Paula Cristina Mendonça

Paula

2021 – Atual: Análise da condução de situações argumentativas por um(a) professor(a) de química a partir de um ensino de ciências por investigação

Descrição: esquisas da área de Educação em Ciências têm apontado que há poucas discussões sobre quais conhecimentos relacionados à argumentação o professor deve possuir para favorecer e conduzir situações argumentativas em suas aulas, e como ele conduz tais situações, principalmente em contextos de ensino de Ciências por Investigação. Assim, esta pesquisa tem os objetivos de compreender: i) se e como um(a) professor(a) de Química conduz situações argumentativas em um contexto de ensino de Ciências por Investigação; e ii) se e como tal condução pode favorecer a construção de conhecimentos e o desenvolvimento da argumentação dos estudantes. A coleta de dados será realizada com um(a) professor(a) de Química da área do Ensino de Química de uma universidade pública, localizada no interior da Bahia. Todas as aulas nas quais a sequência de EnsinoInvestigativa for aplicada pelo professor serão gravadas. Para a análise de dados, será utilizada uma ferramenta analítica que visa analisar detalhadamente a argumentação de professores e estudantes em diferentes situações de ensino de Ciências por Investigação. Os resultados dessa pesquisa podem contribuir para a literatura da área da Educação em Ciências ao fornecer suporte a uma compreensão mais profunda das ações de professores na condução de situações argumentativas e de como estas podem favorecer a construção de conhecimentos e o desenvolvimento da argumentação dos estudantes em situações de ensino de Ciências por Investigação..
Situação: Em andamento 
Integrantes: Paula Cristina Cardoso Mendonça; Cristiane Martins da Silva; Marina Rodrigues Martins (Responsável); Franklin Kaic Dutra-Pereira; Mara Aparecida Alves da Silva; Fabrizio Macagno; Helen de Jesus Borges; Fernanda Silva Santos ; Breno de Matos Jesus 
Financiador(es): CNPq

2021 – Atual: Conhecimento sobre ciência e ações sociopolíticas na abordagem de pandemias como questões sociocientíficas

Descrição: Neste projeto tratamos a pandemia do novo coronavírus na perspectiva biopolítica. Com estudantes de ensino fundamental discutimos sobre (i) as influências do conhecimento de natureza da ciência nas decisões relacionadas as pandemias, utilizando como referencial teórico a perspectiva funcional de Douglas Allchin; (ii) ações sociopolíticas que podem mitigar o surgimento de novas pandemias; (iii) as relações entre conhecimento científico, tomada de decisão e questões éticas e morais.
Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa
Integrantes: Paula Cristina Cardoso Mendonça (Responsável); ; Mozzer, N. B.; Marina Rodrigues Martins; Letícia de Cássia Rodrigues Araújo; FRANCO, LUIZ
GUSTAVO; Luan Henrique Alves; Lorena Brito; Ana Carolina Miranda; Alexsandra Souza de Oliveira; Renata Miranda Rangel; Aldo Aoyagui Gomes Pereira
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais-FAPEMIG

2019 – Atual: Argumentação e práticas epistêmicas na formação de professores de ciências

Descrição: O objetivo geral do projeto é (i) avaliar como professores de química em formação inicial mobilizam práticas epistêmicas de produção, comunicação, avaliação e legitimação do conhecimento na discussão de questões sociocientíficas e como isto impacta na tomada de decisão e nos posicionamentos e (ii) compreender as diferentes áreas mobilizadas pelos  professores na argumentação sobre questões sociocientíficas.
Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa
Integrantes: Paula Cristina Cardoso Mendonça (Responsável); ; Nilmara Braga; Gabriella Leone Fernandes; Gabriela Mara P. C. Andrade; Thais Mara Anastácio Oliveira ; Tatiana Costa Ramos ; Letícia de Cássia Rodrigues Araújo; Jordana Alves Oliveira; Anayra Yule Alcântara; Isabela Breder Vargas ; Bárbara Dias Silveira ; Angélica Cristina Martins da Silva ; Gilliard Luciano Gonçalves