Apresenta-se aqui um mapeamento de pesquisas brasileiras que focalizam a noção de mirada profissional na formação ou desenvolvimento profissional de professores de Matemática. O desenvolvimento da mirada profissional do professor de Matemática é um tema relativamente recente no Brasil; contudo, está presente no cenário internacional há quase duas décadas. Mirar profissionalmente se refere à capacidade de identificar, compreender e analisar o pensamento matemático do aluno bem como de tomar decisões adequadas a partir dessa compreensão. Trata-se, portanto, de uma noção central quando se pensa na formação e no desenvolvimento profissional de professores de Matemática. O Mapeamento tomou como base o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e uma pesquisa simples no Google. Ao todo, localizou-se dez estudos, sendo cinco pesquisas (dissertações ou teses) e cinco artigos publicados em periódicos. A análise evidencia uma concentração dos trabalhos nas regiões Sul e Sudeste, sob a orientação de três pesquisadores. Além disso, todos se apoiam teórica e metodologicamente nos estudos desenvolvidos por Salvador Llinares. Todas as pesquisas envolvem professores ou futuros professores de Matemática e, em boa parte delas, o trabalho de campo ocorre mediado (total ou parcialmente) pela tecnologia. Os dados analisados se constituem, basicamente, de falas e registros produzidos pelos participantes ao longo do estudo. Em todos os casos, os autores descrevem resultados favoráveis em relação ao desenvolvimento da mirada profissional por parte dos participantes; contudo, ressaltam a necessidade de um tempo maior de dedicação para seu desenvolvimento.
Our study examines the impact of student performance level, student gender and content matter on the verbal strategies (literal language, technical instruction and images and metaphors) teachers use in guitar masterclasses. After recording and transcribing 60 guitar masterclasses, of which 40 were selected for the final sample, we operationalised the variables as follows: independent judges evaluated students’ performance levels, and the content taught and the verbal strategies used by teachers were categorised using the software NVivo 10. Statistical tests (two-way ANOVA, the Mann–Whitney U-test and the Kruskal–Wallis test) suggested that the content presented by the teacher may determine the type of verbal strategy used in the classroom. The results indicate that music education research has used images and metaphors as an umbrella concept, and this may hide specificities of the teacher's verbal discourse.
Este artigo é uma reflexão sobre as atividades experienciais do cotidiano da escola e da sala de aula. Utilizou-se como tema discutir a interdisciplinaridade da música com as outras linguagens artísticas e com outras áreas de conhecimento que permeiam o currículo escolar, objetivando introduzir o cotidiano da escola como conteúdo a ser explorado e estudado cientificamente como apontam (NÓVOA, 1995; COUTINHO, 2012; FAZENDA, 2012), retirando destas vivências no espaço escolar, a característica de trivialidade do fazer. O fazer na sala de aula é sistematizado, baseado em um currículo geralmente fechado, rígido, no entanto, esse fazer na escola é carente da visão e representação científica. Utilizou-se duas imagens para representar o fazer da educação, uma representando a culminância das atividades relacionadas aos festejos juninos na escola e outra imagem (a fotografia de uma pintura/tela/quadro) realizada num espaço informal (Ong) de ensino de arte. A abordagem é a da mestiçagem da/na arte, a interdisciplinaridade (FAZENDA, 1993; 2012), que por vezes está ligada às atividades realizadas na sala de aula.A Arte na escola (Artes Visuais, Teatro, Música, Dança) está definida enquanto componente curricular, mas no seu fazer, as linguagens desse componente se entrelaçam, se utilizam umas das outras –é a interdisciplinaridade. Do resultado desse entrelaçamento, surgem a mestiçagem e o hibridismo na arte. Como manter a identidade na/da arte diante disso? Objetiva-se problematizar o cotidiano escolar e tecer algumas considerações acerca de conceitos relacionados à prática artística como a mestiçagem, a interdisciplinaridade e o hibridismo na/da arte e a polivalência.
Music can reduce stress and anxiety, enhance positive mood, and facilitate social bonding. However, little is known about the role of music and related personal or cultural (individualistic vs. collectivistic) variables in maintaining wellbeing during times of stress and social isolation as imposed by the COVID-19 crisis. In an online questionnaire, administered in 11 countries (Argentina, Brazil, China, Colombia, Italy, Mexico, the Netherlands, Norway, Spain, the UK, and USA, N = 5,619), participants rated the relevance of wellbeing goals during the pandemic, and the effectiveness of different activities in obtaining these goals. Music was found to be the most effective activity for three out of five wellbeing goals: enjoyment, venting negative emotions, and self-connection. For diversion, music was equally good as entertainment, while it was second best to create a sense of togetherness, after socialization. This result was evident across different countries and gender, with minor effects of age on specific goals, and a clear effect of the importance of music in people's lives. Cultural effects were generally small and surfaced mainly in the use of music to obtain a sense of togetherness. Interestingly, culture moderated the use of negatively valenced and nostalgic music for those higher in distress.