Ementas: Estudo de conceitos e elaborações foucaultianos relacionados aos contextos educacionais, principalmente relacionados a análise do discurso. Apresentação e discussão coletiva de projetos e pesquisas em andamento dos participantes da disciplina que utilizem textos de Michel Foucault.
Carga horária: 60h
Bibliografia básica:
FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 197-223, nov. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742001000300009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 maio 2019. https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000300009.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Bibliografia Complementar:
BUENO, S. F. Da teoria crítica ao pós-estruturalismo: breves apontamentos para uma possível confrontação entre Adorno e Deleuze. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 56, p. 149-161, abr./jun. 2015. Editora UFPR.
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: Crítica da violência ética. Tradução de Rogério Bettoni. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
CARNEIRO, Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Tese (Doutorado em Educação), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
CASTELO BRANCO, Guilherme. As resistências ao poder em Michel Foucault. Trans/Form/Ação, Marília, v. 24, n. 1, p. 237-248, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31732001000100016&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 28 jul. 2021.
FAVACHO, A. M. P.; MENDES, G. M. L. Pobreza e educação: diálogos entre o passado e o presente, entre conformações e resistências docentes. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 34, n. 72, p. 1409–1444, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v34n72a2020-54751. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/54751. Acesso em: 27 ago. 2023.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder (1982). In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault: Uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução Vera Portocarrero. Rio de Janeiro: Forense, 1995.
MUCHAIL, S. T. A propósito do título a hermenêutica do sujeito. Revista de Filosofia Aurora, v. 21, n. 28, 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v21i28.1144.
SILVA, F. C. da; SOUZA, E. M. F. de; BEZERRA, M. A. (Trans)tornando a norma cisgênera e seus derivados. Revista Estudos Feministas, v. 27, n. 2, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2019v27n254397. Acesso em: 26 ago. 2021.
TORRES, M. A.; MODESTO, R. G.; SARAIVA, I. M. M. Sexualidades no contexto escolar: violência ética e disputas por reconhecimento. Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. e250049, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782020250049.