Ementa: Educação, desigualdades sociais e seus impactos na escolarização de jovens, adultos e idosos. Acesso à escola e/ou a impossibilidade de entrada e permanência. Especificidades da EJA como política pública.
Carga horária: 60h
Bibliografia:
ALVES, Maria Teresa Gonzaga. Caracterização das desigualdades educacionais com dados públicos: desafios para conceituação e operacionalização empírica. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, p. 189-214, 2020.
DE CARVALHO, Tatiane Kelly Pinto; BENTO, Elaine Gonçalo. TEORIA BOURDIEUSIANA PARA O ESTUDO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E SOCIAIS. Revista Fórum Identidades, p. 157-172, 2021.
DUBET, François. Desigualdades educacionais: estruturas, processos e modelos de justiça. O debate ao longo dos últimos cinquenta anos na França. Jornal de Políticas Educacionais, v. 13, 2019.
DURHAM, Eunice R. Desigualdade educacional e quotas para negros nas universidades. Novos Estudos CEBRAP, v. 66, p. 3-22, 2003.
GOMES, Nilma Lino. Desigualdades e diversidade na educação. Educação & Sociedade, v. 33, n. 120, p. 687-693, 2012.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
KALMAN, Judith. Saber lo que es la letra: una experiencia de lectoescritura con mujeres de Mixquic. Siglo XXI, 2004.
KALMAN, Judith; LORENZATTI, M. D. C.; HERNÁNDEZ, G.; MENDEZ, A. M.; BLAZICH, G. La relevancia de la alfabetización de personas jovens y adultas en América Latina hoy. México: Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en América Latina y el Caribe, 2018.