Ementa: Metodologias e práticas educacionais: perspectivas e história. Processos de ensino e processos de aprendizagem. Currículos e avaliações. As tecnologias da informação e comunicação na docência.
Carga horária: 60h
Bibliografia:
GAUTIER, C. T. M. (Orgs.). A pedagogia: teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2010.
FRANCO, M. A. R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, dez. 2016.
CARVALHO, A. M. P. (org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. Cengage Learning, 2014.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. 173 p.
MORETTO, V. P. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.