Ementa: As narrativas como dispositivo para os estudos acerca do professor. As narrativas como processos de formação e investigação. Aspectos metodológicos e formativos em estudos com professores: Histórias de Vida, (Auto)biografias, Cartas Pedagógicas, Narrativas, História Oral, Memórias e Diários.
Carga horária: 60h
Bibliografia:
AMARAL, Eder. Experiência e cegueira: ver, ouvir, narrar. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 44, n. 2, jul./dez. 2013, p. 81-94.
ABRAHÃO, M. H. M. B. (Org.). A Aventura (Auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Obras Escolhidas. Vol. I, Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993.
BESSA, B. S. As Experiências de Walter Benjamin. Revista Eletrônica em Ciências Humanas, ano 5, n. 09, 2006. Disponível em: http://www4.unirio.br/morpheusonline/numero09-2006/bessa.htm. Acesso em: 9 abr. 2025.
BOLIVAR, A. De nobis ipsis silemus: epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 4, n. 1, 2002.
BOLÍVAR, Antonio. El estudio de caso como informe biográfico-narrativo. Arbor, v. 675, Tomo CLXXI, p. 559-578, 2002b.
BOLÍVAR, Antonio. Las historias de vida del profesorado: posibilidades y peligros. Con-ciencia Social, v. 9, p. 58-69, 2005.
BOLÍVAR, Antonio. Las historias de vida del profesorado: voces y contextos. Revista Mexicana de Investigación Educativa, n. 62, p. 711-734, jul./set. 2014.
BOLÍVAR, A.; JESÚS, D. La investigación biográfica y narrativa en Iberoamérica: Campos de desarrollo y estado actual. Forum: Qualitative Social Research, v. 7, n. 4, Art. 12, 2006. Disponível em: http://www.qualitative-research.net/fgs-texte/4-06/06-4-12-s.htm. Acesso em: 9 abr. 2025.
BONDÍA LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./fev./mar./abr. 2002. Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE19/RBDE19_04_JORGE_LARROSA_BONDIA.pdf. Acesso em: 9 abr. 2025.
CLIFFORD, James. Conte-me sobre sua viagem: Michel Leiris. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 44, n. 2, jul./dez. 2013, p. 137-149.
CORDEIRO, Manuela Souza S. O narrador e o etnógrafo: uma leitura de Argonautas do pacífico ocidental, de Malinowski. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 44, n. 2, jul./dez. 2013, p. 111-126.
FLICK, Uwe. As narrativas como dados. In: Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GALVÃO, Cecília. Narrativas em Educação. Ciência e Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.
GONÇALVES, Marco Antonio; MARQUES, Roberto; CARDOSO, Vânia Z. (Orgs.). Etnobiografia: subjetivação e etnografia. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.
LARROSA, Jorge (e outros). Dejamé que te cuente - ensayos sobre narrativa e educación. Barcelona: Ed. Alertes, 1995.
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27, jul./dez. 2011.
MARQUES, Mario Osorio. Professores falantes de si na sala de aula, na escola e na constituição da Pedagogia. Espaço da Escola: uma revista construída pelo coletivo dos educadores, n. 31, jan./mar. 1999.
MATOS, Olgária. A narrativa: metáfora e liberdade. História Oral, Revista da Associação Brasileira de História Oral, n. 4, jun. 2001.
NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.
NÓVOA, A. Pedagogia: A Terceira Margem do Rio. IEA-USP. Disponível em: http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/pedagogianovoa.pdf. Acesso em: 9 abr. 2025.
MUYLAERT, C. J. et al. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Rev. Esc. Enferm. USP, n. 48 (Esp2), p. 193-199, 2014.
NÓVOA, António; FINGER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: MS/DRHS/CFAP, 1988.
NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
NÓVOA, António. Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1995.
NUNES, Célia M. F.; ARAÚJO, Regina M. B. (Orgs.). Narrativas de professores em formação: o significado de ser Pedagogo. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.
SILVA, S. A.; PÁDUA, K. C. Explorando narrativas: algumas reflexões sobre suas possibilidades na pesquisa. In: CAMPOS, R. C. P. R. (Org.). Pesquisa, Educação e Formação Humana: nos trilhos da História. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
TEIXEIRA, Inês A. Castro. Tempos enredados na condição docente: narrativas de professores e professoras. Revista Pro-posições, Campinas, v. 14, n. 1 (40), jan./abr. 2003.
TEIXEIRA, Inês A. de Castro; PÁDUA, Karla Cunha. Virtualidades e Alcances da Entrevista Narrativa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA, II, 2006, Salvador. Anais ... Salvador: UNEB, 2006. 1 CD-ROM.
PÁDUA, K. C. Entrevista com Susana de Matos Viegas (ICS/UL). Vivência: Revista de Antropologia, v. 1, n. 44, jul./dez. 2014.