2022 - Atual
Título: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE POR MEIO DA OFERTA DE ENSINO E PROFISSIONALIZAÇÃO
Descrição: As pessoas privadas de liberdade em sua grande maioria, ao adentrarem no sistema prisional, possuem pouca formação escolar e nenhuma qualificação profissional. A partir deste contexto faz-se necessário um investimento nesta população, ofertando ensino e profissionalização de qualidade para que possam ter condições de retornarem à sociedade de forma digna ao fim do cumprimento da pena. A Lei n° 7210, de 11 de julho de 1984, que institui a Lei de Execução Penal (LEP), que é um documento federal, apresenta algumas disposições gerais para a educação nos estabelecimentos penais. Segundo esta lei, a assistência educacional compreenderá a instrução escolar e a formação profissional do preso e do internado. Hoje algumas unidades do Sistema Prisional do Estado de Minas Gerais, oferecem a Educação de Jovens e Adultos - EJA e alguns cursos profissionalizantes. O objetivo desta pesquisa é investigar como ocorre a educação nas Unidades Prisionais de Minas Gerais no que se refere a oferta de ensino e profissionalização, tomando como base uma Unidade Prisional localizada na região metropolitana de Belo Horizonte/Minas Gerais com vistas a reintegração dessas Pessoas Privadas de Liberdade - PPL na sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Regina Magna Bonifácio de Araújo - Coordenador / Regina Dias Duarte - Integrante / Carla Júnia Simões Arcanjo - Integrante.
2021 - 2022
Título: BNC-Formação continuada: representações sociais e possíveis efeitos na implementação em municípios
Descrição: O objeto desta pesquisa é a relação entre os discursos de atores indutores da política pública educacional BNCFC, especialmente o ?Todos pela Educação? , e a concretização dos pressupostos contidos nesses discursos na implementação dessa política. Considerando que a BNCFC é um componente importante nesse contexto, busca-se responder à seguinte pergunta de pesquisa: quais os possíveis efeitos das representações sociais em torno da base sobre sua implementação em municípios? Como objetivo geral busca-se investigar as representações sociais que emergem dos discursos fundadores da BNC-Formação Continuada e seus possíveis efeitos sobre o processo de implementação. São objetivos específicos do trabalho ? categorizar diferentes formas de discursos produzidos no âmbito da BNCFC; ? analisar a viabilidade e aplicabilidade dos pressupostos contidos na BNCFC em sua fase de implementação; ? examinar possíveis dissensos e entraves à implementação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Regina Magna Bonifácio de Araújo - Coordenador / Glória Figueiredo Costa - Integrante / Talis Augusto de Souza Silva - Integrante / Paloma Oliveira de Jesus Lima - Integrante.
2021 - Atual
Título: A documentação narrativa das experiências pedagógicas como estratégia de investigação-formação-ação: potencialidades e desafios
Descrição: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a Documentação Narrativa da Experiência Pedagógica, seu estudo e aprofundamento teórico na compreensão desse instrumento como potencialmente significativo nas ações de investigação-formação-ação. Por meio da pesquisa bibliográfica em instituições do Ensino Superior, junto aos Grupos de Pesquisas e entre as publicações divulgadas na América Latina, espera-se realizar o levantamento de artigos, livros e capítulos de livros que apresentam a Documentação Narrativa da Experiência Pedagógica enquanto recurso acadêmico-pedagógico-científico. Refletir acerca dos diferentes acontecimentos que se processaram na trajetória da docência, o que vem na memória são aqueles acontecimentos que mais produziram um significado e implicação em si, como marcas deixadas que vão acompanhando os momentos em que passam a praticar a reflexividade em função do que está envolvido na dinâmica de pensar o vivido/praticado/experienciado. Essa investigação espera contribuir com as discussões de novas e inovadoras modalidades e processos de formação continuada dos profissionais da Educação Básica tendo a Documentação Narrativa da Experiência Pedagógica como um dos caminhos possível..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Regina Magna Bonifácio de Araújo - Coordenador / Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama - Integrante / Vinícius Figueiredo Costa - Integrante / Wederson de Souza Gomes - Integrante / Regina Dias Duarte - Integrante / Nayara Macedo de Lima Jardim - Integrante.