Ementa: Análise teórico-metodológica das pesquisas no campo da formação, condição e profissão docente de professores: concepções e tendências na formação de professores (inicial e continuada); perspectivas das políticas educacionais para a formação e o desenvolvimento profissional do professor. Características e perspectivas da condição docente.
Carga horária: 60h
Bibliografia:
ALARCÃO, I. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.
ANDRÉ, M. A pesquisa sobre a formação de professores no Brasil - 1990-1998. In: Ensinar e Aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. São Paulo: DP&A, 2000.
ANDRÉ, M. et al. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001.
ANDRÉ, M.; SIMÕES, R. H. S.; CARVALHO, J. M.; BRZEZINSKI, I. (Org.). Formação de Professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002. (Série Estado do Conhecimento, no 6).
ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
BARBOSA, R. L. L. (Org.). Trajetórias e perspectivas de formação de educadores. São Paulo: Ed. UNESP, 2004.
BRZEZINSKI, I. (Coord.). Formação de profissionais da educação (1997-2002). Brasília, DF: MEC/INEP, 2006. (Série Estado do Conhecimento, v. 10).
CAVACO, M. H. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, A. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1995. p. 155-191.
CHANTRAINE-DEMAILLY, L. Modelos de formação contínua e estratégias de mudança. In: NÓVOA, A. (Org.). Os Professores e a sua formação. Lisboa: Don Quixote, 1995.
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M. (Orgs.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
ESTRELA, A. (Org.). Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, 1997.
GATTI, B. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas, SP: Editores Associados, 2000. 2. ed.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 1998.
GOODSON, I. F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
HARGREAVES, A. Os professores em tempo de mudança. São Paulo: McGraw-Hill, 1998.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.
LÜDKE, M. (Coord.). O professor e a pesquisa. Campinas: Papirus, 2001. 6. ed., 2009.
MACIEL, L. S. B.; SHIGUNOV NETO, A. (Orgs.). Formação de Professores: passado, presente e futuro. São Paulo: Cortez, 2004.
MARCELO GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MENEZES, L. C. (Org.). Professores: formação e profissão. São Paulo: Autores Associados, 1996.
MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. (Org.). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EDUFSCar, 1996. p. 59-91.
NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
PERRENOUD, P. et al. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: ARTMED, 2001.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PIMENTA, S. G. et al. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005.
PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica do conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 129-150.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
VEIGA, I. P. A.; AMARAL, A. L. (Org.). Formação de professores: políticas e debates. Campinas: Papirus, 2002.