2024 - Atual
Título: Universidades, escolas e comunidades: a construção de "espaços híbridos" na formação de professoras/es da educação básica em diferentes países
Descrição: presente projeto de pesquisa em rede que envolve pesquisadoras/es de 18 Instituições de Ensino Superior (IES) em onze estados brasileiros das cinco regiões do país e de nove grupos consolidados de pesquisa e de outros nove países tem como propósito analisar o papel, se algum, dos saberes comunitários na formação de novas/os professoras/es da educação básica por meio do acompanhamento sistemático de experiências já existentes e/ou do desenvolvimento de propostas de construção de espaços híbridos de preparação docente em diferentes cidades e estados brasileiros e em outras regiões do mundo. Tal proposta envolverá, no Brasil, além de pesquisadoras/es de diferentes grupos de pesquisa, formadoras/es de professoras/es e licenciandas/os de universidades, professoras/es e formadoras/es (gestão escolar) da educação básica e lideranças comunitárias das comunidades em que se inserem as escolas nessas distintas localidades. Trata-se de um estudo de casos múltiplos em que os resultados serão comparados entre si e aos achados de projetos sobre o mesmo tema conduzidos na Austrália, no Chile e nos Estados Unidos, bem como a serem desenvolvidos na Argentina, na Bolívia, na Colômbia, no México, em Moçambique e em Portugal. No Brasil, os instrumentos de coleta de dados serão, entre outros, a observação descritiva, a análise documental e entrevistas com sujeitos envolvidos na construção dessas experiências de formação. Este projeto seguirá as orientações do comitê de ética em pesquisa da universidade executora. Os dados serão analisados seguindo as orientações da técnica de análise de conteúdo. Além da abordagem qualitativa, esta investigação acadêmica se baseia também em princípios da pesquisa comparada. Espera-se que esta pesquisa internacional ajude a compreender como os saberes sobre as comunidades no entorno das escolas e os saberes construídos nessas comunidades contribuem, se é que realmente contribuem, para a formação de futuras/os professoras/es da educação básica. Algumas pesquisas já concluídas sobre o tema da relação universidades, escolas e comunidades na formação de professoras/es (destaque para a participação das comunidades nesse processo) apontam um enorme potencial e um caráter inovador no desenvolvimento dessa temática no campo da pesquisa sobre formação docente e na prática de formar novas/os professoras/es...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Celia Maria Fernandes Nunes - Integrante / Julio Emilio Diniz-Pereira - Coordenador / Kenneth M Zeichner - Integrante / Maria Rita Neto Sales de Oliveira - Integrante.
2024 - Atual
Título: Universidades, escolas e comunidades: a construção de "espaços híbridos" na formação de professoras/es da educação básica no Brasil
Descrição: O presente projeto de pesquisa em rede que envolve pesquisadoras/es de 16 Instituições de Ensino Superior (IES) em dez estados brasileiros das cinco regiões do país e de sete grupos consolidados de pesquisa tem como propósito analisar o papel, se algum, dos saberes comunitários na formação de novas/os professoras/es da educação básica por meio do acompanhamento sistemático de experiências já existentes e/ou do desenvolvimento de propostas de construção de espaços híbridos de preparação docente em diferentes cidades e estados brasileiros. Tal proposta envolverá, além de pesquisadoras/es de diferentes grupos de pesquisa, formadoras/es de professoras/es e licenciandas/os de universidades, professoras/es e formadoras/es (gestão escolar) da educação básica e lideranças comunitárias das comunidades em que se inserem as escolas nessas distintas localidades. Trata-se de um estudo de casos múltiplos em que os resultados serão comparados entre si e, a posteriori, aos achados de quatro outros projetos similares desenvolvidos, em Seattle, nos Estados Unidos, em Melbourne, na Austrália, em Braga, Portugal e em Talca, no Chile. Os instrumentos de coleta de dados serão, entre outros, a observação descritiva, a análise documental e entrevistas com sujeitos envolvidos na construção dessas experiências de formação. Este projeto seguirá as orientações do comitê de ética em pesquisa da universidade executora. Os dados serão analisados seguindo as orientações da técnica de análise de conteúdo. Espera-se que esta pesquisa ajude a compreender como os saberes sobre as comunidades no entorno das escolas e os saberes construídos nessas comunidades contribuem, se é que realmente contribuem, para a formação de futuras/os professoras/es da educação básica. Algumas pesquisas já concluídas sobre o tema da relação universidades, escolas e comunidades na formação de professoras/es (destaque para a participação das comunidades nesse processo) apontam um enorme potencial e um caráter inovador no desenvolvimento dessa temática no campo da pesquisa sobre formação docente e na prática de formar novas/os professoras/es...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Celia Maria Fernandes Nunes - Integrante / Julio Emilio Diniz-Pereira - Coordenador / João Valdir Alves de Souza - Integrante / Karla Padua - Integrante / santuza amorim da silva - Integrante / Susana Soares Tozetto - Integrante / Rita Buzzi Rausch - Integrante.
2022 - Atual
Título: Formação de Professores em Minas Gerais: Formação, Profissão e Trabalho Docente na Região dos Inconfidentes
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jose Rubens Lima Jardilino em 05/02/2024.
Descrição: A pesquisa propõe a analisar os processos formativos dos licenciandos/as (formação inicial) e dos professores/as (formação continuada) dos cursos de licenciaturas das IES públicas da Região dos Inconfidentes - MG, considerando as perspectivas formativas desses sujeitos, com fins a compreender o Projeto Institucional de Formação de Professores e suas respectivas concepções de formação. Motivada pelo contexto de influências que cerca o campo de formação docente: políticas, sociais, econômicas e culturais, que impulsionaram, inclusive, a aprovação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior, bem como para a formação continuada da Resolução CNE/CP n 02/2109. A Pesquisa busca investigar se as instituições da referida Região possuem projetos claramente delineados para a Formação de Professores em suas licenciaturas, e se por meio deles consigam superar os impasses das mudanças e redirecionamentos da legislação atual sobre a Formação de Professores. Trata- se de uma pesquisa colaborativa, de natureza qualitativa, que se debruçará sobre investigação bibliográfica e documental e fará uso de instrumentos diferenciados para captar os dados: questionários de caracterização, entrevistas semiestruturadas, sessões conversas, grupos focais, entre outros que se fizerem necessários...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Celia Maria Fernandes Nunes - Integrante / Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes. - Integrante / Andressa Maris Rezende Oliveri - Integrante / Regina Magna Bonifácio de Araújo - Integrante / Jose Rubens Lima Jardilino - Coordenador / Juliana Santos da Conceição - Integrante.
2021 - 2023
Título: Tornar- se professor(a): escolha, integração e afiliação de licenciandos(as)
Descrição: Diante da expansão do ensino superior, resultante da implantação de políticas públicas de ampliação do acesso, as discussões sobre a democratização, permanência, diplomação e evasão ganharam destaque no cenário nacional (PEIXOTO, 2017). Nesse contexto, a ampliação da rede federal de ensino superior junto a adoção de mudanças no formato de seleção dos candidatos, como é o caso SiSU, são fatores que podem influenciar no processo de escolha da instituição e do próprio curso de graduação. Com o objetivo de contribuir com o debate sobre o tema, a presente pesquisa tem por objetivo analisar se e como as motivações para escolha do curso de licenciatura ofertado pela UFOP se relacionam ao processo de afiliação e integração à vida acadêmica. Como recursos metodológicos para coleta de dados serão utilizadas informações quantitativas, disponíveis na Seção de Ensino do curso. Será aplicado um questionário online a todos os estudantes matriculados nos cursos de licenciatura da UFOP. Os dados, analisados a luz dos estudos sobre formação de professores (GATTI ET AL, 2019; CONCEIÇÃO, 2020) e do campo da Sociologia do Ensino Superior (TINTO, 1993; COULON, 2008; NOGUEIRA; PEREIRA, 2010), possibilitarão diagnosticar e analisar os fatores imbricados no processo de escolha, integração e afiliação ao ambiente acadêmico (COULON, 2008)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Celia Maria Fernandes Nunes - Coordenador / Leticia Pereira de Sousa - Integrante / Íris Madalena Feijó Braga - Integrante.
2020 - 2021
Título: EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFOP
Descrição: Diante da expansão do ensino superior, resultante da implantação de políticas públicas de ampliação do acesso, as discussões sobre a democratização, permanência, diplomação e evasão ganharam destaque no cenário nacional (PEIXOTO, 2017). Com o objetivo de contribuir com o debate sobre a evasão nesse nível de ensino a presente pesquisa tem por objetivo diagnosticar os fatores que tem ocasionado a evasão no curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Como recursos metodológicos para coleta de dados serão utilizados os dados quantitativos, disponíveis na Seção de Ensino do curso. Será aplicado também um questionário online aos estudantes em situação de evasão e realizadas entrevistas com uma subamostra para melhor compreensão do fenômeno da evasão no referido curso. Os dados, analisados a luz dos estudos do campo da Sociologia do Ensino Superior (PEIXOTO, 2017; ROMANELLI, 2007; SILVA FILHO et al 2007), possibilitarão diagnosticar e analisar os fatores imbricados na permanência e evasão dos estudantes, bem como, a construção de seus perfis acadêmico e sociológico. A pesquisa poderá contribuir para a produção de conhecimento acerca da temática da evasão no ensino superior, divulgando dados na comunidade científica externa (publicações) e interna (Colegiado e NDE do curso de Pedagogia)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Celia Maria Fernandes Nunes - Coordenador / Leticia Pereira de Sousa - Integrante / Íris Madalena Feijó Braga - Integrante.