Ementa: Profissão docente e Formação de professores; A abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino e na formação de professores; Argumentação na Educação e na abordagem de QSC; Elaboração de propostas de ensino com QSC na Educação Básica e na formação de professores.
Carga horária: 60h/semestre
Bibliografia básica:
Conrado, D. M. e Nunes-Neto, N. (2018). Questões sociocientíficas: Fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador, EDUFBA. Disponível em: https://books.scielo.org/id/n7g56. Acesso em: 28 fev. 2024.
De Chiaro, S.; Leitão, S. (2005). O papel do professor na construção discursiva da argumentação em sala de aula. Psicologia: Reflexão e crítica, 18(3), p. 350-357. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/3W8PSk5ykmwWBq33pzRkkGw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 fev. 2024.
Ibraim, S. S., Justi, R. (2018). Ações docentes favoráveis ao ensino envolvendo argumentação: Estudo da prática de uma professora de química. Investigações em Ensino de Ciências, 23(2), p. 311-330. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1153. Acesso em: 28 fev. 2024.
Jiménez-Aleixandre, deputado (2010). 10 ideias-chave: habilidades de argumentação e uso de evidências. Barcelona, Graó. A argumentação sociocientífica contribui para o pensamento crítico . Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7926779/mod_resource/content/1/TEXTO%2008%20-%20JIMENEZ.pdf. Acesso em: 28 fev. 2024.
Mendonça, P. C. C.; Ibraim, S. S (2019). Argumentação no Ensino de Química. Ensino de Química em Foco. Editora Unijuí. Ijuí, p. 217-235.
Nunes-Neto, N.; Conrado, D. M. (2021). Ensinando ética. Educação em revista, v. 37, 1- 28. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/24578. Acesso em: 28 fev. 2024.
Oliveira, TMA; MOZZER, N. B; Nunes-Neto, NF (2021). Um Olhar sobre a Noção de Saberes Docentes na Abordagem de Questões Sociocientíficas por Professores de Ciências. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1-7. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enpec/2021/TRABALHO_COMPLETO_ EV155_MD1_SA102_ID1553_23062021102527.pdf. Acesso em: 28 fev. 2024.
Oliveira, T. M. A.; Mozzer, N. B. (2017). Conhecimentos Profissionais de Professores de Ciências em Formação: um modelo centrado na articulação entre teoria e prática. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1-8. Disponível em http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/lista_area_2.htm. Acessado em 07 de março de 2022.
Bibliografia Complementar:
Conrado, D. M. e Nunes-Neto, N. (2018). Questões sociocientíficas: Fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador, EDUFBA. [capítulo 1, parte II, p. 121-144]. Disponível em: https://books.scielo.org/id/n7g56. Acesso em: 28 fev. 2024.
Sasseron, L. H. (2019). Sobre ensinar ciências, investigação e nosso papel na sociedade. Ciência & Educação, v. 25, p. 563-567. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/d5mWbk4cxM9hWfdQhntSLFK/. Acesso em: 28 fev. 2024.