Wilson Alviano Júnior

Wilson

2022 - Atual

Título: Educação Física, Cultura Corporal e a área de Linguagens

Descrição: O componente curricular Educação Física, na Educação Básica, pertence à área de Linguagens. Códigos e suas Tecnologias. É um conhecimento que se desenvolve e reflete nos documentos oficiais desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), embora o debate conceitual seja anterior à esse documento. Apresenta-se então uma proposta de pesquisa que busca, através de debate conceitual, de análises curriculares e de entrevistas com docentes dos cursos de Licenciatura em Educação Física de Instituições Públicas do Estado de Minas Gerais, mapear se e como estes cursos estão trabalhando o conceito de Educação Física enquanto linguagem. Previamente, a propostabusca entrevistar docentes e gestores de 09 cursos de Licenciatura em Educação Física das Universidades federais que o oferecem: UFMJ, UFJF, UFV, UFSJ, UFOP, UFL,A UFTM, UFVJM e UFU; três cursos de Licenciatura em Educação Física oferecidos por Institutos Federais, nas cidades de Rio Pomba, Muzambinho e Barbacena; e cursos de Licenciatura em Educação Física oferecidos pelas Universidades Estaduais UEMG, nas cidades de Divinópolis, Ibirité, Ituiutaba e Passos, e Montes Claros, nas cidades de Montes Claros e Januária, totalizando 14 Instituições e 18 cidades que oferecem cursos de Licenciatura em Educação Física no Estado de Minas Gerais. Partindo da premissa que os currículos de formação inicial em Educação Física, via de regra, não possuem uma disciplina específica para fomentar este debate, e considerando também que o conceito de linguagem e de Cultura Corporal são polissêmicos, procura-se, assim, subsidiar e qualificar a discussão com vistas a possibilitar um debate curricular na área em sintonia com docência do componente curricular na Educação Básica e com a formação de professores e profressoras em Educação Física.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Wilson Alviano Júnior - Coordenador / Ludmila Nunes Mourão - Integrante / Ayra Lovisi Oliveira - Integrante / THALITA REGINA DE OLIVEIRA PORTELA - Integrante / Bárbara Aparecida Bepler Pires - Integrante / Claudia Viviana Carvajal - Integrante / Samuel Moreira de Araújo - Integrante / Maurício Martins Cabral - Integrante / Ronald Rodriques Malaquias - Integrante / Luana das Graças Pinto Procópio - Integrante / Verônica Pagliares de Freitas - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Outra.

2021 - 2021

Título: Special Interest Network in Complexity

Descrição: O SINC, grupo sediado na Universidade Estadual de Dakota do Norte - USA - realizou um encontro com pesquisadores de diferentes continentes no período de abril a setembro de 2021. Cada reunião do SINC tem duração de uma hora e seu formato de apresentação e discussão é realizado por meio de uma plataforma digital que envolve pesquisadores de diversos países de diferentes continentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Wilson Alviano Júnior - Coordenador / Luciana Venâncio - Integrante / Luiz Sanches Neto - Integrante / Jesse Rhoades - Integrante.

2018 - 2023

Título: Vinte edições do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte: Tendências sobre pesquisas em Educação Física Escolar

Descrição: Descrever o estado da arte onde se insere o problema cuja solução é proposta, demonstrandosua relevância.Criado em 1978, o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) é uma entidadecientífica que congrega pesquisadores ligados à área de Educação Física/Ciências do Esporte.Organizado em Secretarias Estaduais e Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs), liderados poruma Direção Nacional, possui representações em vários órgãos governamentais, é ligado àSociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e está presente nas principais discussõesrelacionadas à Educação Física.O seu evento científico nacional, o Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte(Conbrace), realizado a cada dois anos, está entre os principais do país. Além disso, sãorealizados periodicamente congressos estaduais e ou regionais, bem como encontros dosGrupos de Trabalho Temáticos, sempre de relevada importância e contando com amplaparticipação da comunidade acadêmica. Nos últimos anos profissionalizou-se a estruturaadministrativa de nossa entidade e suas ações tornam-se cada vez mais visíveis.Tendo por pressuposto o acúmulo de conhecimento produzido nos Congressosrealizados pela entidade, e considerando que, em 2017, chegou-se à vigésima edição desteevento, entendemos ser pertinente um levantamento dos trabalhos cuja temática se insere nogrande eixo Educação Física Escolar, com objetivo de mapear os subtemas apresentados nostrabalhos dos/as pesquisadores/as ao longo das últimas décadas sobre o componentecurricular Educação Física, traçando assim um mapeamento que servirá tanto para análisessobre as pesquisas que a área vem desenvolvendo, quanto para referências àpesquisadores/as que necessitem de um levantamento bibliográfico sobre assuntosrelacionados à área;Objetivo Geral: Fazer o levantamento dos subtemas relacionados à Educação Física Escolartrabalhados até hoje nas diversas Edições do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte,que se encontra em sua vigésima EdiçãoObjetivos Específicos: Oferecer um mapeamento que possa orientar futuros trabalhos depesquisa na área, elaborando um estado da arte do CONBRACE..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Wilson Alviano Júnior - Coordenador / Raquel Aline Pereira de Souza - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa.