dimensions of musical preferences: (a) Intense: emphasis on low sounds and use of electronic instruments; (b) Sophisticated: complex musical structure, dissonant harmonies, and melodies that explore unconventional patterns and diversified rhythms; (c) Contemporary: striking rhythm, emphasis on percussion and electronic instruments, versatility in the prosodic construction of lyrics, and often linked to themes such as inequality and social injustice; (d) Moving: strong connection to dance, especially partner dances, with strong potential for socialization; (e) Unpretentious: music with strong cultural roots specific to the research context. In conclusion, the Scale for Musical Preferences Assessment proved to be an effective instrument for assessing the musical preferences of teenagers and adults, presenting a standard structure for both groups, although there were differences in their perception of musical genres.
2022
Diniz, M., and João F. Soares-Quadros Jr.A arte contemporânea como conteúdo do currículo de arte na educação básica.” In Saberes e perspectivas na educação: múltiplos olhares, 125-134. Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2022.
2021
Ferreira, Ana Cristina, E. Matesco, F. Marco, P. Silva, and R. Braga. “Panorama das Licenciaturas em Matemática em Universidades Federais e Estaduais da Região Norte: adequação à Resolução CNE/CP Nº. 02/2015.” In A licenciatura em matemática no Brasil em 2019: análises dos projetos dos cursos que se adequaram à resolução CNE/CP 02/2015, 1:121-175. 1st ed., 2021, 1, 121-175. Publisher's Version
Patrono, R. M., and Ana Cristina Ferreira. “Formação de professores de Matemática e construção de uma mirada profissional: mapeamento da produção brasileira.” In Educação Matemática em Pesquisa Perspectivas e Tendências, 1:276-295. 1st ed., 2021, 1, 276-295. Publisher's Version Abstract

Apresenta-se aqui um mapeamento de pesquisas brasileiras que focalizam a noção de mirada profissional na formação ou desenvolvimento profissional de professores de Matemática. O desenvolvimento da mirada profissional do professor de Matemática é um tema relativamente recente no Brasil; contudo, está presente no cenário internacional há quase duas décadas. Mirar profissionalmente se refere à capacidade de identificar, compreender e analisar o pensamento matemático do aluno bem como de tomar decisões adequadas a partir dessa compreensão. Trata-se, portanto, de uma noção central quando se pensa na formação e no desenvolvimento profissional de professores de Matemática. O Mapeamento tomou como base o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e uma pesquisa simples no Google. Ao todo, localizou-se dez estudos, sendo cinco pesquisas (dissertações ou teses) e cinco artigos publicados em periódicos. A análise evidencia uma concentração dos trabalhos nas regiões Sul e Sudeste, sob a orientação de três pesquisadores. Além disso, todos se apoiam teórica e metodologicamente nos estudos desenvolvidos por Salvador Llinares. Todas as pesquisas envolvem professores ou futuros professores de Matemática e, em boa parte delas, o trabalho de campo ocorre mediado (total ou parcialmente) pela tecnologia. Os dados analisados se constituem, basicamente, de falas e registros produzidos pelos participantes ao longo do estudo. Em todos os casos, os autores descrevem resultados favoráveis em relação ao desenvolvimento da mirada profissional por parte dos participantes; contudo, ressaltam a necessidade de um tempo maior de dedicação para seu desenvolvimento.

Quadros, R., João F. Soares-Quadros Jr., and M. Quadros. “O precariado nas manifestações de junho de 2013: um olhar sobre as formas de organização da classe trabalhista.” Multitexto 9 (2021): 56-65. Publisher's Version
Jr., João F. Soares-Quadros. “Projeto Música Para Todos: passado, presente e futuro.” In 10 anos de Seminário de Pesquisa em Artes, 203-222. Montes Claros-MG: Editora Unimontes, 2021.
Zorzal, R., and João F. Soares-Quadros Jr.`Taste the value of each note?: verbal teaching strategies in guitar masterclasses.” Music Education Research 23 (2021): 498-511. Publisher's Version Abstract
Our study examines the impact of student performance level, student gender and content matter on the verbal strategies (literal language, technical instruction and images and metaphors) teachers use in guitar masterclasses. After recording and transcribing 60 guitar masterclasses, of which 40 were selected for the final sample, we operationalised the variables as follows: independent judges evaluated students’ performance levels, and the content taught and the verbal strategies used by teachers were categorised using the software NVivo 10. Statistical tests (two-way ANOVA, the Mann–Whitney U-test and the Kruskal–Wallis test) suggested that the content presented by the teacher may determine the type of verbal strategy used in the classroom. The results indicate that music education research has used images and metaphors as an umbrella concept, and this may hide specificities of the teacher's verbal discourse.
Marques, W., João F. Soares-Quadros Jr., F. Nascimento, L. Rocha, J. Ferreira, F. Costa, D. Câmara, and M. Cantanhede. “As mestiçagens da arte e os cruzamentos experienciais das linguagens artísticas das atividades cotidianas na escola.” Brazilian Journal of Development 7 (2021): 32394-32406. Publisher's Version Abstract

Este artigo é uma reflexão sobre as atividades experienciais do cotidiano da escola e da sala de aula. Utilizou-se como tema discutir a interdisciplinaridade da música com as outras linguagens artísticas e com outras áreas de conhecimento que permeiam o currículo escolar, objetivando introduzir o cotidiano da escola como conteúdo a ser explorado e estudado cientificamente como apontam (NÓVOA, 1995; COUTINHO, 2012; FAZENDA, 2012), retirando destas vivências no espaço escolar, a característica de trivialidade do fazer. O fazer na sala de aula é sistematizado, baseado em um currículo geralmente fechado, rígido, no entanto, esse fazer na escola é carente da visão e representação científica. Utilizou-se duas imagens para representar o fazer da educação, uma representando a culminância das atividades relacionadas aos festejos juninos na escola e outra imagem (a fotografia de uma pintura/tela/quadro) realizada num espaço informal (Ong) de ensino de arte. A abordagem é a da mestiçagem da/na arte, a interdisciplinaridade (FAZENDA, 1993; 2012), que por vezes está ligada às atividades realizadas na sala de aula.A Arte na escola (Artes Visuais, Teatro, Música, Dança) está definida enquanto componente curricular, mas no seu fazer, as linguagens desse componente se entrelaçam, se utilizam umas das outras –é a interdisciplinaridade. Do resultado desse entrelaçamento, surgem a mestiçagem e o hibridismo na arte. Como manter a identidade na/da arte diante disso? Objetiva-se problematizar o cotidiano escolar e tecer algumas considerações acerca de conceitos relacionados à prática artística como a mestiçagem, a interdisciplinaridade e o hibridismo na/da arte e a polivalência.

Granot, R., D. Spitz, B. Cherki, P. Loui, R. Timmers, R. Schaefer, J. Vuoskoski, et al."Help! I Need Somebody": Music as a Global Resource for Obtaining Wellbeing Goals in Times of Crisis.” Frontiers in Psychology 12 (2021): 648013. Publisher's Version Abstract
Music can reduce stress and anxiety, enhance positive mood, and facilitate social bonding. However, little is known about the role of music and related personal or cultural (individualistic vs. collectivistic) variables in maintaining wellbeing during times of stress and social isolation as imposed by the COVID-19 crisis. In an online questionnaire, administered in 11 countries (Argentina, Brazil, China, Colombia, Italy, Mexico, the Netherlands, Norway, Spain, the UK, and USA, N = 5,619), participants rated the relevance of wellbeing goals during the pandemic, and the effectiveness of different activities in obtaining these goals. Music was found to be the most effective activity for three out of five wellbeing goals: enjoyment, venting negative emotions, and self-connection. For diversion, music was equally good as entertainment, while it was second best to create a sense of togetherness, after socialization. This result was evident across different countries and gender, with minor effects of age on specific goals, and a clear effect of the importance of music in people's lives. Cultural effects were generally small and surfaced mainly in the use of music to obtain a sense of togetherness. Interestingly, culture moderated the use of negatively valenced and nostalgic music for those higher in distress.