Marco Antônio Melo Franco

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2020 - Atual

Título: Covid-19 e escolarização: o que muda no processo de alfabetização e de inclusão da criança público-alvo da educação especial, no cenário de pandemia, em escolas públicas municipais de diferentes regiões de Minas Gerais

Descrição: O projeto tem como proposta compreender como os professores têm planejado, organizado e desenvolvido suas atividades docentes no contexto da pademia do Covid-19, com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, no processo de alfabetização. Em relação ao trabalho com as crianças, o estudo também se volta para a atuação do professor junto às crianças público-alvo da educação especial que se encontram em processo de alfabetização. A metodologia proposta para responder ao objeto de investigação passa pelo diálogo entre as abordagens qualitativa e quantitativa de pesquisa. Propõe-se a aplicação de um questionário e de entrevistas, com os professores, que possibilitem levantar dados que contribuam para compreender a atuação docente no contexto atual da pademia do Covid-19..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marco Antonio Melo Franco - Coordenador / Mylene Cristina Santiago - Integrante / Joana Vicente Ribeiro - Integrante / Marcelo Dias de Santana - Integrante / Carine Soares dos Santos - Integrante / Janaina Oliveira Gonçalves - Integrante / Rafaela Flávia de Freitas - Integrante / Daniela de C. Pena Carvalho - Integrante / Eustânia Oliveira Passos - Integrante / Clea Braga Alves - Integrante / Renata Cristina de Souza Carvalho - Integrante / Waleska Medeiros de Souza - Integrante / Jordania Jardele de Araújo Xavier - Integrante / Paula Cristina de Almeida Rodrigues - Integrante / Duanne Antunes Bomfim - Integrante / Fabricio de Paula Santos - Integrante / Wesley Santos de Matos - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

2016 - Atual

Título: OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL DE INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA - OIIIIPe

Descrição: O presente projeto de pesquisa enseja uma reflexão sobre a pedagogia na universidade, propondo analisar os elementos que caracterizam a inovação pedagógica no processo de formação docente. O conceito de inovação pedagógica apresentado nesse projeto diz respeito às práticas formativas que se caracterizam por elementos suscetíveis à rupturas paradigmáticas reconfiguração de saberes, interculturalidade, epistemologia social (legitimação de novas formas de conhecimento), desinstitucionalização (continuidade e descontinuidade das racionalidades institucionais), protagonismo, participação e outros que podemos agregar no avançar dos estudos. Pretendemos desenvolver, manter e disseminar narrativas contemporâneas acerca das relações inclusivas, pedagogicamente inovadoras e interculturais no processo de formação de educadoras e educadores das universidades parceiras neste projeto; promover e participar de eventos, conferências, relatórios e artigos que tenham como enfoque o crescimento, a consolidação e o fortalecimento das relações entre as universidades parceiras; e publicamente promover o projeto aqui proposto, por meio de atividades colaborativamente planejadas e executadas entre nossas universidades. As metodologias de pesquisa pretendem problematizar concepções culturais colonialistas que podem ser subestimadas no cotidiano da vida acadêmica, buscando possibilitar que as universidades participantes identifiquem, reflitam criticamente e adotem mudanças institucionais que fortaleçam relações orientadas pela inclusão, pela inovação pedagógica e pela interculturalidade. Para tanto, este projeto se baseará em diferentes abordagens metodológicas, explicitadas no decorrer do texto, como: etnografia digital, pesquisa colaborativa, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Outras metodologias poderão ser incorporadas ao projeto na medida em que outras universidades participantes incluírem/apresentarem seus subprojetos de pesquisa que serão recortes desse projeto. A seguir, será discorrido a respeito de cada metodologia adotada, de acordo com a demanda de cada universidade participante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Integrantes: Marco Antonio Melo Franco - Integrante / Mônica Maria Farid Rahme - Integrante / Mônica Pereira dos Santos - Coordenador / Reinaldo Fleury - Integrante / Sandra Cordeiro de Melo - Integrante / Claudio Furtado - Integrante / Vera Lucia Messias Fialho Capellini - Integrante / Vicente J. Llorent - Integrante / Celeste Azulay Kelman - Integrante / Mylene Cristina Santiago - Integrante / Juan Cornejo Espejo - Integrante / José Mendes Fonteles Filho - Integrante / Adriana Campani - Integrante / Reganhe maria Gomes da Silva - Integrante / Jânio Jorge Vieira de Abreu - Integrante / Paulina Maria Mendes Parente - Integrante / Paula Maria Aristidesde Oliveira Molinari - Integrante / Maria do Carmo Alves do Bonfim - Integrante / Andrea Lourdes Monteiro Scabelo - Integrante / Pamela Cristiana de Almeida - Integrante / Romeu Tavares de Lima Neto - Integrante / Lilia Aguardenteiro Pires - Integrante / Juliane di Paula Queiroz Odinino - Integrante / Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves - Integrante / Marcilene Magalhães da Silva - Integrante / Margareth Diniz - Integrante / Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira - Integrante / Edmilson Minoru Torisu - Integrante / Adriana Araujo Pereira Borges - Integrante / Carlos Villegas Muñoz - Integrante / Carolina Cornejo Valderrama - Integrante / Julio Dominguez Maldonado - Integrante / Marcelo Rioseco Pais - Integrante / Marta Belmar Mellado - Integrante / Rodrigo Arellano - Integrante / Susan Sanhueza Henríquez - Integrante / Izabela Zich - Integrante / Imaculada Ruiz Calzado - Integrante / Raquel Batalha - Integrante.