2022 - Atual
Título: Um currículo para a Licenciatura em Matemática do ponto de vista da Educação Matemática
Descrição: A partir de uma demanda do GT7 da SBEM-Brasil, este projeto de pesquisa propõe sistematizar elementos que devam compor o processo de formação de professores de matemática que rompa com o modelo denominado 3+1 e que incorpore a perspectiva teórica do campo Educação Matemática. Propõe-se a realização de estudos, debates com autores e levantamento da produção existente no sentido de compreender as principais críticas ao atual modelo e elaborar princípios formativos, assim como uma ou mais proposta de plano curricular, visando a formação de professores de Matemática voltada para a profissão.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ana Cristina Ferreira - Integrante / Jussara Loiola de Araújo - Integrante / Cirléia Pereira Barbosa - Integrante / Samira Zaidan - Coordenador / Jonei Cerqueira Barbosa - Integrante / Flávia Cristina Figueiredo Coura - Integrante / Marlova Estela Caldatto - Integrante / Enio Freire de Paula - Integrante / Alana Nunes Pereira - Integrante / Elenilton Godoy - Integrante / Eliane Matesco Cristovão - Integrante / Patrícia Sandalo Pereira- - Integrante / Vania Cristina da Silva Rodrigues - Integrante.
2019 - 2021
Título: Análise das propostas de formação inicial de professores que ensinam Matemática no Brasil.
Descrição: Pesquisa coordenada pela SBEM-Sociedade Brasileira de Educação Matemática, especificamente pelo GT-7-Grupo de Trabalho FORMAÇÃO DE PROFESSORES, com o objetivo de levantar, sistematizar e analisar os projetos de licenciatura em Matemática hoje vigentes, tendo em vista novas diretrizes do ano 2015. Com esta pesquisa a Sociedade pretende situar os professores e pesquisadores sobre a situação atual da formação docente e apresentar propostas/projetos diante dos desafios existentes...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ana Cristina Ferreira - Integrante / Samira Zaidan - Coordenador / Flávia Cristina Figueiredo Coura - Integrante / Eliane Matesco - Integrante / Patrícia Sândalo Pereira - Integrante / Fabiana Fiorezi de Marco - Integrante.
2018 - Atual
Título: Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática e suas relações com a prática docente nessa disciplina
Descrição: Tendo como propósito mais amplo promover o desenvolvimento profissional e o aprimoramento da prática docente de professores e futuros professores que ensinam Matemática, esse projeto possui várias ramificações. Nos interessa, dentre outras coisas: - investigar a história da formação docente em Matemática de modo a identificar as origens do modelo atual, para melhor compreendê-lo; - investigar saberes matemáticos próprios do professor (conhecimentos matemáticos para o ensino ou Matemática para o ensino) e a relação entre tais saberes e a prática docente; - investigar a construção da identidade profissional docente, mais especificamente, do professor que ensina Matemática; - investigar aspectos da prática docente que promovam a construção de alternativas para problemas ou dificuldades encontradas na mesma, e que possam ser utilizados como material de estudo em cursos de formação inicial ou continuada de professores que ensina Matemática; - problematizar os cursos de formação de professores que ensinam Matemática, analisando-os criticamente à luz de sua história e da literatura na área, e apresentar alternativas e possibilidades de melhoria para os mesmos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ana Cristina Ferreira - Coordenador / Rosângela Milagres Patrono - Integrante / Cirléia Pereira Barbosa - Integrante / Flávia Cristina Figueiredo Coura - Integrante / Nara de Freitas Simões - Integrante / Nathália Luíza Soares Peixoto - Integrante / Ellen Ravaglia Lomeu - Integrante / MARIA DE FÁTIMA DIAS DA SILVA - Integrante / Flávia Christiane do Nascimento Regis - Integrante.