PGE511 - SEMINÁRIOS TEMÁTICOS XI - INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: ENTRELAÇANDO CONCEITOS E PRÁTICAS

Ementa: Inclusão e Educação Especial: concepções de diferença e diversidade. Modelos e concepções de deficiência. Práticas educacionais, processos de ensino e aprendizagem.

Carga horária: 30h 

Bibliografia Básica:

BRANSFORD, J. D.; BROWN, A. L.; COKING, R. R. Como as pessoas aprendem: Cérebro, mente, experiência e escola. Trad. Carlos D. Szlak. São Paulo: Editora Senac, 2007.

CARR, W. Una teoría para la educación: Hacia una investigación educativa crítica. 3ª ed. Madrid: Ediciones Morata, S. L., 2002.

FRANCO, M. A. R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, p. 534-551, 2016. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353.

FRANCO, M. A. S.; LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento. Educação em Foco, v. 14, n. 17, p. 55-78, 2011.

MACHADO, R.; MANTOAN, M. T. E. (Org.). Educação e Inclusão: entendimento, proposições e práticas. Blumenau: Edifurb, 2020.

PIMENTA, Selma Garrido; FRANCO, Maria Amélia Santoro; FUSARI, José Cerchi. Didática multidimensional: da prática coletiva à construção de princípios articuladores. Fortaleza, XVII ENDIPE 2014, Livro 4, p. 1 a 17.

SCLIAR, C. Pedagogia (improvável) da diferença: E se o outro não estivesse aí? Trad. Giane Lessa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Bibliografia Complementar:

FERREIRA, M. C. C.; FERREIRA, J. R. Sobre inclusão, Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas. In: GOES, M. C. R.; LAPLANE, A. L. F. (Orgs.). Políticas e práticas de educação inclusiva. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. p. 21-48.

FINO, C. N. Inovação Pedagógica e Ortodoxia curricular. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 9, n. 18, p. 13-22, jan./abr. 2016.

HUBERMAN, A. M. Como realizam as mudanças em educação: subsídios para o estudo da inovação. Trad. Martins J. São Paulo: Cultrix, 1973.

JESUS, D. M.; EFFGE, A. P. S. Formação docente e práticas pedagógicas: conexões, possibilidades e tensões. In: MIRANDA, T. G.; GALVÃO FILHO, T. A. (Orgs.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 17-24.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación, v. 350, p. 203-218, set./dez. 2009.

PEREIRA, Ray. Diversidade funcional: a diferença e o histórico modelo de homem-padrão. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 715-728, set. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-59702009000300009&script=sci_arttext. Acesso em: 15 dez. 2013.

PLETSCH, M. D. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Educar, Curitiba, n. 33, p. 143-156, 2009. Editora UFPR.

PLETSCH, M.; GLAT, R. Pesquisa-ação: estratégia de formação continuada de professores para favorecer a inclusão escolar. Revista Espaço, Rio de Janeiro, p. 50-60, jan./jun. 2010.