Ementa: Métodos tradicionais de alfabetização. Psicogênese da Escrita e Consciência Fonológica. Alfabetização e Aspectos neurobiológicos. Relações entre Alfabetização e Letramento. Alfabetização: o lugar do ensino e da aprendizagem.
Carga horária: 60h
Bibliografia Básica:
DEHAENE, Stanislas. "A aprendizagem da leitura modifica as redes corticais da visão e da linguagem verbal." Letras de Hoje, v. 48, n. 1, p. 148-152, 2013.
FERREIRO, Emilia. Cultura escrita e educação: conversas de Emilia Ferreiro com José Antonio Castorina, Daniel Goldin e Rosa Maria Torres; tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2001. 179 p.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo; OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de; PASQUIM, Franciele Ruiz. 50 anos de produção acadêmica brasileira sobre alfabetização: avanços, contradições e desafios. Interfaces da Educação, v. 5, n. 13, p. 6-31, 2014.
FERREIRO, Emília. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito. Tradução Rosana Malerba. São Paulo: Cortez Editora, 2016. 488 p.
ROJO, Roxane Helena R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009. 127 p.
SOARES, Magda B. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016. 384 p.
Bibliografia Complementar:
BRASIL/MEC. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos: orientações para o trabalho com a linguagem em turmas de crianças de seis anos de idade. Brasília, 2009.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura. Tradução Leonor Sckliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo. 2. ed. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1986. 144 p.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização: (São Paulo / 1876 - 1994). São Paulo: UNESP, 2000. 372 p.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Um balanço crítico da 'Década da Alfabetização' no Brasil. Cadernos CEDES, v. 33, p. 15-34, 2013.
STREET, Brian. "Políticas e práticas de letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil." Cadernos CEDES, v. 33, n. 89, p. 51-71, 2013.