2023 - Atual
Título: As repercussões do curso de aperfeiçoamento do programa extensionista Escola do Rio Doce para o enfrentamento do silêncio pedagógico em escolas do campo nos municípios do Alto Rio Doce atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão
Descrição: O rompimento da barragem de Fundão é um dos maiores desastres ambientais ocorridos no Brasil. Apesar da gravidade do impacto em termos ambientais, sociais e econômicos, Hunzicker (2022) evidenciou que professores das escolas diretamente atingidas silenciam em relação à temática da mineração e do RBF em suas práticas educativas escolares. O programa Escola do Rio Doce, desenvolvido em uma parceria entre a UFMG e a UFOP , tem por objetivo desenvolver formação de professores abordando esta temática, trazendo-a para o conhecimento e debate público. Este projeto de pesquisa articula-se ao programa Escola do Rio Doce com o objetivo de avaliar as repercussões da oferta do curso de aperfeiçoamento sobre o "silêncio pedagógico" de profissionais da educação. Para tanto, realizará a análise documental do material didático-pedagógico produzido pelos cursistas, buscando identificar como eles integram a temática, o contexto de suas comunidades escolares e os conteúdos curriculares previstos para sua modalidade de ensino. Tem como sujeitos da pesquisa os cursistas de escolas do campo dos municípios do Alto Rio Doce, considerando que as comunidades rurais foram as principais afetadas, principalmente nesta região da Bacia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marcelo Loures dos Santos - Coordenador / Alexandra Resende Campos - Integrante / Cintia de Miranda Fonseca Peixoto - Integrante / Odália Martins Machado - Integrante.
2023 - Atual
Título: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O FORTALECIMENTO DA POPULAÇÃO CAMPONESA
Descrição: ESTA PESQUISA É UM DESDOBRAMENTO DE PESQUISA REALIZADA ANTERIORMENTE JUNTO A 34 MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO. NESTA PESQUISA FOI REALIZADO LEVANTAMENTO DE DADOS ESCOLARES E CONTEXTUAIS DAS ESCOLAS DO CAMPO DESTES MUNICÍPIOS. COM ESTES DADOS BUSCOU-SE COMPREENDER COMO OS DADOS CONTEXTUAIS INFLUENCIAM NO FECHAMENTO DAS ESCOLAS LOCALIZADAS NO CAMPO E NA REALOCAÇÃO DE ESTUDANTES ORIUNDOS DO CAMPO PARA ESCOLAS URBANAS. NO BRASIL, O MOVIMENTO PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO ASSUMIU, DESDE O FINAL DOS ANOS 1990, O PROTAGONISMO NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS CONTRA O FECHAMENTO DAS ESCOLAS DO CAMPO E PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM OU ATUARÃO NO CAMPO (ESMERALDO ET AL., 2017; MOLINA ANTUNES-ROCHA, 2014). SEGUNDO MOLINA (2017), OS PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM ESTES PROCESSOS FORMATIVOS APONTAM PARA A REDEFINIÇÃO DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA, O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA DESENCADEAR AÇÕES COLETIVAS DE MUDANÇA SOCIAL; UMA MATRIZ AMPLIADA DE FORMAÇÃO QUE PARTA DAS ESPECIFICIDADES DO SUJEITO A EDUCAR; A RESSIGNIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NAS ESCOLAS DO CAMPO; A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO FORMATIVO NA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS. PARTINDO DESTES PRINCÍPIOS, A PRESENTE PESQUISA TEM POR OBJETIVO AVALIAR AS CONTRIBUIÇOES DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A REFLEXÃO, DISCUSSÃO E CONSTRUÇÃO DE MODOS DE VIDA CONTRA-HEGEMONICOS PARA A POPULAÇÃO CAMPONESA.PARA TANTO, SERÃO PRODUZIDAS BASES DE DADOS SOCIOECONOMICAS E ESCOLARES DE COMUNIDADES ESCOLARES CAMPONESAS; COMPREEENDER COMO OS PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO VIVENCIAM SUAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS NESTES CONTEXTOS E COMO AVALIAM SUA CAPACIDADE PARA ATUAR PROFISSIONALMENTE; IDENTIFICAR NECESSIDADES FORMATIVAS PARA ESTES DOCENTES.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marcelo Loures dos Santos - Coordenador / ALEXANDRA RESENDE CAMPOS - Integrante / jorge lucas almeida prado - Integrante / Marta Aparecida Gomes - Integrante / Ana Claudia Fernandes Neves - Integrante / Rananda da Silva Farias - Integrante / Erica Coelho Espeschit - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.Número de orientações: 1
2021 - 2023
Título: POSSIBILIDADES E LIMITES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DAS ÁREAS CAMPESINAS ATINGIDAS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO
Descrição: Em um contexto onde a vida cotidiana encontra-se em reconstrução, a escola pode ser umareferência para mobilizar e apoiar a população na construção de procedimentos necessários paraa revitalização das diferentes dimensões da vida. Sendo assim, a presente pesquisa tem porobjetivo produzir conhecimentos que orientem a constituição/fortalecimento de políticas públicase práticas educativas para as populações do campo atingidas pelo rompimento da barragem deFundão. A pesquisa será orientada nas construções teóricas e metodológicas da Educação doCampo, das Representações Sociais em Movimento e das narrativas. A pesquisa se realizará emduas etapas: 1) levantamento de informações por meio de pesquisa documental e entrevistasnarrativas sobre formas de acesso, permanência e funcionamento das escolas que atendem aospovos campesinos; 2) sistematização e produção coletiva de informações por meio de rodas deconversa nos municípios e realização de 5 (cinco) seminários nos territórios e um seminárioregional. Espera-se que os resultados obtidos possibilitem a organização de um banco de dadoscom informações sobre a oferta escolar e um conjunto de instrumentos visando socializar osresultados para diferentes grupos populacionais. Em termos da mobilização para o envolvimentodos sujeitos, espera-se criar procedimentos para criar e/ou fortalecer grupos já existentes noâmbito dos municípios, nos territórios e na região que possam assumir a função de discutir,propor e acompanhar a elaboração do projeto escolar a ser desenvolvido na região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marcelo Loures dos Santos - Integrante / ALEXANDRA RESENDE CAMPOS - Integrante / Maria Isabel Antunes-Rocha - Coordenador / EDUARDA SANTOS DE OLIVEIRA CARVALHO - Integrante / CECÍLIA COUTINHO - Integrante / Maria de Fátima Almeida - Integrante / CELIA MARIA FERNANDES NUNES - Integrante / BEATRIZ MARIA GRAÇANO DALPIZZOL - Integrante / Leandro Ferreira Silva - Integrante / Adriana Moreira Leão - Integrante / Luana Cordeiro da Fonseca - Integrante / Marilane de Souza Bhering - Integrante / Natan Ferreira de Carvalho - Integrante / Tiago de Jesus Brito - Integrante / Daniela Queiroz do Prado - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2021 - 2022
Título: Contribuições da Metodologia de Produções Narrativas para a Realização do Projeto Profissional do Jovem
Descrição: pesquisa pretende avaliar as contribuições da Metodologia das Produções Narrativas (MPN) para o planejamento e implementação do Projeto Profissional do Jovem. Os sujeitos serão 5 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Família Agrícola Paulo Freire, em Acaiaca..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marcelo Loures dos Santos - Coordenador / ALEXANDRA RESENDE CAMPOS - Integrante.