Ementa: Paulo Freire: vida, trabalho e obra. Contribuição e atualidade do pensamento de Paulo Freire para a educação e, em especial, a de jovens, adultos e idosos.
Carga horária: 30h
Bibliografia:
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 23. ed. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1989.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Tradução: Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Estudos Universitários, Recife, n. 4, p. 5-23, abr./jun. 1963.
FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Editora Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 41. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 15. ed. Tradução: Rosiska Darcy Ribeiro. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
STRECK, Danilo R.; ZITKOSKI, Jaime R. (orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.