2022 - Atual
Título: Clima disciplinar e práticas pedagógicas dos professores: estudo diagnóstico nas escolas da rede municipal de Belo Horizonte
Descrição: Nos últimos anos, o clima disciplinar das escolas e salas de aula tem se tornado uma variável central para se compreenderem as desigualdades educacionais, especialmente no contexto brasileiro. Em que pese o caráter complexo multifatorial do fenômeno, são diversas as evidências de que algumas características das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores estariam fortemente associadas a uma maior eficácia em prevenir ou suavizar os comportamentos de indisciplina, promovendo uma melhoria geral do clima disciplinar e do ambiente de aprendizado em sala de aula (ESTRELA, 1986; SILVA, 2007; AMADO, 1998). Visando contribuir com o alargamento desse tipo de análise em solo brasileiro, o objetivo desta pesquisa é identificar em que medida características das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores estariam associadas à melhoria do clima disciplinar e do ambiente de aprendizagem em suas salas de aula. Para tanto, será desenvolvido um estudo em escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte, tendo como foco os alunos do 6 e do 9 ano do ensino fundamental. O estudo será realizado em duas fases: 1) Fase quantitativa: por meio da aplicação de dois instrumentos construídos por Alves (2021) em sua dissertação de mestrado, tendo por base as orientações de Pasquali (1999) que se organizam em três grandes polos: procedimentos teóricos, procedimentos empíricos (experimentais) e procedimentos analíticos (estatísticos); 2) Fase qualitativa: realização de observações sistemáticas das aulas de professores previamente selecionados a partir dos resultados da fase quantitativa e, em cujas aulas, foram identificados padrões extremos quanto à qualidade do clima disciplinar. Espera-se, que os resultados da pesquisa possam servir de base à elaboração de materiais e de políticas voltadas à melhoria da qualidade da formação de professores numa temática que frequentemente tem sido associada ao estresse, queixas, desistências e evitamento da profissão docente (OECD, 2005)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Luciano Campos da Silva - Coordenador / Daniel Abud Seabra Matos - Integrante / Ranna Alves - Integrante / Thayná Laura Miranda Ferreira - Integrante / Juan Souza Costa - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2017 - Atual
Título: Indisciplina e violências nas escolas: percepções, repercussões, diagnósticos e fatores associados
Descrição: Nos últimos anos, o clima disciplinar das escolas e salas de aula tem se tornado uma variável central para se compreenderem as desigualdades educacionais, especialmente no contexto brasileiro. Como evidenciam os resultados de estudos internacionais a questão disciplinar tem ocupado um lugar de destaque nas análises sobre as diferenças de desempenho entre os estudantes, ao lado de variáveis sociológicas clássicas como a origem social, o sexo e a raça. Nesse sentido, tem sido recorrente associação entre clima disciplinar e desempenho acadêmico dos estudantes. A indisciplina e a violência escolar se apresentam, assim, como dois fatores relevantes para explicar as oportunidades desiguais de aprendizado dos estudantes. Vale ressaltar que, embora a percepção de professores e alunos acerca do ambiente disciplinar varie bastante entre os diferentes países do mundo, o Brasil situa-se justamente entre aqueles países em que os atores escolares reportam com maior frequência problemas disciplinares em sala de aula (TALIS e PISA). Destaca-se, ainda, que estudos indicam que a indisciplina é um dos fatores que mais contribuem para a insatisfação e o estresse dos professores, impactando a atratividade e a permanência desses profissionais na carreira do magistério (OECD, 2005; NUNES E ALMEIDA, 2010). Nesse sentido, são objetivos específicos dessa pesquisa: a) Analisar as interpretações e percepções dos diferentes sujeitos (alunos, professores e famílias) acerca dos fenômenos da indisciplina e da violência, b)) Desenvolver instrumentos de diagnóstico dos fenômenos da violência e da indisciplina em escolas públicas e privadas; c) realizar diagnóstico da incidência de comportamentos de indisciplina e violência em escolas públicas e privadas, d) investigar práticas docentes e institucionais associadas à prevenção da indisciplina e da violência em escolas públicas e privadas, e) analisar possíveis relações entre fatores extraescolares (sociais, familiares, culturais) e a indisciplina e violência escolar; f) analisar possíveis relações entre os fenômenos da indisciplina, da violência escolar e características de docentes e discentes como gênero, raça e origem social. Para a realização da pesquisa são abordados dados educacionais de diversas avaliações em larga escala e dados produzidos por meio de métodos quantitativos e qualitativos: observação direta, entrevistas, questionários e outros instrumentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Luciano Campos da Silva - Coordenador / Edilaine Aparecida dos Santos Pereira - Integrante / Poliana Matias Ambrosio - Integrante / Benedito da Silva Brandão - Integrante / Pamela Cristina Souza Caldas - Integrante / Ana Carolina Ferreira Tavares - Integrante / Karine Sacramento Ramos - Integrante / Mariana Corradi - Integrante / Ranna Alves - Integrante / Sandra Pereira Tosta - Integrante / Morgana Dreon - Integrante / PAULA D?OVANA SIMPLÍCIO HONÓRIO FILHO - Integrante / Rebeca Cristina Nunes Lloyd Gonçalves - Integrante / Carlos Alberto Travessa Junior - Integrante.