PGE516 - SEMINÁRIOS TEMÁTICOS XVI - LEITURA LITERÁRIA - ENSINO DE LITERATURA: TEORIA, DIDÁTICA E LEITURA

Ementa: Estudo das relações entre a leitura do texto literário e o ensino de literatura, sob distintas perspectivas teóricas, focalizando múltiplas dimensões: histórica, social, cultural, cognitiva, metacognitivae prática. Estudo das relações entre leitura, literatura e leitores infantis e juvenis: a formação de leitores∕as. Produção literária infantil e juvenil, aspectos da mediação de leitura e as metodologias e práticas escolares.

Carga horária: 30h 

Bibliografia: 

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Duas Cidades, 2011.

COELHO, N. N. Literatura Infantil: teoria, análise e didática. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2004.

COSSON, R. Paradigmas do ensino de literatura. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2020.

ECO, Umberto. Obra aberta. Tradução Giovanni Cutolo. São Paulo: Perspectiva, 2005.

ECO, Umberto. Sobre a literatura. Tradução Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2003.

NUNES, E. M. Prefácio. In: SOUZA, R. J.; SANTOS, A. M. M. C. Andersen e as estratégias de leitura: atividades práticas no cotidiano escolar. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2011, p. 11-14.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução Celina Olga de Souza. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2008.

SOUZA, R. J.; BALÇA, Â. M. F. M. C. P.; TORRIJOS, C. C. (Orgs.). Brasil, Espanha e Portugal: literatura, práticas educativas e formação docente. 1. ed. Presidente Prudente: C de A Campos Editora, 2020.

SOUZA, R. J. Ler e ensinar: estratégias de leitura. 1. ed. Presidente Prudente: Editora Educação Literária, 2019.

SOUZA, R. J.; FEBA, B. L. T. (Org.). Estratégias de leitura: reflexões sobre o ato de ler no ensino superior. 1. ed. Tubarão: Copiart, 2017.

SOUZA, R. J. Lições sobre estratégias de leitura: práticas educativas nas séries iniciais do ensino fundamental. 2012. Tese (Livre docência) – Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Faculdade de Presidente Prudente, Presidente Prudente, 2012.

SOUZA, R. J.; SANTOS, A. M. M. C. Andersen e as estratégias de leitura: atividades práticas no cotidiano escolar. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

SOUZA, R. J.; FEBA, B. L. T. (Orgs.). Leitura literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

SOUZA, R. J.; MENIN, A. M. C. S.; GIROTTO, C. G. G. S.; ARENA, D. B. Ler e compreender: estratégias de leitura. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

YOPP, R. H.; YOPP, H. K. Literature-based reading activities. Massachusetts: Allyn & Bacon, 2001.